ATIVIDADE 1 – IMERSÃO PROFISSIONAL: SOCIEDADE, PSIQUISMO E VIOLÊNCIA – 54_2025

 

Analise a notícia a seguir, a qual retrata um exemplo de conflito contemporâneo:

 

 

Entenda a Guerra da Ucrânia em 10 pontos

 

Batalha mudou cenário geopolítico e é maior crise humanitária em anos na Europa

 

 

Antes do início da guerra da Ucrânia, especialistas de todo o mundo acreditavam que o conflito poderia ser decidido em dias (ou até em horas). Contudo, passados nove meses desde o início da invasão russa, não há perspectiva para um fim – muito menos para um acordo de paz.

 

Em 24 de fevereiro de 2022, a Rússia iniciou os ataques ao território ucraniano, inclusive bombardeando a capital Kiev. Desde então, inúmeros desdobramentos aconteceram, como reuniões e moções na Organização das Nações Unidas (ONU), sanções, ameaças de uso de bombas nucleares táticas e a anexação demais regiões da Ucrânia por parte do governo russo.

 

Fonte: adaptado de: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/entenda-a-guerra-da-ucrania-em-10-pontos/. Acesso em: 25 set. 2025.

 

 

 

A partir do trecho apresentado, responda:

 

QUESTÃO 1: Analise como os símbolos sociais podem ser utilizados para justificar ou questionar conflitos armados contemporâneos. Utilize como base o conflito mencionado no texto para exemplificar sua resposta.

 

QUESTÃO 2: Explique de que maneira os meios de comunicação e as redes sociais contribuem para a espetacularização da violência nos conflitos armados atuais. Em sua resposta, reflita sobre os possíveis efeitos dessa exposição na percepção pública e na dessensibilização diante do sofrimento humano.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.