ATIVIDADE 1 – TEOL – MÉTODOS E INTERPRETAÇÃO BÍBLICA – 54_2025
ATIVIDADE DE ESTUDOS 1
FASE FINAL – II CICLO: DIMENSÃO TEOLÓGICA: (p.192-214)
ANÁLISE DE INTERDISCURSIVIDADE E INTERTEXTUALIDADE
A análise teológica não deve ser lida como uma dimensão extracorpórea da fé. Pelo contrário, devido à natureza escrita do testemunho bíblico, a análise teológica segue procedimentos textuais.
Como eu observo e identifico a teologia em uma passagem bíblica? Primeiro você precisa entender que teologia é muito mais que conhecimento sobre Deus. Por teologia, podemos entender a interpretação que as pessoas fazem sobre o sagrado, contextualizando toa a vida (objetos, seres, ações). Isso mesmo, teologia é interpretação. Logo, cada pessoa pode observar elementos e realidades diferentes em relação ao sagrado (considerando que tudo pode ser sagrado).
Até existem manuais de teologia sistemática, que não servem para a teologia bíblica, isso porque eles procuram uma sistematização de saberes, até podem ajudar em alguns pontos, mas no geral, apresentam reflexões a partir de filosofias que não seguem, necessariamente, as filosofias dos(as) escritores(as) bíblicos. Também há as teologias bíblicas, essas se aproximam mais da tradição bíblica e podem ajudar muito, principalmente porque elas fazem esse percurso literário para observar a teologia dos textos. Mas isso não resolveria? Não. Porque nenhuma teologia da conta da grande e complexidade da Bíblia. Por exemplo Eichrotd em sua teologia aborda principalmente a questão da Aliança; Westermann aborda o conceito de Deus; Von Rad, trata sobre o querigma, o princípio da proclamação; Gottwald, observa a questão sociológica, e assim por diante. E mesmo que leia todos, e são muitos, você verá que ainda não se abordou tudo.
Logo, nossa proposta é você aprender a observar a teologia bíblica e sempre que for ler, identificar as teologias e entender o texto. Assim, as teologias são conhecimentos sobre Deus que envolvem toda a criação, por exemplo, a teologia de Amós trata de pessoas que eram vendidas como escravas. Mas ainda assim é possível observar alguns temas que se repetem mais (intertextualidade) ou que passam a dirigir a vida e a cultura (interdiscursividade). Logo o objetivo é aprender a observar como o texto e a tradição se consolidaram como conhecimento sobre Deus (teologia) e como esse conhecimento surge nas narrativas.
Intertextualidade e interdiscursividade, elas às vezes se confundem, isso porque uma intertextualidade também pode ser interdiscursiva. O que eu estou dizendo? Que por exemplo, um texto de Amós, pode ser citado em Oséias, isso indica uma intertextualidade. As citações diretas são intertextualidade. Já os discursos nem sempre são citados, por exemplo posso falar da guarda do sábado sem citar os textos sobre a guarda do sábado, isso é uma alusão/referência. Mas porque isso indica teologia?
A teologia se solidifica a partir de aceitação popular, por reconhecimento. Por exemplo, la nos primórdios da tradição judaica, alguém entendeu que os judeus haviam sido escolhidos como povo eleito de Deus. Isso não basta para ser teologia. Mas você me diz que o próprio Deus disse que os judeus são seus escolhidos. E isso ainda não a torna teologia. A teologia surge quando esse conhecimento é reconhecido e aceito, uma espécie de institucionalização do saber. Então ele vai se tornando popular até que seja preservado de forma escrita e, a intertextualidade e interdiscursividade demonstram que não se trata de uma afirmação isolada, mas de uma tradição aceita por várias pessoas em diferentes épocas, demonstrando ser um saber teológico. Por isso, para a teologia bíblica basta identificar essas relações no texto bíblico e, a partir delas, entender como as passagens, contextos, histórias, culturas, etc, eram influenciadas.
Com isso a função da teologia bíblica é auxiliar na interpretação da Bíblia e fornecer elementos para refletir sobre os temas teológicos elaborados pelos autores bíblicos.
ROTEIRO DE ANÁLISE
- Identificação de discursos e intertextualidades:
Inicialmente identifique e descreva os discursos da passagem de Mateus 5:20, apontando pelo menos mais um versículo que valide esse discurso:
Discurso sobre justiça/retidão:
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Discurso anti-farisaico:
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Discurso sobre reino dos céus:
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Discurso parenético/exortativo:
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Discurso de autoridade de Jesus:
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Identifique e verifique as Intertextualidades possíveis:
Tradição sapiencial sobre justiça (Pv 10:2; 11:4):
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Crítica profética à religiosidade formal (Is 1:10-17; Mq 6:6-8):
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Conceito veterotestamentário de reino de Deus (Dn 2:44; 7:13-14): ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Outras passagens mateanas sobre justiça (Mt 3:15; 6:33):
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- Análise das relações contratuais ou polêmicas:
Identifique textos/discursos usados de forma contratual (concordância):
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Identifique Textos/discursos usados de forma polêmica (discordância): ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Identifique tensões entre tradição e inovação:
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- Percurso narrativo:
A partir do texto base, elabore duas colunas uma eufórica (valores positivos para o autor) e uma disfórica (valores negativos para o autor) e sintetize o verso estudado em quatro a seis termos sendo três eufóricos e três disfóricos. De preferência use os termos do texto, e caso não haja oposto, você pode deduzir. Ou seja, todo conceito já implica em seu oposto, quando eu falo em dia, já supõe noite, quando em falo em bem, já supõe mal, quando em falo em correto, já supõe errado, assim, os opostos auxiliam na compreensão dos conceitos.
Exemplo:
Mat 5:14
“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte”
Disfóricos Eufóricos
Trevas (deduzido) luz
Esconder revelar (deduzido)
Percurso narrativo: A intenção da narrativa é orientar seus leitores para sair das trevas para a luz, de uma postura escondida para uma revelada.
A partir do exemplo acima, identifique o percurso narrativo da passagem de Mateus 5:20:
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- Elaboração da análise teológica (Síntese):
Parágrafo explicativo da teologia da passagem: (Desenvolva um parágrafo de 10 a 15 linhas seguindo o roteiro acima, considerando as intertextualidades identificadas e os discursos presentes. Use linguagem clara e evite jargões técnicos desnecessários.)
Introdução (1-2 linhas): Situe o texto no contexto do Sermão da Montanha
Desenvolvimento (8-10 linhas):
Apresente o conceito central de justiça “superior”
Explique a relação polêmica com escribas e fariseus
Conecte com o tema do reino dos céus em Mateus
Apresente o percurso narrativo
Conclusão (2-3 linhas): Sintetize a proposta ética-teológica de Jesus
Síntese (Esse trecho você vai colar na análise teológica do Mapa)
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Textos de apoio sugeridos para consulta:
Provérbios 10:2; 11:4 (justiça e retidão)
Isaías 1:10-17 (crítica à religiosidade externa)
Miquéias 6:6-8 (verdadeira religião)
Daniel 2:44; 7:13-14 (reino de Deus)
Mateus 3:15; 6:33 (justiça em Mateus)
Romanos 3:21-26 (justiça de Deus em Paulo)
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