ATIVIDADE 1 – CBIO – PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA – 52_2025
A década de 1990 representou um marco importante para o avanço da educação inclusiva, uma vez que documentos internacionais elaborados nesse período, como a Declaração de Educação para Todos (1990) e a Declaração de Salamanca (1994), reforçaram o compromisso com a inclusão de todos os alunos no ensino regular. A partir dessas discussões, o conceito de Necessidades Educacionais Especiais foi ampliado, incluindo todos os indivíduos que enfrentam barreiras de acesso à educação. Assim, a escola passa a ser vista como responsável por se adaptar às necessidades dos alunos, valorizando a diversidade e combatendo práticas discriminatórias. No contexto da aprendizagem, destaca-se a importância de recursos e materiais didáticos acessíveis, especialmente para estudantes com deficiência visual, que necessitam de adaptações que considerem sua percepção sensorial, contribuindo para a efetivação da inclusão escolar (Vaz et al., 2012, p. 85). A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as diretrizes da Educação Inclusiva destacam a necessidade de um ensino de Biologia contextualizado, crítico e acessível a todos os estudantes, incluindo aqueles com necessidades educacionais especiais.
Fonte: VAZ, J. M. C. et al. Material didático para ensino de Biologia: possibilidades de inclusão. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 12, n. 3, 2012, p. 85. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4243/2808. Acesso em: 22 abr. 2025.
Agora é com você!
Suponha que você é professor(a) de Biologia do 2º ano do Ensino Médio e, em sua turma, há alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que apresentam grande sensibilidade a estímulos auditivos e táteis. Durante o planejamento das aulas, surge o desafio de promover um ensino que seja acessível, acolhedor e significativo para todos, respeitando as especificidades desses estudantes e garantindo sua participação efetiva nas atividades.
Diante desse cenário, elabore um texto reflexivo que tenha de 15 a 20 linhas respondendo à seguinte questão:
Como você, enquanto professor(a) de Biologia do 2º ano EM, pode planejar e conduzir uma aula que promova uma aprendizagem significativa e inclusiva, considerando os desafios do ensino atual e a diversidade da sua turma, em especial, alunos com TEA e sensibilidade auditiva e tátil?
Em sua resposta, aborde obrigatoriamente os seguintes pontos:
a) O papel das metodologias ativas e dos recursos didáticos na promoção da inclusão.
b) A importância da formação docente para a implementação de práticas pedagógicas inclusivas.
c) Escreva um exemplo prático de atividade ou estratégia que poderia ser aplicada com alunos do espectro autista com sensibilidade auditiva e tátil.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.