ATIVIDADE 1 – PRÁTICA PEDAGÓGICA: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE – 54_2025

No artigo “Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar”, Ricardo (2007) aponta que o ensino de Ciências, em muitos casos, restringe-se a informações ilustrativas e fragmentadas, sem promover a reflexão crítica e a articulação com a vida cotidiana dos estudantes. Esse distanciamento acaba dificultando a compreensão do papel da ciência e da tecnologia na sociedade e no ambiente.

Considerando esse desafio, como a utilização de metodologias ativas (como debates, projetos e jogos didáticos) pode contribuir para superar esse obstáculo dentro da perspectiva CTSA, tornando o aprendizado mais significativo e conectado à realidade dos alunos?

RICARDO, Elio Carlos. Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar. Ciência & Educação (Bauru), v. 13, n. 3, p. 383-398, 2007.

ATENÇÃO:

– Esta atividade deve ser realizada individualmente.

– Assista a explicação dessa atividade na SALA DO CAFÉ >> VÍDEOS EXTRAS.

– Todas as fontes de pesquisa utilizadas para a elaboração de sua resposta devem ser devidamente referenciadas. Caso utilize fontes de pesquisa, não deixe de referenciá-las ao final de sua resposta seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Consulte a ferramenta de Sala do Café da disciplina para obter mais informações sobre estas Normas de citação e referência.

– Após responder essa atividade, clique em finalizar. 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.