ATIVIDADE 1 – TEOL – MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS NO ANTIGO TESTAMENTO – 54_2025
[…], os capítulos 30-31 de Jeremias foram nomeados como Livrinho (ou Livro) da Consolação, em função da presença intensa da esperança e promessas de restauração (embora os caps. 32-33 também tematizem a esperança, a estruturação literária e o vocabulário apontam para a ‘independência’ desses dois capítulos 30-31). Após a introdução em 30:1-2, a ‘pregação’ de Jeremias começa em 31:3 com uma expressão que retornará em 31:38 formando a moldura do livro (você já sabe que essa expressão também aparece em outras partes do livrinho): “בָ אִ ים֙ נְאֻם־יְהוָ֔ה ּכִ֠ י הִ ּנֵ֙ ה יָמִ֤ ים”. O ‘oráculo de YHWH’ tem como seu conteúdo básico a volta dos exilados (30:3-11) e a lembrança de que esse exílio foi a justa punição para a infidelidade de Israel (30:12-24). Enquanto o capítulo 30 foca os exilados, o capítulo 31 expande o foco para ‘todas as famílias de Israel’ (31:1ss), promovendo um ‘ir-e-vir’ entre ‘todas as famílias’, os exilados (31:8-22), as ‘cidades’ (31:23-26), as ‘casas de Israel e de Judá’ (31:27-34), todo o Israel (31:35-37) e a cidade de Jerusalém (38-40).
ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares Mantovani. Métodos de Estudos Bíblicos no Antigo Testamento. UniCesumar: Centro Universitário Maringá. Núcleo de Educação à Distância. Maringá – PR, 2017.
Considerando o texto acima e o conteúdo estudado do material didático da disciplina, comente sobre a lógica teológica dos capítulos 30-31 do livro de Jeremias.

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