ATIVIDADE 1 – MAT – TÓPICOS ESPECIAIS EM MATEMÁTICA – 53_2025
Na Educação Matemática contemporânea, a interdisciplinaridade não deve ser vista como um modismo passageiro, mas como uma necessidade pedagógica capaz de aproximar a matemática das situações reais e significativas da vida dos estudantes. Como destaca Zabala (2016), o ensino que articula diferentes áreas do conhecimento promove aprendizagens mais duradouras, pois dialoga com as dimensões cognitivas, procedimentais e atitudinais. Além disso, metodologias ativas, como PBL e projetos interdisciplinares, favorecem a construção de sentido e estimulam o protagonismo do aluno no processo educativo. Nesse contexto, o desafio é pensar propostas de ensino que não fragmentem o conhecimento, mas que criem pontes entre a Matemática e outras áreas, em consonância com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.
Fontes:
ZABALA, A. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. Artmed Editora, 2016.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acessado em: 27 ago.2025.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio não explicita conteúdos isolados, mas define habilidades a serem desenvolvidas, colocando o estudante como sujeito ativo da aprendizagem. Sua tarefa será, portanto:
- Acessar a BNCC do Ensino Médio.
- Selecionar uma habilidade de Matemática que considere relevante.
- Identificar um objeto de conhecimento que pode relacionado a essa habilidade.
- Propor uma ação interdisciplinar, conectando a Matemática a outra área do saber.
No Template dessa atividade de estudo, terá uma tabela como a listada abaixo que deverá ser preenchida.
Habilidade da BNCC (Ensino Médio) | Objeto de Conhecimento Relacionado | Disciplina/Área para Interdisciplinaridade |
Após o preenchimento da tabela supracitada, você deverá escrever um Texto explicativo (20 a 30 linhas)
Após preencher a tabela, você deverá escrever um texto de 20 a 30 linhas explicando como a interdisciplinaridade se manifestaria em sala de aula a partir da habilidade selecionada. O texto deve ser escrito no próprio Template e não pode ser no formato de tópicos, ou seja, deve ser um texto que discorra sobre:
– O motivo da escolha da habilidade e do objeto de conhecimento.
– A explicação de como a Matemática se articula com a disciplina escolhida.
– Apresentação de uma proposta prática de aula ou sequência didática.
– Explicitação de como a interdisciplinaridade contribui para o desenvolvimento integral do estudante.
– Destaque de como essa abordagem favorece a aprendizagem ativa e significativa.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.