ATIVIDADE 1 – EESP – FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE – 54_2025

Texto 1

 

Fonte: https://www.shopify.com/br/stock-photos/imagens-hd/mulher-pratica-yoga?c=mulheres. Acesso em: 5 set. 2025.

 

Texto 2

O etnocentrismo é uma visão de mundo em que o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo, e todos os outros são pensados somente por meio dos nossos valores. A cultura é vista em seus gostos, ideias e até mesmo formas de dominação. Quando afirmamos que uma arte é superior a outra, levamos em consideração o conceito de etnocentrismo cultural. Ao relativizarmos, ficamos distantes da afirmação de que exista uma verdade absoluta, ou seja, de afirmar que aquilo que fuja do que consideramos correto seja mesmo errado. O desenvolvimento do olhar relativo nos possibilita compreender um mesmo assunto de maneiras variadas para o futuro profissional da Educação Especial. (Elaborado pela professora)

 

A partir das reflexões sobre a posição da mulher destacada no Texto I, bem como das contribuições do etnocentrismo, do relativismo cultural e da alteridade apresentadas no Texto II, é possível compreender o papel das mídias televisivas e dos serviços de streaming como artefatos culturais. Esses meios de comunicação produzem e reforçam feminilidades e masculinidades, influenciando a formação das identidades de crianças, adolescentes e adultos, incluindo aqueles inseridos na Educação Especial. A autoestima, a ambição e as expectativas das meninas, em especial, são frequentemente impactadas pelos estereótipos presentes na vida cotidiana e nas mídias. Por isso, algumas iniciativas defendem a necessidade de introduzir referências positivas de feminilidades nas salas de aula como forma de ampliar possibilidades de existência, escolhas e caminhos de desenvolvimento.



Com base nos Textos 1 e 2 e nas considerações apresentadas:



– Elabore um texto dissertativo de 20 a 25 linhas sobre a influência da mídia nas crianças.

– Exemplifique com um filme, série ou programa, destacando atitudes de personagens que podem ser observadas e reproduzidas pelas crianças em brincadeiras negativas.

– Articule em seu texto os conceitos de etnocentrismo, relativismo cultural e alteridade.

– Indique uma mídia educativa (série, programa, página de Instagram etc.) que apresente referências positivas para a construção da identidade feminina.

– Lembre-se de utilizar citações e referências conforme as normas da ABNT.

 

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.