ATIVIDADE 2 – GFIN – GESTÃO DE PROJETOS – 53_2025

QUESTÃO 1

Uma empresa do setor automobilístico está investindo em capacitação para seus gerentes de projetos, buscando aprimorar não só o domínio técnico, mas também as competências comportamentais necessárias para liderar equipes multidisciplinares. Diante disso, o gerente de projetos foi orientado a desenvolver habilidades relacionadas à liderança, organização, comunicação e administração de conflitos, além de conhecer ferramentas e técnicas da área.

Considerando essa situação, qual alternativa descreve corretamente o perfil esperado de um gerente de projetos conforme as melhores práticas em gestão?

Alternativas
Alternativa 1 – O gerente de projetos deve evitar envolvimento direto com a equipe, para não comprometer sua imparcialidade na tomada de decisões.
Alternativa 2 – O gerente de projetos deve restringir sua atuação à definição de metas e prazos, delegando os demais aspectos à equipe técnica.
Alternativa 3 – O gerente de projetos deve se concentrar apenas na execução técnica das tarefas, sem se preocupar com aspectos comportamentais ou de liderança.
Alternativa 4 – O gerente de projetos precisa dominar apenas as ferramentas de controle orçamentário, sendo dispensável o desenvolvimento de habilidades interpessoais.
Alternativa 5 – O gerente de projetos deve atuar como planejador, organizador, líder e administrador de interfaces, além de possuir conhecimento técnico e estratégico sobre a área.
QUESTÃO 2
No contexto da metodologia ágil, uma gama de abordagens metodológicas para a gestão de projetos é considerada, com destaque para o Scrum. O Scrum é um arcabouço conhecido por sua natureza iterativa e incremental, criando um ambiente propício para lidar com desafios que apresentam complexidade intrínseca e requerem adaptabilidade. Além disso, o Scrum é uma ferramenta versátil aplicável no planejamento, gestão e desenvolvimento de diversos produtos (CRUZ, 2015). Essa abordagem é viabilizada por meio de protocolos formais que fazem parte da estrutura fundamental do Scrum.

​OSHITA, Marcela Gimenes Bera. Gestão de Projetos. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019.

Considerando os eventos do Scrum, analise as alternativas abaixo:

I. Reunião de planejamento da Sprint, reunião diária e a reunião de revisão da Sprint.

II. Reunião de coleta de requisitos, reunião de planejamento e a reunião de entrega

III. Reunião diária, reunião de revisão da Sprint e a reunião de entrega

IV. Reunião de planejamento da Sprint, reunião diária, reunião de revisão da Sprint e a retrospectiva da Sprint.

Assinale a alternativa que apresenta todos os eventos realizados em uma equipe que utiliza o Scrum.

Alternativas
Alternativa 1 – I, II, III e IV.
Alternativa 2 – II e IV apenas.
Alternativa 3 – I e III apenas.
Alternativa 4 – IV apenas.
Alternativa 5 – I apenas.
QUESTÃO 3

As principais restrições de um projeto são o prazo, o custo e a qualidade, alcançados pelo cumprimento de um escopo definido, projetado, especificado e que é a expectativa do cliente.

RAMOS, F.M.P.F.; PAGANOTTI, J.A.; PIUS, M.A. A interface na gestão de escopo, prazo, custo e qualidade em projetos. Boletim Técnico da Faculdade de Tecnologia São Paulo, v.24, 2008. (Adaptado)

Com base no exposto, analise a situação: Uma indústria de implementos agrícolas precisa que seus projetos sejam avaliados e seus resultados monitorados, para que sejam concluídos no prazo.

Elaborado pela professora, 2023.

Com base nesta situação e a respeito das atividades que podem ser utilizadas pelo responsável do gerenciamento de projetos da indústria citada, avalie as afirmativas a seguir:

I.Acompanhamento por meio da linha de base dos projetos.

II. Elaboração do caminho crítico para as atividades do projeto.

III. Monitoramentos periódicos, principalmente dos marcos, para verificar o cumprimento do cronograma.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas
Alternativa 2 – III, apenas
Alternativa 3 – I e II, apenas
Alternativa 4 – II e III, apenas
Alternativa 5 – I, II e III
QUESTÃO 4
No âmbito do gerenciamento de projetos, um processo bem estruturado é crucial para alcançar com sucesso os objetivos estabelecidos. Conforme destacado pelo PMI (2017), o gerenciamento de projetos envolve uma série de processos lógicos para atingir metas específicas. Para alcançar tais metas, o projeto percorre uma série de etapas que desempenham um papel fundamental em sua conclusão. Essas etapas compõem um ciclo vital que abrange desde a definição das bases até a conclusão do projeto, garantindo uma gestão eficaz de recursos e resultados. Além disso, cada etapa contribui para a construção progressiva do projeto, permitindo uma abordagem sistemática e orientada a objetivos para o sucesso do empreendimento.
PMI (Project Management Institute). Um Guia do Conjunto de conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). 6. ed. Newtown Square, 2017.

Dado o contexto e a aprendizagem da disciplina, quais são as três principais etapas do gerenciamento de projetos

Alternativas
Alternativa 1 – Iniciação, acompanhamento e controle.
Alternativa 2 – Planejamento, execução e aprovação.
Alternativa 3 – Planejamento, execução e encerramento.
Alternativa 4 – Planejamento, monitoramento e feedback.
Alternativa 5 – Estabelecimento de metas, análise de riscos e entrega final.
QUESTÃO 5

No ambiente dinâmico da gestão de projetos, o papel do gerente de projetos vai além da simples coordenação de tarefas e recursos. Ele atua como um líder estratégico, responsável por garantir que os objetivos do projeto sejam atingidos dentro dos prazos, custos e qualidade esperados. Para isso, é essencial que possua competências técnicas, comportamentais e de gestão, equilibrando habilidades analíticas e interpessoais para lidar com equipes multidisciplinares, stakeholders e desafios inesperados. A comunicação eficaz, a tomada de decisão assertiva e a capacidade de adaptação a cenários incertos são aspectos fundamentais para a condução bem-sucedida de um projeto. Além disso, competências como negociação, resolução de conflitos e pensamento crítico tornam-se diferenciais para garantir a colaboração entre os envolvidos e a mitigação de riscos ao longo do ciclo de vida do projeto. Diante disso, compreender o papel e as competências do gerente de projetos é essencial para a eficácia da gestão e a entrega de resultados alinhados às expectativas organizacionais.

Fonte: OSHITA, M. G. B. Gestão de Projetos. Maringá, Unicesumar, 2019.

Considerando o texto apresentado e as competências do gerente de projetos, analise as afirmativas a seguir:

I. O gerente de projetos deve possuir habilidades de liderança para engajar a equipe e alinhar as expectativas dos stakeholders, garantindo que todos os envolvidos compreendam os objetivos e contribuições esperadas ao longo do projeto.

II. A comunicação eficaz é uma competência essencial para o gerente de projetos, pois permite a transmissão clara de informações, a negociação de prazos e recursos, além da resolução de conflitos que possam surgir entre os membros da equipe.

III. A capacidade de gestão de riscos é dispensável, pois o sucesso de um projeto depende exclusivamente da eficiência operacional e do cumprimento do cronograma estabelecido.

IV. O gerente de projetos deve demonstrar adaptabilidade e pensamento crítico, ajustando estratégias e soluções conforme novas demandas ou desafios emergem ao longo do desenvolvimento do projeto.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – III, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
“A estrutura organizacional possibilita a diferenciação e estruturação das atividades, por meio do seu agrupamento, por afinidade em diretorias, departamentos, divisões entre outros, que espelham a forma da empresa em cumprir suas tarefas. Isto é, os mecanismos de autoridade e decisão diferenciados em importância e autonomia por meio do seu posicionamento em níveis hierárquicos. Neste sentido, há alguns tipos de estruturas organizacionais, dentre elas: a funcional, a projetizada e a matricial” (Oshita, 2019, p. 94).

Fonte: OSHITA, M. G. B. Gestão de Projetos. Maringá: UniCesumar, 2019.

Sobre as estruturas organizacionais, analise as afirmativas a seguir:

I. Na estrutura funcional, cada empregado possui um superior bem definido e está restrito em áreas especializadas. A estrutura projetizada focaliza seus trabalhos nos projetos. Estruturas matriciais ficam entre as Funcionais e as Projetizadas.

II. Na estrutura funcional, o gerente de projetos tem pouca ou nenhuma autoridade sobre a disponibilidade de recursos e o projeto. Na estrutura projetizada, os gerentes de projetos possuem grande independência e com alta a quase total autoridade sobre a disponibilidade de recursos. Na estrutura matricial, o projeto pode utilizar toda a capacidade técnica da empresa.

III. Na estrutura funcional, o cliente é o foco da atividade e preocupação. Na estrutura projetizada, é certo o que acontecerá com a equipe do projeto quando este terminar. Nas estruturas matriciais, sempre há competição entre os diferentes gerentes pelos recursos técnicos disponíveis na empresa.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas. (Gabarito Oficial)
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – II e III, apenas.
QUESTÃO 7
Na disciplina de gestão de projetos, a coleta de requisitos é uma fase crucial que envolve a identificação e documentação das necessidades e expectativas dos stakeholders para o projeto. Compreender como conduzir eficazmente esse processo pode influenciar diretamente na definição e no sucesso do projeto. De acordo com o PMI, 2017 a coleta de requisitos é um processo que visa capturar elementos essenciais que direcionam o desenvolvimento do projeto.
PMI (Project Management Institute). Um Guia do Conjunto de conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). 6. ed. Newtown Square, 2017.


De acordo com o contexto e a aprendizagem da disciplina, qual alternativa apresenta o objetivo primordial da coleta de requisitos?

Alternativas
Alternativa 1 – Definir a estrutura da equipe de projeto.
Alternativa 2 – Identificar fornecedores para os recursos do projeto.
Alternativa 3 – Capturar, documentar e analisar as necessidades e expectativas dos stakeholders.
Alternativa 4 – Priorizar a coleta de requisitos técnicos em detrimento dos requisitos de negócios, uma vez que estes últimos tendem a ser mais subjetivos.
Alternativa 5 – Coletar apenas os requisitos dos stakeholders internos, já que suas necessidades tendem a ser mais relevantes para o projeto.
QUESTÃO 8
Você foi contratado para exercer a atividade de gerente do projeto Beta em uma empresa de desenvolvimento de produtos de alta tecnologia. Assim, após o recrutamento e seleção dos profissionais que serão parte da equipe do projeto, você inicia o planejamento do escopo e lança o primeiro desafio à equipe, para que descrevessem o escopo do produto e o escopo do projeto.
Elaborado pelo professor, 2018.
Diante o caso hipotético, analise as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas:


I. O escopo do projeto e escopo do produto são os mesmos, não há diferença entre ambos.

PORQUE

II. Tanto o escopo do projeto quanto o escopo do produto referem-se ao trabalho a ser realizado para entregar o produto ou serviço.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9

Uma organização do setor da construção civil está enfrentando dificuldades para entregar um empreendimento dentro do orçamento e do prazo previstos. A equipe identificou que parte dos problemas ocorreu por falta de alinhamento entre as expectativas dos clientes e o que estava sendo realmente planejado e executado, além da ausência de um acompanhamento sistemático dos riscos envolvidos.

Diante desse cenário, qual alternativa apresenta o fator que pode ser considerado crítico para o sucesso de um projeto?

Alternativas
Alternativa 1 – Executar as tarefas sem qualquer plano formal ou registro de decisões.
Alternativa 2 – Realizar o projeto sem considerar as expectativas das partes interessadas.
Alternativa 3 – Focar somente no cumprimento das atividades técnicas, desconsiderando o contexto organizacional.
Alternativa 4 – Depender exclusivamente da experiência prévia dos funcionários para resolver problemas durante a execução.
Alternativa 5 – Garantir o apoio da alta administração, gerenciar as expectativas das partes interessadas e acompanhar riscos e objetivos do projeto.
QUESTÃO 10
O gerenciamento de projetos abarca uma variedade de elementos essenciais, como a coordenação de equipes, a implementação de tecnologias, a análise de aspectos comerciais, a avaliação e mitigação de riscos, bem como o gerenciamento das expectativas das partes interessadas. Essa atividade multifacetada pode ser comparada a um verdadeiro malabarismo, em que o gerente de projetos se vê constantemente equilibrando várias tarefas simultaneamente, mantendo todas as partes em movimento harmonioso em direção aos objetivos estabelecidos.

Sobre os fatores críticos de sucesso de um projeto, para ter êxito, o Gerente de Projetos deve ser capaz de:

Alternativas
Alternativa 1 – Ignorar o retrabalho e gerenciar os riscos do projeto.
Alternativa 2 – Alocar 100% do tempo disponível de seus membros da equipe para tarefas do projeto, e agendar pessoas multitarefas por mais de 80% do tempo.
Alternativa 3 – Investir no aprendizado e criar tempo de treinamento no cronograma, além do tempo disponível.
Alternativa 4 – Planejar reservas de contingência e criar um Caixa 2″ paralelo ao orçamento.
Alternativa 5 – Definir critérios de sucesso do projeto, escrever um plano e descompactar as tarefas.
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