ATIVIDADE 2 – EDU – TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL – 53_2025
Reforma da Escola Nova.
1ª Lei de Diretrizes e Bases.
Reforma Leôncio de Carvalho.
Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova.
Carga Magna dos Professores Brasileiros.
Rui Barbosa posicionou-se contra o ensino exclusivo da elite.
Rui Barbosa posicionou-se a favor do ensino exclusivo da elite.
Rui Barbosa posicionou-se a favor a escravidão e a educação ao povo.
Rui Barbosa posicionou-se contra a escravidão e a favor de educar o povo.
Rui Barbosa posicionou-se contra a escravidão e a favor do ensino exclusivo da elite.
I. Tradicionalmente, os aspectos práticos estariam relacionados a figuras políticas, pedagogos, cientistas, professores universitários.
II. Para o autor, a divisão entre prática e teoria pode ser interessante para compreender as fragilidades e atitudes dos alunos.
III. Os aspectos teóricos, tipicamente estão associados a conhecimentos desatados das maneiras em que a prática se encontra.
As afirmações I, II e III, são, respectivamente:
V, V, F.
F, F, V.
V, F, V.
F, V, F.
V, V, V.
Faria Junior ganhou fama internacional por abordar, na referida obra, a importância do estudo das teorias pedagógicas em educação, considerando seu valor como pesquisador no campo da história da Educação Física.
A obra de forma inédita buscou a relação entre a luta abolicionista e os questionamentos à estrutura política e educacional do país em meados de 1890. Evidenciando modalidades esportivas como o prisma da Educação Física.
O autor foi um dos principais personagens na luta contra as dificuldades legais, estruturais e pedagógicas que caracterizavam a educação brasileira e abordou em sua obra a relevância da ginástica como componente curricular.
De modo inédito a obra aproximou a organização das atividades propostas por professores de um conceito de aula mediada pelo planejamento e pela estruturação de seus elementos pedagógicos, vistos pelo prisma da Didática.
Farias Junior se destacou com essa obra por endossar a importância da educação para o momento social vivenciado pela sociedade brasileira e pela necessidade das práticas corporais serem tratadas por conhecimentos científicos vindos da fisiologia e da anatomia.
I. Apesar de ocorrer de forma “irreflexiva”, existia relação de ensino e aprendizagem entre os mais velhos e os mais jovens.
II. Era comumente possível reconhecer quando a educação estava acontecendo e quando não estava, era delimitável.
III. São exemplos de elementos da educação difusa: socialização, inculcação e aprendizagem.
Está correto o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I. Inezil Penna Marinho foi importante para o estudo das teorias pedagógicas em educação, considerando seu valor como pesquisador no campo da história da Educação Física.
II. Inezil Penna Marinho escreveu obras e artigos que abordaram, diretamente, a questão educacional de um ponto de vista, digamos, mais aproximado da prática.
III. Inezil Penna Marinho estudou o lazer e a recreação. Marinho assumia que a recreação e os jogos eram fundamentais para a Educação Física.
IV. Inezil Penna Marinho pautava sua ação por meio de um conceito bio-psico-socio-filosófico, no qual o prazer, o desenvolvimento integral e o aspecto educacional ficassem sempre ressaltados.
É correto o que se afirma em:
II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I. Neste período, os debates sobre os rumos políticos a serem adotados com vistas ao processo de redemocratização, levando em consideração as décadas em que nosso país esteve sob a égide de uma ditadura civil-militar.
II. Neste período evidenciou-se a estruturação e ampliação da pesquisa pós-graduada que levaram à instalação de uma crescente postura crítica em relação aos fundamentos das práticas e instituições educacionais.
III. Neste período evidenciou-se que os fundamentos sociopolíticos das questões educacionais também passaram a existir nos cursos de formação em Educação Física, gerando consequências formativas ainda hoje perceptíveis.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
V, F, F.
F, V, V.
V, V, V.
F, F, V.
F, V, F.
A EFE tem sua origem a partir do campo educacional, constituindo a necessidade de formar professores desvinculados aos conhecimentos da área da saúde.
A forma de atuar do professor de EFE, inicialmente, foi influenciada pelos conhecimentos provenientes das áreas da anatomia, fisiologia, biomecânica.
A ginástica foi uma das primeiras atividades da EFE, a qual possibilitou aos professores dessa prática uma atuação pedagógica semelhante aos outros professores da escola.
Com a novidade do esporte enquanto uma prática corporal da EFE, no século XX, vemos a posição pedagógica dos professores da área igual aos demais docentes da escola.
Em todos os momentos na EFE em que as ênfases a uma prática corporal se alternaram para outras, tais atividades eram ensinadas diferentemente dos contextos não escolares.
Educação Física Cultural, publicada em 1934 por Annibal Silveira; Educação Physica, publicada em 1935 por Mário Ramos; e, Pedagogia da Autonomia, publicada em 1938 por Elenor Kunz.
Educação Physica, publicado em 1930 por Fernando Marinho; Educação Física, publicado em 1936 por Mário Ramos; e, Pedagogia da Autonomia, publicada em 1938 por Elenor Kunz.
Educação Física Cultural, publicada em 1930 por Fernando Marinho; Educação Physica, publicado em 1936 por Elenor Kunz; e, Pedagogia da Educação Física, publicado em 1939 por José Aquino.
Educação Physica, publicado em 1932 por Annibal Silveira; Educação Física Cultural, publicado em 1937 por Fernando Marinho; e, Pedagogia da Educação Física, publicado em 1939 por José Aquino.
Educação Physica, publicado em 1930 por Annibal Silveira; Educação Física, publicado em 1936 por Mário Ramos; e, Pedagogia da Educação Física, publicado em 1939 por José Aquino.
John Dewey, Paulo Freire e Maria Montessori.
José Gimeno Sacristán, Celestin Freinet e Edouard Claparède.
Johann Friedrich Herbart, Maria Montessori e Demerval Saviani.
Maria Montessori, John Dewey e Celestin Freinet.
Paulo Freire, Johann Friedrich Herbart e Edouard Claparède

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.