ATIVIDADE 2 – GH – ACREDITAÇÃO HOSPITALAR – 54_2025

Questão 1

Uma avaliação (seja para finalidade de Acreditação, Manutenção da Acreditação ou Upgrade do nível de Acreditação) é onde as atividades e processos da organização são verificadas em relação aos padrões e requisitos da metodologia escolhida. A avaliação é realizada por um time de profissionais qualificados e experientes do mesmo setor, os chamados Avaliadores.

Elaborada pela professora, 2021

Sobre o processo de avaliação de Acreditação Hospitalar, analise as afirmações:

I. A empresa que cuida das avaliações, analisa as várias estratégias que são aplicadas nas instituições hospitalares, visando as que atendem aos padrões relativos aos sistemas e funções-chave, sendo elas, os cuidados aos pacientes, controle das infecções, gerenciamento de ambiente, gerenciamento de recursos humanos e a garantia de qualidade.

II. O levantamento in loco pelos avaliadores geralmente é consultivo e educacional e, normalmente, os avaliadores são capazes de oferecer recomendações quanto às “melhores práticas” realizadas em outras instituições semelhantes, ou fazer sugestões sobre abordagens de qualidade que a instituição deseje adotar no futuro.

III. Além da análise de documentos, os avaliadores costumam entrevistar os diretores e responsáveis da instituição, médicos, funcionários e pacientes, a fim de determinar as habilidades e performance.

IV. As conclusões da avaliação após analisadas são de classificar e indicar se um hospital ou centro de saúde ascende aos padrões aceitáveis de conformidade, sendo assim lhe creditado a acreditação.

V. Nas visitas para avaliações são analisados vários critérios e setores que englobam as funções hospitalares.

Assinale a opção CORRETA:

Alternativas
Alternativa 1:

As afirmações II, IV e V estão corretas.

Alternativa 2:

As afirmações II, III e V estão corretas.

Alternativa 3:

As afirmações I, III e IV estão corretas.

Alternativa 4:

As afirmações I, IV e V estão corretas.

Alternativa 5:

Todas as afirmações estão corretas.

Questão 2

Leia as afirmativas a seguir:

I. Os indicadores podem ser conhecidos, também, como itens de controle e são utilizados nos programas de qualidade, auxiliam nos processos de acreditação hospi talar e as normas ISO. Indicador é uma unidade de medida de uma atividade ou de uma medida que pode ser usada como guia para monitorar e avaliar cuidados providos aos paciente e/ou as atividades, que dão suporte para estes cuidados.

II. Para elaborarmos um indicador não é relevante a conhecer o conhecer o problema apresentado.

III. A fórmula que descreve como deve ser calculado o indicador, deve ser de fácil compreensão, proporcionando a obtenção de um resultado facilmente comparável com valores predeterminados, apoiando assim o processo decisório.

IV. O objetivo principal do indicador é apresentar apenas as causas mais significativas do processo e dar priodade à esses dados.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

I e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 3
A auditoria é o processo de verificação que avalia a adequação do serviço às normas de alguma acreditação/certificação. Este processo tem como objetivo garantir a qualidade do atendimento prestado e a segurança do paciente.
GASPARI, V. P. P.; TIRONE, N. M. Acreditação hospitalar. Maringá: Unicesumar, 2018.
​Quando um auditor, seja ele interno ou externo, está avaliando questões pertinentes à (1) área física, (2) distribuição de equipamentos e (3) qualidade das atividades desenvolvidas pela empresa, ele está avaliando, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:

Estrutura, insumo e processo.

Alternativa 2:

Processo, insumo e estrutura.

Alternativa 3:

Insumo, estrutura e processo.

Alternativa 4:

Estrutura, processo e estrutura.

Alternativa 5:

Estrutura, estrutura e processo.

Questão 4

A NBR ISO 9.000 é a mais usada e a mais importante rede mundial de institutos de padronização, reunindo entidades de 148 países e representada, no Brasil, pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Sua principal referência é a ISO 9000, que representa um conjunto de normas ISO 9000, 9001, 9004 e 19011.

​Elaborada pelo professor, 2021.


​Com relação a ISSO 9000, é correto afirmar que:

Alternativas
Alternativa 1:

A ISO 9.000 não tem como objetivo a satisfação plena dos clientes.

Alternativa 2:

A ISO 9.000 não pode ajudar a alavancar organizações e sim organizar os seus processos.

Alternativa 3:

A ISO 9.000 possui otimização dos processos internos, porém não se faz necessário controles de riscos.

Alternativa 4:

A ISO 9.000 não se aplica a todos os tipos de organizações, dependendo das características específicas.

Alternativa 5:

A ISO 9.000 está relacionada às orientações básicas para a implantação dos sistemas de gestão de qualidade, diretrizes para auditorias, controle de riscos etc. Esse sistema fornece técnicas para otimização de processos internos, objetivando a satisfação plena de seus usuários. Indica solidez, credibilidade, responsabilidade e excelência nos procedimentos adotados no hospital.

Questão 5

Como é de praxe, conhecemos a velha frase: “toda mudança gera resistência”. Mudar um serviço de saúde em diversos segmentos de sua estrutura para atingir uma certificação, necessita do envolvimento de todos, ou seja, da superintendência, passando pela equipe de médicos e enfermeiros, até chegar nos funcionários de serviços de suporte como lavanderia, higienização, cozinha.

GASPARI,V. P. P; TIRONE, N. M. Acreditação Hospitalar. Maringá: Unicesumar, 2018.

​Considerando a situação mencionada sobre os desafios na implantação de programas de qualidade e na obtenção da acreditação, a seguir, analise as afirmações:

I. Resistência dos profissionais no processo de mudança organizacional é o mais relevante e mais ainda superior ao da acreditação.

II. Como numa organização hospitalar, as equipes e setores são formadas por pessoas, que possuem características pessoais intrínsecas, valores incorporados a sua conduta, posicionamentos em relação a diversos temas e suas próprias individualidades, tudo isso pode influenciar nas ações e atitudes dos colaboradores em manter ou não os padrões da acreditação.

III. A resistência a mudança é muito associável ao ser humano de maneira geral, pois o comodismo satisfaz grande parte dos colaboradores em sua maioria.

IV. Atuação do líder, em notar qual o ponto de resistência e aplicar soluções assertivas, de modo a direcionar os colaboradores e redirecionar as normas para que haja uma adesão à mudança.

V. Não envolvimento de algumas categorias profissionais, principalmente, durante o processo de capacitação, relacionada também à questão cultural.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I apenas.

Alternativa 2:

I e II apenas.

Alternativa 3:

III e IV apenas.

Alternativa 4:

II, III e V.

Alternativa 5:

Todas as alternativas.

Questão 6
No Brasil, o Sistema Hospitalar é caracterizado pela precariedade em procedimentos e recursos, levando à falta de qualidade nos serviços prestados aos pacientes. Essa realidade pode ser explicada, em parte, por deficiências no sistema de gestão hospitalar. Nesse contexto, a difusão e a implantação do Sistema de Acreditação Brasileiro, coordenado pela ONA – Organização Nacional de Acreditação, têm se mostrado uma importante iniciativa. Apesar dos esforços de estruturação deste Sistema de Acreditação, muitos hospitais encontram dificuldades para implantar os requisitos deste sistema de gestão.
ALÁSTICO, G. P.; TOLEDO, J. C. de. Acreditação Hospitalar: proposição de roteiro para implantação. Revista Gestão & Produção, v. 20, n. 4, p. 815-831, 2013.
Desse modo, cabe destacar que o Ministério da Saúde tem sido um grande incentivador dos programas aplicados à saúde, ao passo que o Programa de Acreditação Hospitalar faz parte desses esforços. Considerando as informações apresentadas, sobre o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar (MBAH), é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:

A MBAH caracteriza-se por ser um referenciamento sobre a existência de instrumentos para referenciar e contrarreferenciar usuários.

Alternativa 2:

A MBAH baseia-se na existência de tecnologias para troca de informações e existência de registro regular dos encaminhamentos realizados.

Alternativa 3:

Trabalha visando uma análise comparativa da coordenação de cuidados entre equipes, solicitação e agendamento de exames e consultas básicas.

Alternativa 4:

A MBAH tem como objetivo avaliar a coordenação do cuidado no âmbito da atenção saúde em um sistema de planejamento de assistência individual.

Alternativa 5:

Por meio do Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar se da à apresentação de todo o processo e etapas para a Acreditação nas Instituições de Saúde e as vantagens que a instituição acreditada possuirá por meio de um certificado de qualidade.

Questão 7
Segundo o modelo brasileiro, um hospital pode ser certificado em três diferentes níveis de complexidade. O nível 1 (acreditação) é caracterizado pela ênfase na segurança, e verifica o atendimento de requisitos formais, técnicos e de estrutura conforme a legislação correspondente. O nível 2 (Acreditação Plena) tem foco nos processos e avalia a gerência dos processos e suas interações sistêmicas e  pressupõe um sistema de medição de desempenho e ações de educação para melhoria desses processos. O nível 3 (Acreditação com Excelência) tem foco nos resultados e avalia a existência de políticas de melhoria contínua do desempenho organizacional a partir das medições internas e comparações externas.
MENDES, G. H. de S.; MIRANDOLA, T. B. de S. Acreditação hospitalar como estratégia de melhoria: impactos em seis hospitais acreditados. Revista Gestão & Produção, v. 22, n. 3, p. 636-648, 2015.
Diante disso, vale comentar que a palavra acreditação pode ser definida como sendo a declaração, por parte de uma entidade independente, de que determinado organismo de certificação ou inspeção age em conformidade e com os requisitos previamente estabelecidos para a sua atuação, demonstrando a competência necessária para realizar as suas atividades. A partir das informações apresentadas, sobre o tema acreditação, a seguir analise as afirmações:I. Quando uma instituição é acreditada ela se torna digna de confiança.

II. É um procedimento de avaliação dos recursos institucionais voluntário feito por iniciativa da organização.

III. A acreditação tende a garantir a qualidade da assistência com base em padrões predefinidos, legitimados internacionalmente, visando à melhoria do seu desempenho.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 8
De modo geral, a acreditação é um processo de avaliação de organizações que prestam serviços na área da saúde. Vale ressaltar que esse processo avalia o serviço de saúde e não necessariamente os profissionais que ali trabalham. Assim, esse selo de “aprovação” pode ser tanto nacional quanto internacional. Inclusive, ambos podem ser obtidos por uma mesma empresa, sendo uma escolha da administração decidir qual decisão é a mais vantajosa.
GASPARI, V. P. P.; TIRONE, N. M. Acreditação hospitalar. Maringá: Unicesumar, 2018.


​A partir dos seus conhecimentos em acreditação hospitalar, assinale a alternativa que contemple o objetivo deste processo:

Alternativas
Alternativa 1:

Estimular o desenvolvimento e a qualidade dos serviços de saúde.

Alternativa 2:

Instruir os gestores em como gerir as empresas de saúde para melhorar o lucro e garantir mais investimentos.

Alternativa 3:

Fiscalizar as empresas de saúde, a fim de aplicar multas e punições caso não cumpram as regras impostas pelas instituições acreditadoras.

Alternativa 4:

Padronizar os serviços prestados pela empresa, contendo gastos com os pacientes dos serviços públicos e aumentando o investimento nos particulares.

Alternativa 5:

Melhorar o atendimento nos serviços de saúde, em especial para aqueles que atendem pacientes particulares, não sendo um processo viável para pacientes do SUS.

Questão 9

Os 5 porquês consistem em uma bateria de questionamentos na busca da causa raiz. Esta técnica foi utilizada pela Toyota no final dos anos 50. Os questionamentos contribuem para estabelecer um fluxo lógico e eficaz para eliminação da causa raiz, ou seja, minimiza ou elimina a causa priorizada e, consequentemente, o problema prioritário para que, assim, melhore o desempenho do processo, fazendo que os resultados sejam alcançados (TRONCHIN et al., 2012).

GASPARI,V. P. P; TIRONE,N. M. Acreditação Hospitalar. Maringá: Unicesumar, 2018.


A ferramenta 5W2H é:

Alternativas
Alternativa 1:

Utilizada na melhoria de processos, e o What significa o que deverá ser feito, ou seja, a descrição da solução escolhida.

Alternativa 2:

Utilizada para apoiar o planejamento das ações de melhoria dos processos, e o When significa identificar quem é o responsável pelo problema identificado, as causas e as ações de melhoria.

Alternativa 3:

Utilizada para apoiar a análise SWOT, e o where significa perguntar onde estão localizados os pontos fortes e fracos da organização, ou seja, identificar as áreas e as atividades que merecem atenção.

Alternativa 4:

A base para a elaboração do planejamento estratégico de uma organização, e o Who significa quanto deverá custar, ou seja, corresponde a uma estimativa do investimento necessário para se realizar a atividade.

Alternativa 5:

Utilizada para desenhar processos de gerenciamento, e o How Much significa quanto tempo irá durar cada um dos processos de gerenciamento e, dessa forma, é possível identificar possibilidades de redução do tempo total.

Questão 10
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma das mais importantes entidades brasileiras ligadas à ratificação da qualidade dos serviços de saúde no país. Estão entre as vantagens no reconhecimento oficial por parte desta instituição o aprimoramento da gestão, maximização da segurança para pacientes e profissionais da saúde, melhoria na qualidade da assistência prestada, além da valorização da marca. O processo de acreditação da ONA passa por duas etapas: diagnóstico organizacional e certificação.
​GASPARI, V. P. P.; TIRONE, N. M. Acreditação hospitalar. Maringá: Unicesumar, 2018.
Baseando-se no contexto, analise a seguinte situação:Após a visita de uma Instituição Acreditadora credenciada, a clínica gerida por você recebeu um relatório, descrevendo que havia utilização de sistemas de aferição da satisfação dos clientes (internos e externos) e existência de um programa institucional da qualidade e produtividade implantado, com evidências de impacto sistêmico. De acordo com o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, esse estabelecimento foi avaliado como:

Alternativas
Alternativa 1:

Nível 1.

Alternativa 2:

Nível 2.

Alternativa 3:

Nível 3.

Alternativa 4:

Nível 4.

Alternativa 5:

Nível 5.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.