ATIVIDADE 1 – PROJETO DE ENSINO – JOGOS E BRINCADEIRAS: RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM – 53_2025
I. Ariès afirma que este é um dos fatos que marcam, pela primeira vez, o hábito de proibir crianças e plebeus de participar de jogos coletivos.
PORQUE
II. Esta divisão social do hábito de jogar ocorre no contexto da constituição do entendimento de que a infância deve ser educada e que nobres e plebeus não devem partilhar dos mesmos hábitos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
II. Podemos afirmar que a atitude radical de proibição do jogar e do brincar, instituída na Idade Média, não foi atendida em absoluto e foi perdendo força ao longo do século XVII.
III. Atividades que foram condenadas como ruins na Idade Média, especialmente as relacionadas aos exercícios físicos, como exercícios de barra, corridas, jogos de bola – parecidos com o futebol e o golfe -, voltam aos poucos a serem praticados com o Renascimento.
É correto o que se afirma em:
I apenas.
III apenas.
I e II apenas.
II e III apenas.
I, II e III.
Bonecas alemãs eram permitidas depois dos sete anos, para aumentar o período da infância.
A caça era permitida após os sete anos, para aumentar o período da infância.
A partir dos sete anos a criança pode brincar em quaisquer espaços e pelo tempo que preferir.
A partir dos sete anos, a mudança de comportamento acontece por meio de uma longa sequência de divertimentos que a criança toma emprestada dos adultos ou divide com eles.
A partir dos sete anos a criança deve escolher alguma área de preferência para trabalhar.
I. Com diferentes idades, a criança compreende, se relaciona e desempenha diferentes papéis na situação de jogo.
II. O jogo tem como eixo central as relações humanas e não os objetos, pois são as relações com o adulto que motivam o jogo em si e não o artefato que a criança tem acesso.
III. A origem do jogo tem relação direta com o instinto e natureza humana, pois em cada idade a criança brinca e tem jogos próprios para aquela idade biológica.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I. Saber a origem e a história dos conteúdos deve nutrir os professores de mais elementos para ensinar de modo contextualizado.
II. O estudo da história dos jogos, brinquedos e brincadeiras é importante, mas não interfere na ação educativa.
III. A compreensão histórica orienta e dá sentido às práticas e ações lúdicas dos dias atuais.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
V, V, F.
F, V, F.
V, F, V.
F, F, F.
V, V, V.
I. Se tivermos acesso a museus, podemos identificar objetos que são considerados brinquedos de tempos longínquos, como piões, bonecas e bolas.
PORQUE
II. Estes brinquedos não existem mais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.