ATIVIDADE 1 – PED – METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA – 54_2025
O trabalho com a ortografia e a gramática a partir do texto na prática pedagógica.
De acordo com Vendrame, Bonnici e Souza (2022), “o texto deve ser compreendido como ponto de partida e ponto de chegada no ensino da ortografia e da gramática, pois é a partir dele que o aluno atribui sentido às regras da língua e aprende a utilizá-las em situações reais de comunicação” (p. 119). Nessa perspectiva, o estudo da língua não pode ser reduzido a exercícios mecânicos e descontextualizados, mas deve estar integrado às práticas de leitura e produção textual.
REFERÊNCIAS
ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 2009.
VENDRAME, S. L.; BONNICI, T. C.; SOUZA, V. L. da. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá: UniCesumar, 2022. Reimp. 2023. (Unidade IV).
QUESTÃO PARA DESENVOLVER
Considerando o conteúdo da Unidade IV do seu material de estudos, explique de que forma o trabalho com a ortografia e a gramática a partir do texto pode contribuir para o desenvolvimento da competência linguística dos alunos. Em sua resposta, discuta a importância de práticas pedagógicas que vão além de exercícios mecânicos, cite exemplos de estratégias de ensino que favoreçam a reflexão sobre a língua e analise os desafios enfrentados pelos professores na implementação dessa abordagem em sala de aula.
ORIENTAÇÕES PARA A RESPOSTA
Introdução: (mínimo 3 e máximo 5 linhas)
Contextualizar o ensino da ortografia e da gramática nos anos iniciais.
Destacar a centralidade do texto como elemento de sentido.
Desenvolvimento: (mínimo 9 e máximo 15 linhas)
Explicar por que o ensino da gramática e da ortografia deve estar articulado ao texto (com respaldo teórico da Unidade IV).
Exemplificar estratégias: análise de erros em produções dos alunos; comparação de versões de um mesmo texto; reflexão sobre regularidades ortográficas; estudo de recursos expressivos usados por autores.
Discutir como essas práticas promovem autonomia linguística.
Apontar desafios: tempo, formação docente, pressão por resultados rápidos, resistência às mudanças de prática.
Sugerir formas de superação: formação continuada, uso de gêneros textuais reais, planejamento coletivo.
Conclusão: (mínimo 3 e máximo 5 linhas)
Retomar a importância de trabalhar ortografia e gramática a partir de textos.
Reforçar o papel dessa abordagem na formação de leitores e escritores competentes.
ATENÇÃO!
-Você deverá elaborar um único texto com a resposta contendo no mínimo 15 e no máximo 25 linhas.
– Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café.
– Pode utilizar o livro didático ou outro material bibliográfico para fundamentar as respostas, mas estes devem ser referenciados no final do texto, conforme as normas da ABNT.
– A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web. Lembre-se de fazer o uso correto de citações e referências, conforme as normas da ABNT.
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua escrita antes de enviá-lo.
– Caso tenha dúvidas, entre em contato com sua professora mediadora pela ferramenta “Fale com o Mediador”.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
