ATIVIDADE 1 – EESP – TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA – 54_2025

As tecnologias assistivas são recursos que ampliam a autonomia e independência das pessoas com deficiência, atuando como pontes que superam barreiras de acesso. Para um aluno com deficiência visual, por exemplo, softwares como o JAWS transformam textos em áudio ou Braille, enquanto para pessoas com paralisia cerebral teclados virtuais permitem a comunicação e o controle de dispositivos. Mais do que corrigir limitações, esses recursos abrem possibilidades de participação social e profissional. A relevância das tecnologias assistivas está em transformar a vida cotidiana de forma prática, desde ações simples, como realizar compras online, até ingressar no mercado de trabalho. Ao reduzir a dependência de terceiros, elas promovem dignidade, liberdade e inclusão, valorizando o potencial humano.

Fontes:

LOURENÇO, E. Conceitos e práticas para refletir sobre a educação inclusiva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

ALBA, C. Uma educação sem barreiras tecnológicas: TIC e educação inclusiva. In: SANCHO, J. M. et al. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2007.



O objetivo desta atividade é levar você a refletir de forma crítica sobre o uso das tecnologias assistivas no contexto da educação inclusiva. Para isso, será necessário elaborar um texto dissertativo-argumentativo, com mínimo de 15 e máximo de 30 linhas, estruturado em quatro parágrafos.



A questão central a ser respondida é:

“De que forma as tecnologias assistivas podem transformar a educação, garantindo a inclusão efetiva de estudantes com deficiência, e quais os principais desafios para a sua plena implementação?”



A estrutura do texto deve seguir este roteiro:



– 1º parágrafo (introdução): apresente a tese central, contextualizando o tema e destacando sua importância.

– 2º e 3º parágrafos (desenvolvimento): desenvolva a argumentação com dados, exemplos e reflexões que sustentem a tese. Cite tecnologias assistivas e seus usos práticos, analisando também os principais obstáculos, como falta de infraestrutura e de formação docente.

– 4º parágrafo (conclusão): apresente uma proposta de intervenção para superar os desafios, indicando soluções viáveis, os agentes responsáveis (governo, escola, família) e as ações necessárias para promover a inclusão.

 

 

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