ATIVIDADE 2 – AGRON – QUÍMICA AGRÍCOLA E ANALÍTICA – 53_2025

QUESTÃO 1
Em regiões agrícolas próximas a áreas industriais, o solo pode ser contaminado por metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio. Entre as técnicas de remediação ambiental utilizadas para reduzir a toxicidade e mobilidade desses contaminantes estão a biorremediação, que utiliza microrganismos capazes de transformar ou imobilizar compostos tóxicos, e a fitorremediação, que emprega plantas com capacidade de absorver, acumular ou estabilizar contaminantes em seus tecidos ou na rizosfera. Essas técnicas são consideradas sustentáveis e de baixo custo, mas seu sucesso depende do tipo de contaminante, das condições do solo e da escolha correta dos organismos envolvidos

Com base no texto, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – A fitorremediação envolve a degradação direta dos contaminantes pelas raízes das plantas.
Alternativa 2 – A fitorremediação é mais eficaz em solos áridos e secos, independentemente da planta utilizada.
Alternativa 3 – A biorremediação depende exclusivamente de plantas resistentes aos metais pesados para ser eficaz.
Alternativa 4 – Ambas as técnicas são caras e tecnicamente inviáveis em larga escala, sendo aplicadas apenas em laboratórios.
Alternativa 5 – A biorremediação utiliza microrganismos que podem transformar compostos tóxicos, contribuindo para a descontaminação.
QUESTÃO 2
Em um laboratório de análises agrícolas, técnicos recebem uma amostra de extrato vegetal contendo diversos compostos orgânicos, como aminoácidos, açúcares e pigmentos. Para separar e identificar esses componentes, é necessário utilizar uma técnica que seja sensível, precisa e capaz de trabalhar com misturas complexas. Uma das técnicas mais empregadas nesses casos é a cromatografia.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I.  A cromatografia é uma técnica amplamente utilizada na química agrícola.

PORQUE

II. Ela permite separar componentes de uma mistura com base em suas diferenças de polaridade.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3

Durante o uso de fertilizantes como o nitrato de amônio, é essencial entender o equilíbrio químico, pois fatores como temperatura e composição do solo afetam reações que influenciam a eficiência dos nutrientes. Esse conhecimento permite decisões agrícolas mais sustentáveis e eficazes.

Sobre este tema, analise as afirmações a seguir sobre equilíbrio químico:

I. O equilíbrio pode ser deslocado pela adição de reagentes.

II. Um catalisador altera a constante de equilíbrio.

III. O aumento da temperatura favorece a reação endotérmica.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 4
Durante a identificação de íons metálicos em amostras de solo ou fertilizantes, é comum aplicar a técnica de precipitação seletiva, que separa cátions em grupos com base na solubilidade de seus sais em diferentes reagentes e condições de pH. Essa abordagem é fundamental na análise qualitativa, especialmente na química agrícola e ambiental, onde a detecção de metais pesados e nutrientes é essencial para decisões corretas de manejo.

Sobre este tema, analise as afirmações a seguir:

I. Cátions do grupo I precipitam como cloretos insolúveis.

II. A solubilidade é influenciada pelo pH do meio.

III. Todos os ânions reagem com nitrato de prata.

​Com base nos seus conhecimentos sobre separação de cátions, é correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 5

Um produtor rural deseja corrigir a acidez do solo aplicando carbonato de cálcio (CaCO₃), que reage com o ácido presente no solo, neutralizando-o. Para isso, um engenheiro agrônomo calcula a massa de CaCO₃ necessária para neutralizar 200 mol de íons H⁺ presentes em determinada área do solo. A reação que representa o processo é:

ATIVIDADE 2 - AGRON - QUÍMICA AGRÍCOLA E ANALÍTICA - 53_2025

Dado:

Massa molar do CaCO₃ = 100 g/mol

Com base na reação, qual é a massa de carbonato de cálcio (CaCO₃) necessária, em gramas, para reagir com os 200 mol de H⁺? Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – 1000 g.
Alternativa 2 – 2000 g.
Alternativa 3 – 5000 g.
Alternativa 4 – 10000 g.
Alternativa 5 – 12000 g.
QUESTÃO 6
Durante uma análise qualitativa em laboratório agrícola, uma amostra sólida desconhecida foi submetida a um processo de identificação de íons. A marcha analítica foi aplicada em etapas sucessivas, separando os cátions em grupos de acordo com sua solubilidade frente a reagentes específicos. Inicialmente, adicionou-se HCl diluído à amostra dissolvida, precipitando alguns cloretos insolúveis. Em seguida, hidróxido de amônio e sulfeto de hidrogênio foram usados em pH controlado para precipitar cátions de outros grupos. No final do processo, testes específicos com reagentes indicativos ajudaram a confirmar a presença de ânions como sulfato e carbonato.

Com base no texto, assinale a alternativa que melhor interpreta o processo descrito:

Alternativas
Alternativa 1 – A marcha analítica é usada apenas em amostras líquidas e não se aplica a sólidos.
Alternativa 2 – A precipitação de cloretos insolúveis com HCl indica a presença de cátions do grupo II.
Alternativa 3 – A ordem dos reagentes e o controle de pH são fundamentais para a correta separação dos íons.
Alternativa 4 – A marcha analítica permite a separação apenas de ânions por meio da formação de precipitados.
Alternativa 5 – Os testes com reagentes indicativos são aplicados antes da separação de cátions para acelerar o processo.
QUESTÃO 7
Na aplicação de micronutrientes como ferro (Fe) e cobre (Cu) em solos agrícolas, é comum o uso de quelantes, como EDTA, que formam complexos estáveis com íons metálicos, aumentando sua disponibilidade para as plantas. Além disso, em solos alagados ou mal drenados, ocorrem reações de oxirredução que alteram os estados de oxidação de elementos, afetando a sua solubilidade, absorção pelas plantas e potencial toxicidade.

Com base nesses processos, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – O pH do solo não interfere na estabilidade dos complexos metálicos.
Alternativa 2 – Reações de complexação não alteram a biodisponibilidade dos nutrientes no solo.
Alternativa 3 – O equilíbrio químico em reações de oxirredução é sempre irreversível em sistemas naturais.
Alternativa 4 – A formação de complexos metálicos com EDTA não afeta o equilíbrio químico, pois não envolve transferência de elétrons.
Alternativa 5 – A redução de Fe³+ para Fe²+ em solos anóxicos é um processo de oxirredução que desloca o equilíbrio químico, aumentando a solubilidade do ferro.
QUESTÃO 8
A análise de fósforo no solo é crucial para a agricultura, pois o fósforo (P) é um macronutriente essencial para o desenvolvimento das plantas. A falta ou o excesso de fósforo pode impactar negativamente a produtividade e a qualidade das culturas. Assim, imagine que um laboratório agrícola precisa analisar a concentração de fósforo em uma amostra de solo. Antes da obtenção do resultado, o analista segue várias etapas do processo analítico.

Analisando este cenário, assinale a alternativa que representa a ordem correta dessas etapas.

Alternativas
Alternativa 1 – Preparação da amostra, Interpretação dos dados, Coleta da amostra, Medida analítica.
Alternativa 2 – Coleta da amostra, Medida analítica, Tratamento dos dados, Interpretação dos resultados.
Alternativa 3 – Tratamento dos dados, Coleta da amostra, Medida analítica, Interpretação dos resultados.
Alternativa 4 – Coleta da amostra, Preparação da amostra, Medida analítica, Tratamento e interpretação dos dados.
Alternativa 5 – Preparação da amostra, Coleta da amostra, Medida analítica, Tratamento e interpretação dos dados.
QUESTÃO 9
Um engenheiro agrônomo precisa avaliar a fertilidade e o risco de contaminação de uma área agrícola que apresenta solos argilosos e ácidos. Ele observa que o solo apresenta elevada capacidade de adsorver cátions metálicos, presença de matéria orgânica em decomposição e sinais de processos redox devido à saturação hídrica. Com base nesses dados, ele elabora hipóteses para orientar o manejo da área, considerando os processos químicos envolvidos no solo.

Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – A oxidação de matéria orgânica aumenta o pH do solo e reduz a capacidade de troca catiônica.
Alternativa 2 – A adsorção de metais no solo independe do pH, sendo determinada apenas pela textura e presença de argila.
Alternativa 3 – A presença de água em excesso favorece reações de redução no solo, o que pode mobilizar metais como Fe e Mn.
Alternativa 4 – A elevada acidez do solo aumenta sua troca catiônica do solo (CTC) e, consequentemente, sua capacidade de reter nutrientes.
Alternativa 5 – Em solos com alto teor de matéria orgânica, a adsorção de metais pesados tende a ser menor devido à competição com os ácidos húmicos.
QUESTÃO 10
Durante o tratamento de águas usadas na irrigação agrícola, sais de alumínio são frequentemente utilizados para remover impurezas por meio de reações de precipitação. Esse processo depende diretamente do equilíbrio de solubilidade dos compostos formados, que pode ser previsto a partir do produto de solubilidade (Kps). O entendimento desses fenômenos é essencial para uma gestão eficiente e ambientalmente segura dos recursos hídricos na agricultura.

Sobre este tema, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A adição de sal de alumínio a uma solução pode resultar na formação de um precipitado.

PORQUE

II. O equilíbrio de solubilidade depende da constante do produto de solubilidade (Kps).

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
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