ATIVIDADE 1 – PED – METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA – 54_2025

 

O trabalho com a ortografia e a gramática a partir do texto na prática pedagógica.

 

De acordo com Vendrame, Bonnici e Souza (2022), “o texto deve ser compreendido como ponto de partida e ponto de chegada no ensino da ortografia e da gramática, pois é a partir dele que o aluno atribui sentido às regras da língua e aprende a utilizá-las em situações reais de comunicação” (p. 119). Nessa perspectiva, o estudo da língua não pode ser reduzido a exercícios mecânicos e descontextualizados, mas deve estar integrado às práticas de leitura e produção textual.

 

REFERÊNCIAS

ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 2009.

VENDRAME, S. L.; BONNICI, T. C.; SOUZA, V. L. da. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá: UniCesumar, 2022. Reimp. 2023. (Unidade IV).

 

QUESTÃO PARA DESENVOLVER


Considerando o conteúdo da Unidade IV do seu material de estudos, explique de que forma o trabalho com a ortografia e a gramática a partir do texto pode contribuir para o desenvolvimento da competência linguística dos alunos. Em sua resposta, discuta a importância de práticas pedagógicas que vão além de exercícios mecânicos, cite exemplos de estratégias de ensino que favoreçam a reflexão sobre a língua e analise os desafios enfrentados pelos professores na implementação dessa abordagem em sala de aula.

 

ORIENTAÇÕES PARA A RESPOSTA


  1. Introdução: (mínimo 3 e máximo 5 linhas)

Contextualizar o ensino da ortografia e da gramática nos anos iniciais.

Destacar a centralidade do texto como elemento de sentido.


  1. Desenvolvimento: (mínimo 9 e máximo 15 linhas)

Explicar por que o ensino da gramática e da ortografia deve estar articulado ao texto (com respaldo teórico da Unidade IV).

Exemplificar estratégias: análise de erros em produções dos alunos; comparação de versões de um mesmo texto; reflexão sobre regularidades ortográficas; estudo de recursos expressivos usados por autores.

Discutir como essas práticas promovem autonomia linguística.

Apontar desafios: tempo, formação docente, pressão por resultados rápidos, resistência às mudanças de prática.

Sugerir formas de superação: formação continuada, uso de gêneros textuais reais, planejamento coletivo.


  1. Conclusão: (mínimo 3 e  máximo 5 linhas)

Retomar a importância de trabalhar ortografia e gramática a partir de textos.

Reforçar o papel dessa abordagem na formação de leitores e escritores competentes.

ATENÇÃO!
-Você deverá elaborar um único texto com a resposta contendo no mínimo 15 e no máximo 25 linhas.
– Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café.
– Pode utilizar o livro didático ou outro material bibliográfico para fundamentar as respostas, mas estes devem ser referenciados no final do texto, conforme as normas da ABNT.
– A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web. Lembre-se de fazer o uso correto de citações e referências, conforme as normas da ABNT.
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua escrita antes de enviá-lo.
– Caso tenha dúvidas, entre em contato com sua professora mediadora pela ferramenta “Fale com o Mediador”. 

 

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