ATIVIDADE 1 – QUI – FÍSICA GERAL – 54_2025

A Física fornece os fundamentos para compreender fenômenos químicos relacionados aos gases, como reações em fase gasosa, difusão de moléculas e comportamento macroscópico descrito pela Lei dos Gases Ideais. Os conceitos de pressão, volume, temperatura e número de partículas estão intimamente ligados ao movimento molecular e às propriedades observáveis em sistemas químicos.

Fonte: Elaborado pelo professor (2025).

Nesta atividade, você utilizará a simulação “Propriedades dos Gases” (PhET Colorado) para explorar a relação entre variáveis macroscópicas (P, V, T e N) e o movimento microscópico das moléculas.

 

Acesse o simulador no link:

https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/gas-properties



Passo a Passo da Simulação

 


  1. Lei do Gás Ideal (PV = nRT)

Selecione a aba Ideal.

Utilize a bomba de ar para inserir partículas no recipiente.

Em seguida, varie a temperatura usando o balde de aquecimento/resfriamento.

Observe o comportamento do termômetro, do manômetro de pressão e do volume.

Depois, ative o contador de colisões. Clique no botão play verde que aparece para iniciar a contagem (ela vai até 60).

Explore o período de amostragem, que pode ser ajustado de 10 ps até 20 ps, e registre como isso afeta os resultados.

 


  1. Trabalho de Pressão-Volume (PV)

Acesse a aba Explore.

Use o êmbolo para comprimir e expandir o volume do gás.

Observe como variam a pressão e a temperatura durante o processo.

 


  1. Distribuição de Maxwell-Boltzmann

Acesse a aba Energia.

Injete partículas leves (vermelhas) e partículas pesadas (roxas) no mesmo recipiente.

Compare os gráficos de velocidade média e energia cinética.

 


Redação do Relatório (20 a 30 linhas)

Com base nos experimentos realizados, redija um texto dissertativo (sem tópicos)abordando de forma coesa e argumentativa os pontos abaixo. Utilize os dados obtidos na simulação como base para suas respostas.

– Lei dos Gases Ideais: como a variação de temperatura, volume, número de partículas e pressão afeta as demais propriedades do sistema?

– Trabalho de Pressão-Volume: em que situações o gás realiza trabalho sobre o êmbolo e em que situações o trabalho é realizado sobre o gás?

– Distribuição de Maxwell-Boltzmann: por que as partículas mais leves apresentam maiores velocidades médias que as mais pesadas, mesmo na mesma temperatura?

 

Dica: relacione suas observações com exemplos químicos reais, como cilindros de gás comprimido, processos industriais que envolvem compressão e expansão de gases, e a diferença de difusão entre gases leves e pesados.

 

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