ATIVIDADE 1 – TAUT – ACOMPANHAMENTO E SUPORTE SOCIAL E COMPORTAMENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR – 54_2025

O manejo adequado dos comportamentos de crianças autistas em ambiente escolar é fundamental para promover inclusão e bem-estar. Identificar sinais de sobrecarga sensorial e agir de forma preventiva contribui para evitar crises, permitindo que o aluno participe das atividades de maneira segura e respeitosa. No entanto, impedir que um estudante participe de uma atividade cultural desejada pode configurar uma forma de exclusão, uma vez que todo aluno tem direito de acesso à cultura e à arte.

Por isso, é essencial desenvolver, junto ao aluno, estratégias de adaptação ambiental, uso de tecnologias assistivas e atribuição de sentido às atividades propostas. Isso pode incluir trabalhar o tema previamente, apresentar a organização do evento e antecipar, de forma clara, o que ocorrerá em cada momento. Assim, a conduta assertiva não está nem em deixar o aluno desamparado durante uma crise sensorial, nem em restringir sua participação em atividades culturais ou artísticas sob a justificativa de evitar crises, mas sim em criar condições que favoreçam sua presença e participação de forma segura e inclusiva.

Para esta atividade, considere o seguinte caso fictício:

Lucas, 7 anos, é um estudante do 2º ano do ensino fundamental, com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sensibilidade auditiva e visual acentuadas. Geralmente aceita participar das atividades escolares sobre algum tema de interesse, como atividades sobre o tema circo e palhaços, considerado o hiperfoco do aluno. No entanto, mesmo sendo um tema de interesse, durante eventos com maior aglomeração, barulho, e excesso de estímulos visuais, como um show de apresentação circense, Lucas apresenta sinais de desconforto: cobre os ouvidos, evita contato visual e, em alguns casos, entra em crise (meltdown), chorando e deitando no chão.

Na última semana, durante a apresentação de uma trupe circense, Lucas estava no pátio junto aos colegas quando uma música alta começou a tocar e luzes começaram a piscar. Ele rapidamente se afastou para um canto, cobrindo os ouvidos. Ao perceber a aproximação de alguns colegas curiosos, começou a gritar e chorar intensamente. A professora, sem compreender a situação, pediu que ele “se acalmasse” e tentasse “aproveitar a festa”, o que agravou a crise. Somente após a intervenção da professora de apoio, que o levou para uma sala silenciosa e escura, Lucas conseguiu se acalmar.

Com base no enunciado da questão, no caso fictício apresentado e nas discussões da disciplina, elabore um texto em média de 15 a 25 linhas, abordando os tópicos:

1 – Direito à inclusão e participação em atividades culturais e artísticas.

2 – Estratégias de adaptação e mediação pedagógica que previna crises sensoriais.

  1. a.   Planejamento prévio das atividades com apresentação antecipada do roteiro e contexto.
  2. b.   Uso de recursos visuais, tecnologias assistivas e ajustes ambientais.
  3. d.   Trabalho conjunto entre professores, família e equipe de apoio para favorecer a participação segura e significativa.

3 – Importância do manejo adequado de comportamentos e crises sensoriais. ​

 

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