ATIVIDADE 2 – ARQ – ESTUDOS AMBIENTAIS URBANOS – 53_2025

QUESTÃO 1

Ao que corresponde à afirmação do texto, assinale a alternativa correta:

 

​A educação ambiental é um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, habilidades, experiências, valores e a determinação que os tornam capazes de agir, individual ou coletivamente, na busca de soluções para os problemas ambientais, presentes e futuros. A Constituição Federal brasileira de 1988 foi a primeira a incluir um capítulo dedicado inteiramente ao meio ambiente, onde afirma que para assegurar a efetividade do direito que todos temos com o meio ambiente, o Poder Público Deverá:

Alternativas
Alternativa 1 – promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
Alternativa 2 – reformular tratados e acordos, e evoluir na discussão sobre a busca de soluções e planejamentos para o desenvolvimento sustentável, em escala global.
Alternativa 3 – planejar a construção de sociedades sustentáveis.
Alternativa 4 – satisfazer as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.
Alternativa 5 – proteger e melhorar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras.
QUESTÃO 2

Recursos naturais são todos os elementos disponíveis na natureza que podem ser consumidos ou utilizados para a realização de outras atividades humanas, como a geração de energia. Em função da crise energética são valorizados projetos que privilegiem e racionalizem o uso de energia elétrica. Uma das formas de otimização e redução no consumo é o uso da iluminação e ventilação natural em complemento a artificial. A respeito deste tema leia as afirmações a seguir e marque a alternativa correta.

I- Em um projeto de edifícios de escritórios, para potencializar a iluminação natural, deve-se orientar as fachadas de forma que os raios solares possam penetrar profundamente, evitando o uso de iluminação artificial por algumas horas do dia.

II- Na iluminação lateral, a melhor disposição das janelas é aquela em que a claridade proveniente da abóboda celeste não se situa dentro do campo de visão durante a realização das atividades.

III- Os projetos de iluminação natural devem ser analisados também sob a ótica do conforto térmico, garantindo assim que o uso da iluminação natural não gere o aumento da temperatura ambiente e, consequentemente, o aumento no consumo de energia.​

Alternativas
Alternativa 1 – São corretas II e III, apenas.
Alternativa 2 – Apenas a afirmação I está correta
Alternativa 3 – Apenas a afirmação II está correta
Alternativa 4 – São corretas I e III, apenas.
Alternativa 5 – Todas as afirmações estão corretas.
QUESTÃO 3

Os impactos ambientais são resultado de ações antrópicas que causam modificações no meio em que vivemos. Sabendo disso, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – Impactos ambientais, assim como poluição ambiental, modificam o meio ambiente de modo negativo.
Alternativa 2 – Eles podem ser de caráter natural ou econômico.
Alternativa 3 – Os impactos ambientais diretos referem-se aos impactos decorrentes de uma ação inicial.
Alternativa 4 – A sobrecarga de elementos, no meio ambiente, é uma das causas de impactos ambientais.
Alternativa 5 – Enésima ordem é outro nome que se dá aos impactos ambientais diretos.
QUESTÃO 4

Sabemos que as metodologias de avaliação dos impactos ambientais devem identificar, prever a magnitude e interpretar a importância dos impactos ambientais. Sendo assim, qual das alternativas, a seguir, não é considerada um objetivo de uma AIA?

Alternativas
Alternativa 1 – Determinar se os impactos são decorrentes de fonte direta e indireta.
Alternativa 2 – Determinar se os impactos são decorrentes de fonte pontual ou difusa.
Alternativa 3 – Determinar a temporalidade do impacto.
Alternativa 4 – Determinar se os impactos são benéficos ou não.
Alternativa 5 – Devem ter linguagem clara e direta.
QUESTÃO 5

Os recursos naturais são aqueles cuja reprodução não pode ser feita pela atividade humana, podendo ser usados ou geridos, mas não produzidos. Além disso, não são estáticos, se expandem e se contraem em resposta às necessidades e às ações humanas.

 

GONZALES, B.C.; OLIVEIRA, B.G. Gestão em recursos naturais. Rio de Janeiro-RJ.: SESES, 2016. 136 p.

 

Considerando o excerto, avalie as afirmativas sobre os recursos naturais:

 

I. Os recursos naturais não renováveis são finitos.

II. Os recursos naturais renováveis são inesgotáveis.

III. Os recursos naturais são todos os elementos da natureza utilizados pelas atividades humanas.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 6

O princípio do desenvolvimento sustentável pode ser conceituado como o direito que os homens possuem para desenvolverem e realizarem suas potencialidades, individual e socialmente, bem como o direito de assegurar as mesmas condições favoráveis às futuras gerações. E o tripé do desenvolvimento sustentável é formado pelas dimensões social, econômica e ambiental, de modo a compatibilizar todas as atividades humanas com o meio ambiente.

Qual dos seguintes conceitos faz parte do tripé do desenvolviento sustentável, considerando as três dimensões: ambiental, social e econômica?

 

 

Alternativas
Alternativa 1 – Energias renováveis.
Alternativa 2 – Economia suficiente.
Alternativa 3 – Crescimento populacional.
Alternativa 4 – Desigualdade social.
Alternativa 5 – Conforto ambiental.
QUESTÃO 7

O conceito de desenvolvimento sustentável foi evoluindo desde sua consolidação e vários documentos importantes foram publicados estabelecendo uma base científica ao conceito. Foi na Conferência das Nações Unidas de Meio Ambiente e Desenvolvimento – CNUMAD (Rio 92) que a percepção de desenvolvimento sustentável foi consagrada. Assim, os compromissos firmados nessa conferência consolidaram a perspectiva de se redirecionarem os processos de crescimento vigentes para um novo modelo de desenvolvimento regido pela integração e sustentabilidade nas suas dimensões sociais, econômicas, ecológicas, geopolíticas e culturais. A Rio 92 ficou conhecida como a “Cúpula da Terra” e “chamou a atenção do mundo para a dimensão global dos perigos que ameaçam a vida no planeta e, por conseguinte, para a necessidade de uma aliança entre todos os povos em prol de uma sociedade sustentável”.

​Assim, assinale a alternativa correta que indica qual documento foi produto da Conferência das Nações Unidas e Meio Ambiente e Desenvolvimento –  CNUMAD (Rio 92):

Alternativas
Alternativa 1 – Agenda 2030.
Alternativa 2 – Agenda 21.
Alternativa 3 – Os 17 ODS: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Alternativa 4 – Internacionalização do debate sobre a educação ambiental.
Alternativa 5 – Reformular tratados e acordos sobre o meio ambiente e evoluir na discussão sobre a busca de soluções e planejamentos para o desenvolvimento sustentável, em escala global.
QUESTÃO 8

Ao que corresponde à afirmação do texto, assinale a alternativa correta:

​A educação ambiental é um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, habilidades, experiências, valores e a determinação que os tornam capazes de agir, individual ou coletivamente, na busca de soluções para os problemas ambientais, presentes e futuros. A Constituição Federal brasileira de 1988 foi a primeira a incluir um capítulo dedicado inteiramente ao meio ambiente, onde afirma que, para assegurar a efetividade do direito que todos temos com o meio ambiente, o Poder Público deverá:

Alternativas
Alternativa 1 – promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
Alternativa 2 – reformular tratados e acordos, e evoluir na discussão sobre a busca de soluções e planejamentos para o desenvolvimento sustentável, em escala global.
Alternativa 3 – planejar a construção de sociedades sustentáveis.
Alternativa 4 – satisfazer as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.
Alternativa 5 – proteger e melhorar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras.
QUESTÃO 9

O desenvolvimento urbano é o ato de planejar o crescimento das cidades de forma a garantir o acesso seguro, justo e digno da população aos serviços urbanos, como mobilidade, infraestrutura, saúde, educação e qualidade ambiental. Infelizmente, a fim de proporcional o desenvolvimento urbano, as práticas da remoção da vegetação aliada ao processo de impermeabilização dos solos podem ocasionar situações indesejáveis. Assinale a alternativa correspondente a consequência que a impermeabilização do solo urbano pode ocasionar em tempos chuvosos:

Alternativas
Alternativa 1 – A proliferação de processos erosivos
Alternativa 2 – O acúmulo de resíduos tóxicos na superfície
Alternativa 3 – O aumento médio das temperaturas
Alternativa 4 – A redução da disponibilidade de água
Alternativa 5 – A intensificação da inversão térmica
QUESTÃO 10

Recursos naturais são as riquezas naturais e que podem e são utilizadas direta ou indiretamente pelo ser humano para suprimento de suas necessidades físicas e culturais. Os recursos naturais são classificados em recursos naturais renováveis e não renováveis de acordo com o seu tempo de renovação em comparação com a escala de tempo humana. Com base nos recursos naturais estudados e, principalmente, os utilizados em projetos de arquitetura, assinale a alternativa que apresenta apenas recursos renováveis.

Alternativas
Alternativa 1 – Madeiras certificadas, tecidos a base de algodão, móveis em bambu.
Alternativa 2 – Matéria prima do vidro, madeiras certificadas e azulejos.
Alternativa 3 – Tecidos de algodão, carvão mineral e madeiras para cacharia.
Alternativa 4 – Combustíveis fósseis, concreto e vidro.
Alternativa 5 – Carvão, matéria prima do vidro e esquadrias de alumínio.
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