ATIVIDADE 2 – ARQ – ATELIÊ DE ARQUITETURA: MÉDIA COMPLEXIDADE – 53_2025

QUESTÃO 1

Garantir a acessibilidade nos espaços construídos é um princípio essencial da arquitetura inclusiva. A acessibilidade permite que todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, sensoriais, mentais ou de mobilidade reduzida, possam utilizar os ambientes com segurança, autonomia e conforto. A NBR 9050 define critérios técnicos para garantir acessibilidade em edificações, como largura de portas, presença de corrimãos, rampas etc.

Fonte: SILVA, S. E. Ateliê de projeto de arquitetura: média complexidade. Florianópolis: Arqué, 2025.

Em um projeto arquitetônico para um edifício público, o arquiteto propôs a entrada principal com escadaria e uma entrada lateral com rampa para cadeirantes. No entanto, ao revisar o projeto, a equipe técnica identificou que ele não está em conformidade com os princípios da arquitetura inclusiva e da acessibilidade universal.​

Com base no texto e nos princípios da norma técnica brasileira de acessibilidade, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – A presença de uma rampa lateral é suficiente para atender à norma, desde que siga os parâmetros técnicos de inclinação e sinalização tátil.
Alternativa 2 – A proposta fere os princípios da acessibilidade universal, pois não garante igualdade de condições de acesso a todas as pessoas pela entrada principal.
Alternativa 3 – A entrada com escadaria pode ser mantida como acesso principal, desde que exista um elevador de acesso exclusivo para cadeirantes na área interna.
Alternativa 4 – O projeto atende parcialmente aos requisitos da acessibilidade, pois oferece ao menos uma alternativa de acesso às pessoas com mobilidade reduzida.
Alternativa 5 – O projeto está em conformidade com os princípios da arquitetura inclusiva, pois oferece acessos diferenciados conforme as necessidades específicas de cada usuário.
QUESTÃO 2
A forma do edifício deve ser simples e funcional, e o edifício em si, fácil de construir e manter, bem como eficiente em termos energéticos. A funcionalidade do edifício deve ser priorizada, este necessita ser projetado para atender às necessidades cotidianas dos moradores, assim como ser espaçoso e confortável e ter todos os equipamentos e instalações necessários. Segundo Andrade (2023) e Souza (2023), a relação funcional da edificação é um dos aspectos mais importantes do projeto arquitetônico.

ANDRADE, L. C. de. Arquitetura: projeto, construção e tecnologia. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2023.

​SOUZA, M. da S. A relação funcional da edificação na etapa de anteprojeto. Revista Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 15-25, 2023.

Considerando o texto apresentado, analise as afirmações a seguir:

I. É a relação funcional que garante que o edifício seja adequado às necessidades de seus usuários e funcione de forma eficiente.

II. Na etapa de anteprojeto, a relação funcional é desenvolvida a partir do programa de necessidades, um documento que descreve as atividades que serão realizadas no edifício.

III. O programa de necessidades é o ponto de partida para o desenvolvimento do projeto arquitetônico.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 3

A cultura e a tradição moldam o ambiente urbano ao longo do tempo, criando paisagens únicas e cheias de significado. O respeito a essas características é fundamental ao projetar edificações que dialoguem com o entorno. Arquitetura não é apenas função ou forma, mas também memória. A identidade local deve ser compreendida e valorizada para que novas intervenções urbanas não rompam com os vínculos afetivos da população com seu espaço.

Conforme o texto, qual é a importância do respeito à tradição e à cultura nos projetos arquitetônicos?​

Alternativas
Alternativa 1 – Reduz custos com materiais e mão de obra.
Alternativa 2 – Evita a burocracia no processo de aprovação legal.
Alternativa 3 – Facilita a adoção de técnicas modernas de construção.
Alternativa 4 – Promove maior integração e pertencimento da comunidade.
Alternativa 5 – Garante que todos os edifícios tenham o mesmo padrão estético.
QUESTÃO 4
As tipologias arquitetônicas contemporâneas, como as edificações multifamiliares, devem ser projetadas com ênfase particular na eficiência energética e na maximização do espaço, criando assim ambientes habitacionais mais sustentáveis e adaptáveis às necessidades em constante evolução das comunidades urbanas. De acordo com Alexander, Ishikawa e Silverstein (1977), a tipologia arquitetônica refere-se a padrões ou tipos específicos de edifícios ou espaços arquitetônicos que compartilham características semelhantes em termos de função, forma e uso.
 ALEXANDER, C.; ISHIKAWA, S.; SILVERSTEIN, M. A pattern language: towns, buildings, construction. Oxford: Oxford University Press, 1977.

Considerando essa premissa, ao que corresponda à definição de tipologia arquitetônica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 – O número de pavimentos de um edifício.
Alternativa 2 – O espaço onde será construído o edifício.
Alternativa 3 – O processo construtivo de uma edificação.
Alternativa 4 – Os materiais utilizados em uma construção.
Alternativa 5 – De que forma um edifício ou espaço é organizado, como suas partes estão dispostas e como ele se relaciona com seu contexto.
QUESTÃO 5
O Desenho Universal prevê que produtos, espaços, meios de comunicação, tecnologias e serviços sejam concebidos de modo a garantir sua utilização pelo maior número de pessoas possível, independentemente de suas características. Um projeto orientado pelo Desenho Universal considera a diversidade humana, buscando garantir a acessibilidade para todos. Como, por exemplo: tesouras desenhadas para destros e canhotos; maçanetas do tipo alavanca, que são de fácil utilização para todos os tipos de pessoas, podendo ser acionadas até com os cotovelos; torneiras com sensor, que minimizam o esforço das mãos para acioná-las, entre muitos outros. O Design Universal é um conceito essencial na arquitetura e no design, áreas nas quais o principal objetivo desse design é criar ambientes, produtos e sistemas que sejam acessíveis e utilizáveis por todas as pessoas, independentemente de suas habilidades, idade, gênero ou características individuais.
STEINFELD, E.; MAISEL, J. L. Universal Design: creating inclusive environments. Hoboken: Wiley & Sons, 2012.
Considerando o texto, sobre compromisso representado pelo conceito de Design Universal, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Inovação, equidade, inclusão.
Alternativa 2 – Equidade, sentido, consideração.
Alternativa 3 – Equidade, inclusão, acessibilidade.
Alternativa 4 – Equidade, acessibilidade, inovação.
Alternativa 5 – Acessibilidade, funcionalidade, sentido.
QUESTÃO 6
A implantação dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) é resultante de um projeto de grandes proporções do município de São Paulo em seus bairros periféricos. Entre os anos de 2013 e 2016, o programa tinha como premissa a utilização de terrenos públicos existentes, preferencialmente aqueles já utilizados pela Secretaria Municipal de Esportes. Tal escolha teve um duplo objetivo: incrementar a utilização de terrenos públicos ociosos ou com baixo potencial de ocupação, e evitar o dispêndio de recursos com processos de desapropriação onerosos e desnecessários. A seleção das áreas públicas para a implantação dos CEUs partiu de um estudo das áreas que apresentavam área livre mínima para a implantação do equipamento, além de critérios urbanísticos que combinavam um ou mais dos seguintes fatores: inserção em região que combina alta concentração demográfica e famílias com altas taxas de vulnerabilidade social; proximidade de eixos de transporte de média capacidade, os eixos de estruturação da transformação urbana; existência de demanda por equipamentos de educação infantil – creches, EMEIs e CEMEIs, cultura e assistência social. A sobreposição de informações dos três critérios urbanísticos adotados indicou as regiões prioritárias para implantação dos CEUs.

ATIVIDADE 2 - ARQ - ATELIÊ DE ARQUITETURA: MÉDIA COMPLEXIDADE - 53_2025
Figura: Critérios para a seleção das áreas públicas para implantação dos CEUs.
Fonte: Disponível em: <https://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/rede-de-equipamentos/territorios-ceu/arquivos/>. Acesso em 10 Jun, 2024.
PREFEITURA DE SÃO PAULO. Território CEU: rede de equipamentos e espaços públicos. São Paulo: SMDU, 2016 (Adaptado).

A partir do exposto, quanto à escolha dos terrenos de implantação dos Centros Educacionais Unificados em São Paulo, analise as afirmativas a seguir:

I. Os CEUs foram locados junto aos eixos de mobilidade coletiva e nas proximidades da rede cicloviária, a fim de ampliar o acesso e o alcance territorial dos equipamentos propostos.
II. As propostas projetuais para os CEUs extrapolam uma ação no campo do objeto arquitetônico, e buscam transformar a situação territorial da área onde se instalam, com prioridade às regiões com alta densidade populacional.
III A escolha do terreno faz parte do processo de projeto, e deve obedecer a critérios de seleção previamente estabelecidos, coerentes com a natureza do objeto arquitetônico e com a leitura territorial do município de intervenção.
IV. No mapa apresentado, percebe-se maior concentração de famílias com alto índice de vulnerabilidade social nas porções leste e sul, com a concomitância de maior demanda por equipamentos básicos na zona sul.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I e III, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 7

Em contextos urbanos marcados por desigualdades sociais, a arquitetura torna-se ferramenta essencial para transformar realidades. Projetar tipologias de média complexidade exige compreensão das demandas locais, como acesso a serviços públicos, mobilidade e segurança. Edificações como escolas, unidades de saúde e centros comunitários precisam atender não apenas às normas técnicas, mas também ao contexto sociocultural em que estão inseridas.

Considerando que a atuação do arquiteto, nesses casos, ultrapassa o desenho físico e assume papel estratégico na promoção da qualidade de vida e da equidade urbana, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – A mobilidade urbana não influencia o projeto arquitetônico.
Alternativa 2 – O papel do arquiteto limita-se ao projeto estético das edificações.
Alternativa 3 – Edificações de média complexidade não devem considerar aspectos sociais.
Alternativa 4 – A arquitetura de média complexidade deve focar apenas no cumprimento das normas técnicas.
Alternativa 5 – Projetos arquitetônicos em contextos desiguais devem considerar as necessidades sociais e urbanas.
QUESTÃO 8
As leis que regem a habitação e os equipamentos urbanos e comunitários estabelecem diretrizes para a produção habitacional e social. Elas têm como objetivo garantir o direito à moradia a todos, incluindo as famílias de baixa renda. Para Ermínia Maricato (2001), o Brasil apresentou um grande crescimento econômico ao longo das décadas de 1940 a 1980, com crescimento significativo do Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, tal crescimento econômico não implicou em um desenvolvimento humano igualitário, somente reforçando a forte desigualdade social em nosso país. Para a autora, a própria política habitacional brasileira a partir da década de 1960 intensificou o processo de segregação socioespacial.

 

MARICATO, Ermínia. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001 (Adaptado).

 

Diante do exposto e do conteúdo abordado nas aulas, analise as afirmativas a seguir.

I. As políticas habitacionais brasileiras acabaram por incentivar a migração da população de menor renda para as margens da cidade, negando-lhes o direito à cidade.

II. A partir da década de 1940, o crescimento econômico brasileiro acarretou melhores condições de vida para a população em geral, reduzindo significativamente as desigualdades sociais no país.

III. A melhoria histórica dos indicadores sociais brasileiros tem relação direta com o processo maciço de urbanização, com maior acesso ao saneamento básico, aumento da escolaridade, acesso a serviços de saúde e medicamentos, entre outros fatores.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 9

Projetar escolas envolve considerar a funcionalidade dos espaços de ensino, a segurança dos alunos, a acessibilidade e a criação de ambientes propícios à aprendizagem. Uma escola bem projetada deve dialogar com a comunidade em que está inserida, valorizando a cultura local, oferecendo espaços de uso coletivo e promovendo a participação ativa de todos os envolvidos no processo educativo. Assim, o projeto arquitetônico se torna uma ferramenta poderosa para fortalecer o vínculo entre o espaço e o aprendizado, contribuindo para a formação integral dos alunos.​

Fonte: SILVA, S. E. Ateliê de projeto de arquitetura: média complexidade. Florianópolis: Arqué, 2025.

Considerando a situação apresentada, qual elemento deve obrigatoriamente estar presente no projeto escolar?

Alternativas
Alternativa 1 – Piscinas recreativas.
Alternativa 2 – Escadas em todos os acessos.
Alternativa 3 – Elementos decorativos coloridos.
Alternativa 4 – Flexibilidade dos espaços de uso coletivo.
Alternativa 5 – Ambientes de trabalho silenciosos para professores.
QUESTÃO 10

O Design Universal é um conceito essencial na arquitetura e no design, áreas nas quais o principal objetivo desse design é criar ambientes, produtos e sistemas que sejam acessíveis e utilizáveis por todas as pessoas, independentemente de suas habilidades, idade, gênero ou características individuais. O Design Universal visa garantir que todas as pessoas tenham igualdade de oportunidades para acessar ambientes.

Fonte: tradução nossa de: STEINFELD, E.; MAISEL, J. L. Universal Design: creating inclusive environments. Hoboken: Wiley & Sons, 2012.

Com base no texto, é possível concluir que o Design Universal busca

Alternativas
Alternativa 1 – propor soluções exclusivas para pessoas com deficiência, segmentando o uso conforme o tipo de limitação.
Alternativa 2 – substituir os conceitos de acessibilidade e inclusão por padrões técnicos aplicáveis apenas a construções públicas.
Alternativa 3 – eliminar a necessidade de adaptações específicas, ao criar produtos e ambientes acessíveis desde o início para todos.
Alternativa 4 – priorizar o design estético e contemporâneo, independentemente da funcionalidade e usabilidade para pessoas com limitações.
Alternativa 5 – atender às necessidades da maioria da população, mesmo que isso exclua grupos com características individuais muito específicas.
ATIVIDADE 2 - ARQ - ATELIÊ DE ARQUITETURA: MÉDIA COMPLEXIDADE - 53_2025

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ATIVIDADE 2 - ARQ - ATELIÊ DE ARQUITETURA: MÉDIA COMPLEXIDADE - 53_2025 ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.