ATIVIDADE 1 – ADSIS – IMERSÃO PROFISSIONAL: PROJETO DE INTERFACE – 53_2025
Um wireframe é um esboço visual básico que representa a estrutura esquelética de uma página da web ou aplicativo. Ele é usado principalmente nas fases iniciais do desenvolvimento de produtos digitais para estabelecer a disposição básica dos elementos na interface, antes de adicionar detalhes de design gráfico como cores, imagens ou estilos de tipografia. Os wireframes são focados em funcionalidades, hierarquia de conteúdo e comportamento de elementos interativos, como menus e botões. Eles ajudam a definir a arquitetura da informação e a planejar a experiência do usuário. Além disso, servem para facilitar a comunicação entre membros da equipe de projeto, como designers, desenvolvedores, redatores e stakeholders. A partir do wireframe garante-se que todos tenham uma compreensão clara das funcionalidades essenciais e da estrutura da interface antes do desenvolvimento e design detalhado.
Fonte: https://www.adtail.ag/post/wireframe-o-que-tipos-ferramentas. Acesso em: 16 jul. 2025.
Agora, imagine que você está trabalhando em um projeto chamado “Hábito+”, um aplicativo que ajuda os usuários a criarem e manterem hábitos saudáveis. O aplicativo deve ter um design funcional e focado na experiência do usuário para facilitar o acompanhamento diário.
Crie um protótipo de baixa fidelidade (wireframe) contendo duas telas principais do aplicativo Hábito+, seguindo os requisitos:
1) Tela de Monitoramento Diário:
– Apresentar uma lista de hábitos cadastrados pelo usuário (ex: beber água, caminhar, estudar).
– Cada hábito deve ter um indicador visual de progresso diário (ex: checkbox, barra de progresso ou ícone).
– Incluir um botão ou ícone para marcar como feito.
– Oferecer um menu suspenso ou ícone de filtros com as opções: “Hoje”, “Últimos 7 dias” e “Todos”.
– Incluir botão para Adicionar Novo Hábito.
2) Tela de Cadastro de Hábito:
– Nome do hábito.
– Frequência desejada (diário, semanal, personalizado).
– Horário sugerido para notificação.
– Botões: Salvar Hábito e Voltar.
Entrega:
Você pode desenhar seu wireframe:
– Em papel e caneta (e enviar uma foto legível).
– Ou usar ferramentas digitais como Figma, Canva, Adobe XD, Miro, wireframe.cc etc.
Orientações gerais:
– Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.
– A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da Atividade de Estudo 1 (AE1) disponível no material da disciplina.
– Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da – Instituição de Ensino.
– Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
– Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
– Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.