ATIVIDADE 2 – ARQ – ATELIÊ DE URBANISMO – 53_2025

QUESTÃO 1
A intervenção de Georges-Eugène Haussmann em Paris, realizada entre 1853 e 1870, tornou-se um marco histórico no campo do urbanismo. Seu projeto envolveu amplas demolições de áreas populares, construção de grandes avenidas, criação de espaços públicos e implantação de sistemas de infraestrutura, como esgoto e abastecimento de água. Apesar dos avanços em saneamento e circulação, a operação também gerou consequências sociais relevantes e históricas.

​Fonte: CALABI, D. História do urbanismo europeu: questões, instrumentos, casos exemplares. São Paulo: Perspectiva, 2012.

Conforme o texto apresentado, sobre a intervenção do projeto de Haussmann em Paris, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – A intervenção parisiense serviu como modelo exclusivamente técnico de infraestrutura, sem implicações políticas ou sociais.
Alternativa 2 – A modernização física e sanitária da cidade foi acompanhada de processos de remoção e expulsão das camadas populares.
Alternativa 3 – O projeto de Haussmann priorizou a preservação do tecido urbano medieval, garantindo continuidade histórica da forma urbana.
Alternativa 4 – A implantação de sistemas de esgoto e fontes públicas eliminou totalmente as desigualdades sociais urbanas na Paris do século XIX.
Alternativa 5 – A criação de largas avenidas teve como principal objetivo facilitar o lazer e o turismo de elite, sem impactos na estrutura urbana existente.
QUESTÃO 2
A urbanização no Brasil é normalizada, para que atenda os requisitos mínimos de qualidade de vida para as pessoas, pela Lei Federal n. 6766/1979. Esta legislação nacional, define, inclusive o tamanho mínimo, pela sua metragem quadrada, do lote a ser implantada em áreas urbanas.
BRASIL. LEI No 6.766, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1979. Dispõe sobre o Parcelamento do Solo Urbano e dá outras Providências. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em 29 Julho 2024.

Considerando o texto e o assunto abordado em sala, quanto a metragem mínima definida pela legislação federal para o lote urbano, aponte a alternativa correta. .

Alternativas
Alternativa 1 – 125 m2.
Alternativa 2 – 200 m2.
Alternativa 3 – 300 m2.
Alternativa 4 – 360 m2.
Alternativa 5 – 400 m2.
QUESTÃO 3
Um dos campos de trabalho da área do urbanismo é realizar projetos de novas áreas urbanas, entre eles o projeto do parcelamento do solo, que proporciona a transformação de uma área vazia, em uma área urbanizada, ou seja, transforma um espaço sem vida em um local com vida, e com dinâmica urbana. Dentro deste processo o arquiteto desenha as transformações físicas deste espaço.

 

Elaborado pelo professor, 2024.

​Pensando no contexto da transformação física, a respeito dos elementos contidos no projeto de parcelamento do solo, analise as afirmativas a seguir.

I. Ruas.

II. Quadras.

III. Drenagem urbana.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 4
A figura abaixo mostra o projeto do loteamento de Riverside, o primeiro loteamento planejado e implantado dos EUA. Neste projeto Frederick Law Olmsted, seu criador, trabalhou o cuidado com a preservação dos recursos ambientais e aplicou diretrizes da arquitetura da paisagem como premissas para o desenvolvimento desta área de loteamento. A partir do cuidado com as condicionantes impostas pelo local, resultado foi a obtenção da proteção do sistema natural.
HANNES, Evy. Desenho ambiental e forma urbana. O caso do bairro de Riverside. Arquitextos, São Paulo, ano 17, n. 196.07, Vitruvius, set. 2016 https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/17.196/6226. (Adapatado.)

ATIVIDADE 2 - ARQ - ATELIÊ DE URBANISMO - 53_2025

Figura 01: Planta do projeto do Loteamento de Riverside, 1868-1870.
NEWTON, Norman T. Design on the land: the development of landscape architecture, s/p., apud HANNES, Evy. Desenho ambiental e forma urbana. O caso do bairro de Riverside. Arquitextos, São Paulo, ano 17, n. 196.07, Vitruvius, set. 2016 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/17.196/6226>.



Com o foco na preservação do sistema natural, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 – A extinção do sistema natural.
Alternativa 2 – A priorização do sistema viário, destinado ao automóvel no traçado urbano.
Alternativa 3 – A grande escala urbana, que ignora a natureza e pensa no traçado a ser urbanizado.
Alternativa 4 – A conexão dos moradores com a natureza, proporcionando uma melhoria para a saúde física e mental.
Alternativa 5 – O sistema de drenagem pluvial foi pensado para descartar os resíduos dentro dos fundos de vale, assim preservando-os.
QUESTÃO 5
Os loteamentos urbanos criam áreas urbanizáveis, proporcionando sua ocupação com diferentes, por exemplo, usos residenciais mesclados com comerciais, entre outros, a depender do atendimento a legislação municipal. Portanto, há requisitos legislativos que interferem no parcelamento do solo.

RAFIHI, Felipe Nadr; SILVA, Welligton Martins da. Loteamento: uma revisão bibliográfica acerca da modalidade de parcelamento do solo. In: Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.8, p. 76389-76404 aug. 2021. Disponível em https://ojs.brazilianjournals.com.br › article › pdf. Acesso em 26 de Jun, 2024.

Considerando os requisitos para aprovação do parcelamento do solo urbano, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 – Topografia.
Alternativa 2 – Faixa não edificante.
Alternativa 3 – Infraestrutura urbana.
Alternativa 4 – Área de preservação ambiental.
Alternativa 5 – Atendimento ao licenciamento ambiental.
QUESTÃO 6
No século XIX, a cidade de Paris passou por uma ampla reforma urbana conduzida por Georges-Eugène Haussmann, que transformou seu tecido urbano na área central (Figura 1). Essas intervenções são frequentemente citadas como marco inicial das intervenções urbanas, consideradas por alguns autores percussoras da era moderna, pois associam diretrizes de saneamento, circulação e estética da cidade. A abertura de avenidas sobre a malha medieval alterou profundamente a forma urbana e suas dinâmicas urbanas, trazendo implicações sociais e econômicas duradouras.

Fonte: CALABI, D. História do urbanismo europeu: questões, instrumentos, casos exemplares. São Paulo: Perspectiva, 2012.

ATIVIDADE 2 - ARQ - ATELIÊ DE URBANISMO - 53_2025

Figura 1 – Plano de Haussmann para Paris com as áreas de intervenções

Fonte: BENÉVOLO, L. História da cidade. São Paulo: Perspectiva, 2005. p. 592.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A reforma urbana de Haussmann em Paris, no século XIX, promoveu o redesenho do tecido urbano medieval por meio da abertura de largas avenidas radiais e diagonais, o que contribuiu para a modernização funcional da cidade.

PORQUE

II. O novo traçado viário implantado por Haussmann foi guiado por critérios de preservação do tecido urbano histórico e da valorização das preexistências urbanas.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 7
O plano urbano de Riverside, elaborado por Frederick Law Olmsted, é um marco na história do urbanismo por articular conceitos de paisagismo, salubridade e organização residencial. Com um traçado que evita o modelo ortogonal típico das cidades industriais, o projeto se destaca por trabalhar a preservação da natureza, sendo esta utilizada como o elemento estruturador do espaço urbano por ele projetado (Figura 1).

ATIVIDADE 2 - ARQ - ATELIÊ DE URBANISMO - 53_2025

​Figura 1 – Planta do projeto do Loteamento de Riverside, 1868-1870

Fonte: https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/17.196/6226. Acesso em: 21 jul. 2025.

Considerando o texto apresentado, sobre o plano urbano de Riverside, analise as afirmativas a seguir:

I. A presença de áreas verdes distribuídas ao longo do loteamento reforça a proposta de integração entre natureza e moradia.

II. A estrutura urbana do plano favorece o trânsito rápido e linear entre pontos distantes, utilizando eixos retilíneos largos como base da circulação.

III. A composição geral do bairro propõe um ambiente suburbano planejado, com foco em qualidade de vida e distanciamento da lógica industrial urbana.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 8
O conceito de paisagem urbana ultrapassa a simples descrição morfológica dos espaços construídos, envolvendo as sensações, experiências e percepções que esses ambientes geram nas pessoas que os utilizam. Ao compreender esse conceito, arquitetos e urbanistas são convocados a pensar o projeto urbano como ferramenta não apenas funcional, mas também sensível, artística e intencional nas alterações que suas ações projetuais propõe sobre o meio urbano.

Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

​I. A paisagem urbana deve ser pensada apenas como um elemento visual, que se limita à composição estética das fachadas e monumentos urbanos.

II. O sentimento de pertencimento e a vitalidade dos espaços urbanos são efeitos que podem ser planejados intencionalmente por meio de projetos urbanos sensíveis e bem elaborados.

III. O planejamento da paisagem urbana envolve a criação de experiências espaciais que despertam sensações como acolhimento e imponência, influenciando diretamente a relação das pessoas com a cidade.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 9
Frederick Law Olmsted, reconhecido por seu trabalho pioneiro no desenho de parques e no planejamento urbano, aplicou princípios da paisagem natural em projetos que influenciaram fortemente a configuração de loteamentos residenciais. O plano do bairro de Riverside, próximo de Chicago, é um exemplo emblemático dessa abordagem (Figura 1). O traçado viário curvilíneo, a integração com o rio e a ênfase em áreas verdes expressam uma visão que contrasta com os modelos ortogonais industriais vigentes à época.

Fonte: adaptado de: https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/17.196/6226. Acesso em: 21 jul. 2025.

ATIVIDADE 2 - ARQ - ATELIÊ DE URBANISMO - 53_2025

​Figura 1 – Planta do projeto do Loteamento de Riverside, 1868-1870

Fonte: https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/17.196/6226. Acesso em: 21 jul. 2025.

Conforme o texto apresentado, sobre a concepção urbanística proposta por Olmsted em Riverside, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – Priorização de redes viárias amplas e retilíneas para facilitar a circulação de bondes e veículos motorizados.
Alternativa 2 – Implantação de traçado ortogonal para otimização geométrica dos lotes e maximização da densidade urbana.
Alternativa 3 – Subordinação do traçado urbano ao modelo de cidade industrial, com zonas funcionais rigidamente separadas.
Alternativa 4 – Organização do parcelamento do solo segundo princípios de padronização e repetição geométrica das quadras.
Alternativa 5 – Adaptação do traçado urbano às condições naturais do terreno, priorizando a fluidez das vias e a preservação da paisagem.
QUESTÃO 10
A cada década que se passa a população se concentra em cidades, migrando de uma outra em busca de novas oportunidades de trabalho e de qualidade de vida. Devido a este deslocamento, e entre outros fatores, as cidades propiciam investimentos do setor imobiliário no espaço urbano, gerando novas áreas habitacionais, decorrente do parcelamento do solo.

ROLNIK, Raquel. O que é a cidade. São Paulo: Brasiliense, 1995.

​Para controlar a expansão urbana. os munícipios precisam criar políticas urbanas de desenvolvimento.Em relação as políticas públicas que envolvem a criação de novos loteamentos, analise as afirmativas a seguir.

I. Políticas de Habitação de Interesse social.

II. Leis de preservação do meio ambiente.

III. Lei do Plano Diretor.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
ATIVIDADE 2 - ARQ - ATELIÊ DE URBANISMO - 53_2025

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ATIVIDADE 2 - ARQ - ATELIÊ DE URBANISMO - 53_2025 ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.