ATIVIDADE 1 – NUT – ELEMENTOS DA SAÚDE PÚBLICA – 54_2025

A obesidade, a desnutrição e as mudanças climáticas são pontos críticos na criação de políticas públicas de saúde, sendo a alimentação e a nutrição requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde. Atualmente, cerca de 33,1 milhões de pessoas no Brasil passam fome e 41 milhões estão obesas. Esses dados permitem entender um pouco mais da configuração das desigualdades encontradas no país, por manifestar, em sua trajetória, o aumento constante dos casos de obesidade e, ainda assim, o crescimento da fome e da subnutrição (Oliveira et al., 2025).



Além das pandemias de obesidade e de desnutrição, as mudanças climáticas caminham à imediação em uma via permanente de fatores e acontecimentos que ameaçam a vida humana. No contexto atual, em que a crise sanitária causada pelo vírus SARS-CoV-2 se sobrepôs a uma crise econômica anterior, houve uma notória manifestação e um agravamento das desigualdades socioeconômicas já existentes, sendo percebidas, principalmente, pelo aumento de famílias vulneráveis em insegurança alimentar (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar, 2022).



Referências:

OLIVEIRA, F. L. de et al. Alimentação e nutrição: interface das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e de segurança alimentar e nutricional para a Agenda 2030. Interface, Botucatu, v. 29, e240052, fev. 2025.



Disponível em: https://pesquisassan.net.br/2o-inquerito-nacional-sobre-inseguranca-alimentar-no-contexto-da-pandemia-da-covid-19-no-brasil/. Acesso em: 22 ago. 2025.



Com base no texto-base, responda de forma reflexiva e fundamentada:



a) Identifique três marcos históricos importantes na construção e consolidação das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Brasil e explique brevemente a contribuição de cada um para a consolidação do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

b) Explique de que forma a atuação do nutricionista, a partir do contexto das políticas públicas e dos equipamentos de SAN, é fundamental para garantir a alimentação adequada e saudável à população, especialmente no âmbito do SUS.



Considere a atuação do profissional na implementação do DHAA no SUS e da SAN, determinantes de problemas alimentares e políticas públicas.​

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.