ATIVIDADE 1 – BEA – PRÁTICAS INTEGRATIVAS ORIENTAIS – 54_2025
“Os cães e gatos são frequentemente tratados com acupuntura para condições como atrite, hérnia de disco e displasia coxofemoral. Essas doenças, comuns em animais domésticos, causam dor e dificuldades de mobilidade.
[…] Em um cão idoso com artrite, a acupuntura ajuda a aliviar dores articulares, melhorando a mobilidade e a qualidade de vida. Sessões regulares ajudam a manter o bem-estar geral, reduzindo a necessidade de medicamentos que poderiam causar efeitos colaterais a longo prazo” (Ribeiro, 2025, p. 75).
Fonte: RIBEIRO, M. R. Práticas Integrativas Orientais. Florianópolis: Arqué, 2025, p. 75.
Diante das afirmações, observe o seguinte caso clínico:
Paciente da espécie felina, fêmea, SRD, 17 anos.
Queixas principais: doença renal crônica (DRC), degeneração articular em região posterior (quadril e membros pélvicos) e síndrome da disfunção cognitiva. DRC há cerca de 6 meses tratada com ração medicamentosa e fluidoterapia diária. Poliartroses (principalmente quadril e joelhos). Catarata senil com perda de acuidade visual. Síndrome da Disfunção Cognitiva, com alterações comportamentais principalmente relacionadas à memória e ciclo sono-vigília.
Descreva qual seria sua sugestão terapêutica além da acupuntura, considerando as demais possibilidades terapêuticas integrativas orientais, quais motivos da escolha das terapias sugeridas (no mínimo duas sugestões, exceto acupuntura), quais resultados podem ser esperados e quais cuidados e contraindicações devem ser tomados para evitar possíveis efeitos adversos.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
