ATIVIDADE 1 – LETL – LÍNGUA DE SINAIS PARA SURDO – L1 – 54_2025

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) foi criado em 1855 e representou um marco importante na chamada “Revolução da Educação dos Surdos” no Brasil. Desde então, tornou-se referência internacional no campo da surdez, sendo a primeira instituição oficial dedicada à escolarização de pessoas surdas na América Latina. Sua fundação ocorreu a partir da vinda do professor francês Ernest Huet, surdo e fluente em língua de sinais, que trouxe para o Brasil métodos inspirados na tradição francesa de ensino.



Ao longo de sua história, o INES consolidou-se como espaço de formação, pesquisa e desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas à comunidade surda. Foi responsável pela difusão do uso da língua de sinais no país, contribuindo para a construção de uma identidade linguística e cultural própria. Mesmo nos períodos de retrocesso, como após o Congresso de Milão (1880), quando o oralismo se impôs e as línguas de sinais foram proibidas em vários contextos escolares, o INES manteve-se como símbolo de resistência e de valorização da cultura surda.



Atualmente, o Instituto desempenha papel estratégico na produção de conhecimento, na formação de professores e intérpretes de Libras e na promoção da educação bilíngue, sendo reconhecido não apenas como uma escola, mas também como um centro de referência nacional que fortalece os direitos linguísticos e educacionais da comunidade surda no Brasil.



Fonte: GIROLETTI, M. F. P.; MENDES, H. da S. S. (org.). Língua de Sinais para Surdo – L1. Indaial: Arqué, 2023.



Refletindo sobre a importância do INES para a educação dos surdos e os movimentos de inclusão, elabore um texto dissertativo (de 20 a 25 linhas) baseado nos seguintes aspectos:



a) Quais foram os principais impactos que a criação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) gerou para a comunidade surda brasileira?



b) De que maneira o INES contribuiu para a formação de profissionais especializados para a difusão da Libras e para a consolidação de políticas públicas voltadas à educação bilíngue?​

 

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