ATIVIDADE 1 – ATIVIDADE INTEGRADORA COMUM II: INICIAÇÃO ESPORTIVA – 53_2025
Sabendo disso, o treinador terá de se envolver em ações de formação em caráteres diferentes. Analise as afirmativas abaixo:
I. Formação regular
II. Aprendizagem culta
III. Aprendizagem única
IV. Aprendizagem informal
V. Aprendizagem não formal
Assinale a alternativa correta:
I e II apenas.
II e IV apenas.
I, II e IV apenas.
I, IV e V apenas.
I, II, III, IV e V.
De acordo com Metzeler (2005), veja as características do modelo abaixo:
I. Fornece uma estrutura teórica unificada.
II. Permanece com a ideia central para o ensino.
III. Permite uma avaliação válida da aprendizagem.
IV. Fornece uma linguagem técnica aos professores e treinadores.
V. Facilita a tomada de decisão do professor dentro de uma estrutura formal de trabalho.
Assinale a alternativa correta:
II apenas.
I e IV apenas.
II e III apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III, IV e V.
De acordo com esse modelo, assinale a alternativa correta:
O modelo IEU prioriza o rendimento em todo espaço formal de ensino.
Os processos de ensino baseados nesse modelo devem seguir uma linha pratica, sem conhecimento teórico envolvido.
Esse modelo não prioriza uma forma de aprendizagem incidental e intencional, que é aprender jogando e jogar para aprender.
O objetivo desse modelo é tornar o indivíduo capaz de compreender a modalidade esportiva, deixando de lado as diferentes situações-problema no esporte.
O modelo propõe que dentro das modalidades esportivas, o desenvolvimento das capacidades táticas deve ser simultâneo às capacidades coordenativas, técnicas, físicas, sociais e psicológicas.
Em relação ao esporte-educação, analise as afirmativas a seguir:
I. Tem como foco principal o lazer e a diversão.
II. Aborda as modalidades esportivas e suas características, excluindo o aspecto crítico e social.
III. É praticado em escolas e escolinhas de iniciação esportiva e tem como objetivo formar atletas profissionais.
IV. Deve proporcionar vivências de diferentes modalidades esportivas, evitando a exclusão a competição excessiva.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
De acordo com as classificações dos esportes, analise as afirmativas abaixo:
I. Judô, Boxe, Taekwondo são classificados como esportes de combate.
II. Curling, Golf, Tiro com Arco são classificados como esportes de precisão.
III. Críquete, Softbol, Beisebal são classificados como esportes de campo e taco.
IV. Remo, Ciclismo, Provas de Atletismo são classificados como esportes de marca.
V. Squash, Beach Tennis, Voleibol, são classificados como esportes de rede/quadra.
VI. Polo Aquático, Rúgbi, Futebol Americano são classificados como esportes de invasão.
VII. Ginástica rítmica, saltos ornamentais, Nado sincronizado são classificados como esportes técnicos-combinatórios.
É correto o que se afirma em:
I, II e IV apenas.
IV, V e VI apenas.
I, III, IV e V apenas.
I, III, V, VI e VII apenas.
I, II, III, IV, V, VI e VII.
Sobre os modelos, leia com atenção as proposições abaixo:
I. É importante conceber os jogos desportivos dentro de um modelo de ensino.
II. Permite ensinar esse jogo de uma maneira modificada. Perde-se sua essência, mas reduz a complexidade, para que o indivíduo compreenda suas características.
É correto afirmar que:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Educação, alto rendimento e jogos de aventura.
Aventura, esportes de rede e esportes de linha.
Participação, competição e contraposição.
Educação, participação e performance.
Performance, educação e recreação.
Sobre o fragmento de texto acima, assinale a alternativa que dita quais são as estruturas citadas:
Administrativa, jurídica, conteudista e temporal.
Institucional, administrativa, conteúdo e objetivos.
Administrativa, institucional, área de aplicação, conteúdos e temporal.
Área de aplicação, conteúdos, esportivo, institucional e administrativo.
Administrativa, legislativa, institucional, conteúdos e área de aplicação.
Considerando o trecho acima, sobre a competência esportiva é correto afirmar que:
Refere-se à capacidade do atleta em atuar no esporte de alto rendimento.
Refere-se à participação com objetivo de preservar e proteger a cultura esportiva.
Refere-se ao conhecimento esportivo em relação aos valores e tradições do esporte.
Refere-se à capacidade de executar com eficiência as habilidades técnicas específicas do esporte.
Refere-se à habilidade de entender e executar a estratégia de jogo de forma a participar com sucesso no jogo.
A estrutura temporal é dividida em 09 (nove) fases. Nesse sentido, analise as características abaixo:
I. O foco nessa fase é desenvolver todas as capacidades motoras e coordenativas gerais.
II. Nesse momento ocorre o aperfeiçoamento e otimização do potencial técnico e tático do indivíduo.
III. O objetivo dessa fase é a iniciação técnica, ou seja, o gesto motor de forma global ou ações motoras gerais que possam ser utilizadas em tarefas esportivas.
IV. Nessa fase, os domínios técnico-tático-psíquicos atingidos na fase anterior serão aprimorados, considerando o aumento da carga de treinamento.
V. Com essa fase jovem terá um acervo motor que permitirá optar por escolher a prática esportiva com vistas ao alto nível de rendimento.
VI. Nessa fase as atividades deverão proporcionar uma vivência ampla de movimentos, sem que haja preocupação com a execução.
VII. Nessa fase ocorre a otimização das capacidades técnicas, táticas e físicas e capacidades psíquicas e sociais.
VIII. Aqui ocorre a readaptação do ex-atleta à sociedade.
IX. Nessa fase o importante é a manutenção das funções corporais.
Assinale a alternativa que classifique de forma correta cada uma das fases:
I. Fase Universal; II. Fase de Recuperação/readaptação; III. Fase de Orientação; IV. Fase de Alto Nível; V. Fase de Direção; VI. Fase Pré-Escolar; VII. Fase de aproximação/Integração; VIII. Fase de especialização e IX Fase de Recreação e Saúde.
I. Fase Universal; II. Fase de Especialização; III. Fase de Orientação; IV. Fase de Alto Nível; V. Fase de Direção; VI. Fase Pré-Escolar; VII. Fase de aproximação/Integração; VIII. Fase de recuperação/Readaptação e IX Fase de Recreação e Saúde.
I. Fase de Recreação e Saúde; II. Fase de Especialização; III. Fase de Orientação; IV. Fase de Alto Nível; V. Fase Pré-escolar; VI. Fase de Direção; VII. Fase de aproximação/Integração; VIII. Fase de recuperação/Readaptação e IX Fase Universal.
I. Fase Universal; II. Fase de Especialização; III. Fase de direção; IV. Fase de Alto Nível; V. Fase de Orientação; VI. Fase Recreação e Saúde; VII. Fase de aproximação/Integração; VIII. Fase de recuperação/Readaptação e IX Fase Pré-escolar.
I. Fase de alto nível; II. Fase de Especialização; III. Fase pré-escolar; IV. Fase de Alto Nível; V. Fase de Direção; VI. Fase universal; VII. Fase de aproximação/Integração; VIII. Fase de recreação e saúde e IX Fase de recuperação/readaptação.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.