ATIVIDADE 1 – GQ – CUSTOS DA QUALIDADE – 54_2025

 

“Com a retração da demanda e do ritmo de crescimento de economia global, muitas empresas vêm sendo afetadas negativamente e estão sendo obrigadas a reduzir custos para se adequar a uma nova realidade. Uma das formas de se promover a qualidade dentro de uma organização é por meio de uma abordagem de custos, pois o aspecto financeiro é sempre bem analisado pela alta direção e dessa forma torna-se mais fácil o convencimento de sua importância.
Inúmeras são as formas de se apresentarem os custos da qualidade, e por meio da sua mensuração é possível apresentar com dados concretos se realmente a qualidade trouxe benefícios financeiros para a organização. É importante salientar que a meta de qualquer organização é gerar lucros (quando esta tem fins lucrativos) ou reduzir os custos (quando esta não tem fins lucrativos).
Hoje, não se pode pensar em gerar lucros e reduzir custos deixando de lado questões como meio ambiente, saúde, segurança e, principalmente, a qualidade dos produtos e serviços prestados aos clientes. Segundo Ducker (1980), “não há nada mais inútil do que fazer de forma eficiente algo que nunca deveria ter sido feito”. Essa frase vem por confirmar a importância e a necessidade da gestão em todos os aspectos da organização, incluindo a análise da qualidade e, principalmente, a gestão dos custos da qualidade” (Moreira, 2024, p. 37).

Fonte: MOREIRA, B. T. Administração da qualidade: um estudo sobre os custos e ferramentas para implementação de um sistema de gestão da qualidade eficaz. Revista Científica. Fortaleza, v. 12, 2024, p. 37.


Logo, os custos da qualidade podem ser divididos em dois grupos, de acordo com Feigenbaum (1994): os custos de controle (classificados em: prevenção e avaliação) e os custos de falhas no controle (classificados em: falhas internas e falhas externas). Desse modo, você foi convocado a esclarecer para sua equipe de trabalho as principais diferenças entre as categorias dos custos da qualidade.

Fonte: FEIGENBAUM, A. V. Controle da qualidade total. São Paulo: Makron Books, 1994.

Para isso, você deve escrever um parágrafo explicativo de até 5 (cinco) linhas para cada classificação dos custos da qualidade, exemplificando cada um deles no final.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.