ATIVIDADE 2 – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO – 53_2025

QUESTÃO 1

O composto mercadológico, composto de marketing, mix de marketing ou também conhecido como 4Ps, refere-se a um conjunto de ferramentas para que as empresas, ao fazerem seu estudo e gestão, consigam atingir seus objetivos, interagindo e interferindo em seus mercados-alvo.

 

DAL, Jorge Van. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá – Pr.: Unicesumar, 2018.

 

Frente a isto, assinale a alternativa correta que contenha os 4Ps do marketing:

Alternativas
Alternativa 1 – Preço, Produto, Praça e Promoção.
Alternativa 2 – Preço, Produto, Praça e Processos.
Alternativa 3 – Produto, Preço, Parceria e Promoção.
Alternativa 4 – Preço, Produto, Processos e Parceria.
Alternativa 5 – Preço, Produto, Promoção e Pesquisa.
QUESTÃO 2
O termo Comunicação Integrada tem sido utilizado recentemente para designar a integração das atividades de propaganda, marketing e relações públicas de uma organização. No entanto, Lupetti (2009, p. 15) considera que esse conceito deve ser muito mais amplo.
DAL, Jorge Van. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá – Pr.: Unicesumar, 2018.

Diante de tal afirmação, analise as afirmativas a seguir.

I. Para que a comunicação integrada exista é preciso um árduo trabalho de análise, planejamento e aplicações de técnicas de avaliação.

II. O gerenciamento dessas atividades possibilita intervenções de todos os setores, combinando orientação, informação, fluxo de processos, colaboração e relacionamento das áreas envolvidas.

III. A comunicação integrada inclui em seu planejamento um programa de incentivo aos colaboradores no local de trabalho, para que seja possível a viabilização da missão e da visão organizacional.

É correto o que se afirma em.

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 3

A sociedade está baseada em uma nova estrutura, baseada em redes digitais, que criou não só um ambiente tecnológico, como também um novo espaço para troca de informações e relações humanas, que se chama ciberespaço. O avanço da tecnologia da informação e da comunicação permitiu o aparecimento de um novo componente.

DAL, Jorge Van. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2018 (adaptado).

Posto isso, assinale abaixo a alternativa correta que especifica esse novo componente.

Alternativas
Alternativa 1 – Rede bridge.
Alternativa 2 – Rede dial-up.
Alternativa 3 – Rede ARPANET.
Alternativa 4 – Rede baud rate.
Alternativa 5 – Rede telemática.
QUESTÃO 4

Muitas expressões são utilizadas como alternativas ao termo Comunicação Empresarial, por isso precisamos compreender quais são cada uma delas para fazermos o uso adequado do termo. Bueno (2009) explica que, principalmente nos cursos de Relações Públicas, tem-se denominado Comunicação Empresarial as atividades de comunicação que envolvem apenas as empresas públicas e privadas, deixando de fora nesse aspecto as entidades em geral, ONGs e autarquias. Para estas, foi denominado o termo Comunicação Organizacional. Se fosse para dar fim a essa separação, o termo Comunicação Organizacional contemplaria as duas atividades de comunicação, pois tanto empresas públicas ou privadas quanto as ONGs e outras instituições são consideradas Organizações.

DAL, Jorge Van. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá – Pr.: Unicesumar, 2018.

​No entanto, por maior uso e maior aceitação no ambiente profissional, convencionou-se o uso da expressão:

Alternativas
Alternativa 1 – Comunicação Interna para englobar os dois tipos de comunicação.
Alternativa 2 – Comunicação Pessoal para englobar os dois tipos de comunicação.
Alternativa 3 – Comunicação Coletiva para englobar os dois tipos de comunicação.
Alternativa 4 – Comunicação Gerencial para englobar os dois tipos de comunicação.
Alternativa 5 – Comunicação Empresarial para englobar os dois tipos de comunicação.
QUESTÃO 4

Muitas expressões são utilizadas como alternativas ao termo Comunicação Empresarial, por isso precisamos compreender quais são cada uma delas para fazermos o uso adequado do termo. Bueno (2009) explica que, principalmente nos cursos de Relações Públicas, tem-se denominado Comunicação Empresarial as atividades de comunicação que envolvem apenas as empresas públicas e privadas, deixando de fora nesse aspecto as entidades em geral, ONGs e autarquias. Para estas, foi denominado o termo Comunicação Organizacional. Se fosse para dar fim a essa separação, o termo Comunicação Organizacional contemplaria as duas atividades de comunicação, pois tanto empresas públicas ou privadas quanto as ONGs e outras instituições são consideradas Organizações.

DAL, Jorge Van. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá – Pr.: Unicesumar, 2018.

​No entanto, por maior uso e maior aceitação no ambiente profissional, convencionou-se o uso da expressão:

Alternativas
Alternativa 1 – Comunicação Interna para englobar os dois tipos de comunicação.
Alternativa 2 – Comunicação Pessoal para englobar os dois tipos de comunicação.
Alternativa 3 – Comunicação Coletiva para englobar os dois tipos de comunicação.
Alternativa 4 – Comunicação Gerencial para englobar os dois tipos de comunicação.
Alternativa 5 – Comunicação Empresarial para englobar os dois tipos de comunicação.
QUESTÃO 5

A comunicação é uma ferramenta de extrema importância para os gestores em seu cotidiano junto aos liderados. Para Martinelli e Ghisis (2006) “a comunicação, especialmente o ‘saber ouvir’, é um instrumento essencial para identificar as necessidades das outras partes presentes na negociação.

DAL, Jorge Van. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá – Pr.: Unicesumar, 2018 (adaptado).

​Sendo assim, em relação aos pontos necessários para ter uma forma de comunicação eficaz, avalie as afirmações a seguir.

I. Identificação e redução dos ruídos e interferências.

II. O feedback (ou realimentação) por meio do qual pode-se confirmar se a decodificação da mensagem, pelo receptor, deu-se da maneira esperada do emissor.

III. Fazer relações e reuniões semanais com as pessoas que estão envolvidas na organização.

IV. A escolha do canal adequado.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I.
Alternativa 2 – II.
Alternativa 3 – I, II e III.
Alternativa 4 – I, II e IV.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 6

O marketing empresarial pode ser utilizado para diferentes objetivos. Um desses objetivos pode ser divulgar uma marca, ou aumentar a venda de um produto, ou até mesmo fazer pesquisas de mercado para poder identificar e entender as necessidades do seu público alvo. Sendo assim, podemos afirmar que toda empresa que deseja se desenvolver, conquistar clientes e aumentar sua participação no mercado, precisa desenvolver ações de marketing para atingir esses objetivos. Para isso, as empresas costumam desenvolver suas estratégias levando em consideração os 4 P’s do Marketing.

Elaborado pelo professor, 2021.

Das opções abaixo, assinale corretamente aquela que apresenta os 4 P’s do Marketing.

Alternativas
Alternativa 1 – Pessoas, ponto, preço e precisão.
Alternativa 2 – Ponto, preço, promoção e produto.
Alternativa 3 – Pessoas, produto, promoção e praça.
Alternativa 4 – Ponto, precisão, promoção e pessoas.
Alternativa 5 – Produto, produtividade, promoção e preço.
QUESTÃO 7

Segundo o que estudamos na disciplina de Comunicação empresarial e negociação, um “plano de comunicação e seus objetivos dependem, em grande parte, dos recursos disponíveis para implantá-lo e executá-lo com eficiência.”

 DAL, Jorge Van. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá – Pr.: Unicesumar, 2018.

Das opções abaixo, assinale corretamente aquela que apresenta os recursos necessários para a comunicação empresarial.

Alternativas
Alternativa 1 – Tempo, poder e informação.
Alternativa 2 – Tempo, recursos diretos e dinheiro.
Alternativa 3 – Tempo, recursos humanos e dinheiro.
Alternativa 4 – Técnica, desenvolvimento e recursos humanos.
Alternativa 5 – Recursos humanos, recursos técnicos e tecnologia.
QUESTÃO 8

 A construção da imagem institucional da empresa, a adequação dos trabalhadores ao aumento da competição no mercado, o atendimento às exigências dos consumidores mais conscientes de seus direitos, a defesa dos interesses ante ao governo (lobby) e o encaminhamento de questões sindicais e relacionadas à preservação do meio ambiente, são objetivos de um meio de comunicação.

DAL, Jorge Van. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá – Pr.: Unicesumar, 2018 (adaptado).

O texto acima está relacionado a:

Alternativas
Alternativa 1 – Comunicação de Marketing.
Alternativa 2 – Comunicação Empresarial.
Alternativa 3 – Comunicação Publicitária.
Alternativa 4 – Comunicação Porta-voz.
Alternativa 5 – Comunicação Externa.
QUESTÃO 9

“É comum, em cursos de comunicação e expressão, ouvirmos dizer que a linguagem é uma característica humana que nos difere dos demais seres. Contudo, essa afirmação da linguagem como característica exclusiva dos seres humanos é questionável, pois até existem estudos que demonstram o uso de diversos tipos de linguagens na comunicação feita por e entre os outros animais, exceto os Homo Sapiens.”

 

 DAL, Jorge Van. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá – Pr.: Unicesumar, 2018.

 

A linguagem realmente faz parte da comunicação humana e podemos dizer que ela tem sido fundamental no desenvolvimento da nossa sociedade. Conforme vimos no livro da disciplina, assinale corretamente a alternativa que apresenta os tipos de linguagem utilizadas nas interações entre as pessoas.

Alternativas
Alternativa 1 – Linguagem falada e lnguagem dita.
Alternativa 2 – Linguagem verbal e linguagem normal.
Alternativa 3 – Linguagem normal e linguagem anormal.
Alternativa 4 – Linguarem não-verbal e linguagem direta.
Alternativa 5 – Linguagem verbal e linguagem não verbal.
QUESTÃO 10

Como toda atividade em ascensão, surgem também muitos equívocos e dúvidas quanto aos seus conceitos, contexto e histórico. E com o Marketing não é diferente: a cada dia aparecem novas palavras, novas propostas de conceitos e usos, mas o certo é que, apesar das constantes e acentuadas mudanças sociais e tecnológicas que vivemos, marketing é marketing.

 

DAL, Jorge Van. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá – Pr.: Unicesumar, 2018.

 

Assinale a alternativa correta quanto a DEFINIÇÃO de marketing:

Alternativas
Alternativa 1 – Marketing é a gestão de pessoas e de equipe.
Alternativa 2 – Marketing é a relação do estudo de bolsa de valores e suas características.
Alternativa 3 – Marketing refere-se apenas à venda de produtos de forma correta e adequada.
Alternativa 4 – Marketing é todo o processo que engloba apenas a fixação de preço de um produto.
Alternativa 5 – Marketing é o estudo do mercado, ou seja, as empresas que observam, analisam, monitoram e estudam o mercado estão praticando marketing.
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