ATIVIDADE 1 – ESTÁGIO IV – PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO MÉDIO – 52_2025

 

 

Prezado(a) Aluno(a),

 

 

 

Este ambiente é para o envio da Atividade de Estudo 1 – Plano de Aula (único envio).

 

Atenção para as informações!

 

O Plano de Aula é uma atividade INDIVIDUAL.

 

Você deve realizar, ao menos, um dia de observação para começar a elaborar seu plano de aula e, quando estiver completo, postá-lo aqui para que possa ser avaliado e aplicar a sua regência com este plano.

 

Orientamos que veja todas as aulas e tutoriais disponibilizados no ambiente da disciplina, bem como, leia todos os documentos e informações detalhadas que se encontram no Material da Disciplina, Mural de Avisos e Sala do Café, antes de iniciar esta atividade.​

 

O estágio na Educação Especial é um desses espaços que durante a formação favorecem o envolvimento com o dia a dia das escolas comuns de ensino, e que nos leva a muitas reflexões e inquietações acerca dos processos inclusivos.

 

 

 

GOMES, CRISTINA DE SOUZA; BEZERRA, LUDMILA LINS. Estágio na Educação Especial:: Reflexões e Inquietações. Pró-Discente, v. 28, n. 1, 2022.​

 

 

 

​O estágio tem como principal objetivo integrar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Práticas de Ensino e Metodologias à realidade da educação especial, facilitando a articulação entre teoria e prática.

 

Com base nisso, durante o período de observação no campo de estágio, o(a) acadêmico(a) deverá realizar a elaboração de um plano de aula de 60 minutos com a seguinte temática: A Importância da Inclusão Escolar e as Práticas Pedagógicas Acessíveis.

 

Sua aula deverá contemplar os seguintes pontos:

 

– Introdução (15 min):

Dinâmica de sensibilização sobre inclusão, utilizando um vídeo ou relato de caso real para promover reflexão inicial;

 

– Desenvolvimento (30 min):

 

Apresentação das principais dificuldades enfrentadas por estudantes com deficiência no Ensino Médio;

 

Discussão sobre adaptações curriculares e recursos tecnológicos que favorecem a aprendizagem inclusiva, com os objetivos a serem alcançados

 

Atividade em grupo: elaboração de estratégias inclusivas para a turma, promovendo a prática pedagógica acessível. Apresentar os materiais e recursos necessários

 

– Encerramento (15 min):

Reflexão coletiva sobre a importância da inclusão escolar, seguida da elaboração de um compromisso coletivo para a construção de uma escola mais inclusiva.

 

 

Este plano de aula deverá ser aplicado por você na sala de aula do aluno observado.



Você deverá utilizar a Folha Timbrada que está em seu Material da Disciplina para realizar o plano de aula, incluindo a atividade em grupo realizada,apresentando os materiais e recursos utilizados.



Cuidado para não desconfigurar o arquivo de forma a comprometer a avaliação. Envie o arquivo em Word, com extensões doc. ou docx., isso o ajuda a não ficar corrompido e impossibilitado de abrir.



A Unicesumar não se responsabiliza por arquivos de atividades NÃO FINALIZADAS, por motivos de ordem técnica dos computadores do aluno, falhas de comunicação na internet, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados, não sendo, portanto, recebidas em nosso sistema.



Atenciosamente,

Equipe pedagógica.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.