ATIVIDADE 1 – COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS – 52_2025 O ato de ensinar como via para o desenvolvimento de competências socioemocionais segundo a BNCC Ensinar vai além da transmissão de conteúdos: trata-se de criar condições para o desenvolvimento humano em sua integralidade. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece esse papel ao incorporar as competências socioemocionais como parte essencial da formação dos estudantes. Tais competências envolvem aspectos como autoconhecimento, empatia, colaboração, pensamento crítico e responsabilidade. Como destaca Perrenoud (2000), não basta conhecer – é necessário mobilizar o conhecimento de forma contextualizada. A BNCC prevê que as práticas pedagógicas contemplem a formação ética, emocional e relacional dos alunos, ressaltando o protagonismo estudantil, a aprendizagem ativa e a capacidade de agir com empatia e equilíbrio diante dos desafios contemporâneos. Assim, o ato de ensinar deve ser intencional e voltado ao desenvolvimento pleno de sujeitos capazes de aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser — como propõem os quatro pilares da educação apresentados no material didático da disciplina. Fonte: autoria própria. Indicação de leitura: Educação socioemocional: a importância no desenvolvimento integral do estudante. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/educacao-socioemocional/#:~:text=Essas%20compet%C3%AAncias%20socioemocionais%20melhoram%20o,ativamente%20em%20sala%20de%20aula. Com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina, no texto acima e na leitura do artigo, elabore uma dissertação argumentativa com no mínimo 15 e no máximo 25 linhas, refletindo sobre a importância de o ato de ensinar estar voltado ao desenvolvimento de competências socioemocionais, conforme orientações da BNCC. Tópicos a serem considerados: Compreensão do conceito de competências socioemocionais. A intencionalidade no ato de ensinar segundo a BNCC. Relação entre ensino, desenvolvimento emocional e aprendizagem significativa. Os quatro pilares da educação de Delors e sua aplicabilidade na escola. A prática docente como promotora de empatia, respeito e convivência ética. A importância da formação do professor para trabalhar competências socioemocionais. Exemplos de situações pedagógicas que desenvolvem tais competências. Impactos positivos no ambiente escolar e na formação cidadã dos alunos. Conexão com os desafios contemporâneos enfrentados pela educação. Síntese conclusiva com posicionamento crítico e propositivo. Orientações: – Elabore, de forma dissertativa-argumentativa, seu posicionamento frente o problema identificado. – Seu texto deverá conter no mínimo 15 linhas e no máximo 25 linhas. – Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade. – Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade. – Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo. Bom estudo! ​
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