No século XIX, a cidade de Paris passou por uma ampla reforma urbana conduzida por Georges-Eugène Haussmann, que transformou seu tecido urbano na área central (Figura 1). Essas intervenções são frequentemente citadas como marco inicial das intervenções urbanas, consideradas por alguns autores percussoras da era moderna, pois associam diretrizes de saneamento, circulação e estética da cidade. A abertura de avenidas sobre a malha medieval alterou profundamente a forma urbana e suas dinâmicas urbanas, trazendo implicações sociais e econômicas duradouras.
Fonte: CALABI, D. História do urbanismo europeu : questões, instrumentos, casos exemplares. São Paulo: Perspectiva, 2012.
Figura 1 – Plano de Haussmann para Paris com as áreas de intervenções
Fonte: BENÉVOLO, L. História da cidade . São Paulo: Perspectiva, 2005. p. 592.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A reforma urbana de Haussmann em Paris, no século XIX, promoveu o redesenho do tecido urbano medieval por meio da abertura de largas avenidas radiais e diagonais, o que contribuiu para a modernização funcional da cidade.
PORQUE
II. O novo traçado viário implantado por Haussmann foi guiado por critérios de preservação do tecido urbano histórico e da valorização das preexistências urbanas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
O plano urbano de Riverside, elaborado por Frederick Law Olmsted, é um marco na história do urbanismo por articular conceitos de paisagismo, salubridade e organização residencial. Com um traçado que evita o modelo ortogonal típico das cidades industriais, o projeto se destaca por trabalhar a preservação da natureza, sendo esta utilizada como o elemento estruturador do espaço urbano por ele projetado (Figura 1).
Figura 1 – Planta do projeto do Loteamento de Riverside, 1868-1870
Fonte: https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/17.196/6226. Acesso em: 21 jul. 2025.
Considerando o texto apresentado, sobre o plano urbano de Riverside, analise as afirmativas a seguir:
I. A presença de áreas verdes distribuídas ao longo do loteamento reforça a proposta de integração entre natureza e moradia.
II. A estrutura urbana do plano favorece o trânsito rápido e linear entre pontos distantes, utilizando eixos retilíneos largos como base da circulação.
III. A composição geral do bairro propõe um ambiente suburbano planejado, com foco em qualidade de vida e distanciamento da lógica industrial urbana.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
O conceito de paisagem urbana
ultrapassa a simples descrição morfológica dos espaços construídos, envolvendo as sensações, experiências e percepções que esses ambientes geram nas pessoas que os utilizam. Ao compreender esse conceito, arquitetos e urbanistas são convocados a pensar o projeto urbano como ferramenta não apenas funcional, mas também sensível, artística e intencional nas alterações que suas ações projetuais propõe sobre o meio urbano.
Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. A paisagem urbana deve ser pensada apenas como um elemento visual, que se limita à composição estética das fachadas e monumentos urbanos.
II. O sentimento de pertencimento e a vitalidade dos espaços urbanos são efeitos que podem ser planejados intencionalmente por meio de projetos urbanos sensíveis e bem elaborados.
III. O planejamento da paisagem urbana envolve a criação de experiências espaciais que despertam sensações como acolhimento e imponência, influenciando diretamente a relação das pessoas com a cidade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Frederick Law Olmsted, reconhecido por seu trabalho pioneiro no desenho de parques e no planejamento urbano, aplicou princípios da paisagem natural em projetos que influenciaram fortemente a configuração de loteamentos residenciais. O plano do bairro de Riverside, próximo de Chicago, é um exemplo emblemático dessa abordagem (Figura 1). O traçado viário curvilíneo, a integração com o rio e a ênfase em áreas verdes expressam uma visão que contrasta com os modelos ortogonais industriais vigentes à época.
Fonte: adaptado de: https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/17.196/6226. Acesso em: 21 jul. 2025.
Figura 1 – Planta do projeto do Loteamento de Riverside, 1868-1870
Fonte: https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/17.196/6226. Acesso em: 21 jul. 2025.
Conforme o texto apresentado, sobre a concepção urbanística proposta por Olmsted em Riverside, assinale a alternativa correta:
Alternativas
A cada década que se passa a população se concentra em cidades, migrando de uma outra em busca de novas oportunidades de trabalho e de qualidade de vida. Devido a este deslocamento, e entre outros fatores, as cidades propiciam investimentos do setor imobiliário no espaço urbano, gerando novas áreas habitacionais, decorrente do parcelamento do solo.
ROLNIK, Raquel. O que é a cidade . São Paulo: Brasiliense, 1995.
Para controlar a expansão urbana. os munícipios precisam criar políticas urbanas de desenvolvimento.Em relação as políticas públicas que envolvem a criação de novos loteamentos, analise as afirmativas a seguir.
I. Políticas de Habitação de Interesse social.
II. Leis de preservação do meio ambiente.
III. Lei do Plano Diretor.
É correto o que se afirma em: