ATIVIDADE 1 – PED – ORGANIZAÇÃO LEGISLATIVA DO ENSINO CONTEMPORÂNEO – 54_2025

 

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS



“A tecnologia como artefato técnico dissocia a tecnologia do ser humano. Ela é instrumento de transformação social e cultural de forma autônoma, a partir de uma concepção determinista. Nesse sentido, seu uso se dá de forma acrítica. “Essa concepção acaba por relacionar a educação também à neutralidade e à objetividade, desprezando tanto seus aspectos ideológicos quanto metodológicos” (Heinsfeld; Pischetola, 2019, p. 5). Já a tecnologia como artefato sociocultural considera o uso da técnica em suas relações com as ações e intencionalidades humanas, compreendendo a interação entre ambas. Assim, as tecnologias influenciam as transformações sociais e vice-versa. Nesse sentido, elas devem ser vistas como “produtos das necessidades culturais”” (Bannell et. al, 2016, p. 67).



TAPOROSKY, Barbara Cristina Hanauer. Organização Legislativa do Ensino Contemporâneo. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.



Características da Atividade:



Estrutura:

Contexto teórico: Baseado nas citações de Heinsfeld; Pischetola (2019) e Bannell et al. (2016)

Questão discursiva: Análise das duas concepções de tecnologia

Orientações claras: Extensão de 20-25 linhas, citações obrigatórias



Objetivos de Aprendizagem:

Compreensão conceitual: Diferenciação entre artefatos técnicos e socioculturais 

Análise crítica: Impactos de cada concepção, na prática educacional

Aplicação prática: Exemplificação com situações do cotidiano pedagógico

Reflexão profissional: Implicações para a formação do pedagogo



Questão Formulada:

“Com base nas citações apresentadas, analise criticamente as duas concepções de tecnologia na educação: tecnologia como artefato técnico e tecnologia como artefato sociocultural. Em sua resposta, explique como cada concepção influencia a prática pedagógica e mencione pelo menos três implicações de cada abordagem para o processo de ensino-aprendizagem.”



Critérios de Avaliação Incluídos:

Compreensão teórica das duas concepções

Análise crítica das implicações pedagógicas

Exemplificação prática com situações educacionais

Uso adequado de citações e referências.

Coerência textual e organização das ideias



Diferenciais Pedagógicos:

Contextualização atual: Tema relevante para a realidade digital dos alunos

Reflexão crítica: Evita abordagem superficial ou meramente técnica

Aplicabilidade: Conecta teoria com prática pedagógica cotidiana

Fundamentação teórica: Baseia-se em autores reconhecidos na área.



​​​ATENÇÃO:



​- Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café.

– Escreva um texto dissertativo com no mínimo 20 e máximo 25 linhas.

– ​A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.

– Lembre-se de fazer o uso correto de citações e referências, conforme as normas da ABNT.

– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua escrita antes de enviá-lo.

– Sua resposta dissertativa deve ser escrita no próprio campo em branco a seguir (caixa de resposta).

– Desconsidere espaçamentos entre linhas, tipo e tamanho de fonte e demais formatações (a caixa de resposta não permite formatações).

– Caso tenha dúvidas, entre em contato com sua professora mediadora pela ferramenta “Fale com o Mediador”.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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