ATIVIDADE 2 – GQ – NORMAS E PROCESSOS DE CERTIFICAÇÃO – 53_2025
Fonte: Disponível em: https://abracopel.org. Acesso em 20 jun. 2023 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. As normas elaboradas e difundidas em nível internacional são mais exigentes, porque precisam de lei de aprovação.
II. As normas elaboradas e difundidas em nível nacional não são todas obrigatórias, visto que a adesão é, normalmente, voluntária, variando em função das transações comerciais estabelecidas.
III. As normas elaboradas e difundidas em nível empresarial têm como objetivo servir como orientação para as diversas etapas dos processos.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Com base no parágrafo acima, assinale a alternativa correta que expressa de qual etapa do processo de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade refere-se o escopo.
Planejamento.
Projeto do sistema.
Cultura de qualidade.
Conhecimento da norma.
Levantamento de necessidades.
Considerando o texto apresentado e as características que um padrão deve ter, avalie as afirmações a seguir.
II. Um padrão deve ser prático e de fácil revisão.
III. Um padrão deve ser escrito com foco em quem vai utiliza-lo.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta:
Para que uma norma seja criada, é essencial o consenso e a aprovação de um organismo certificador reconhecido, que vai determinar por meio de regras ou diretrizes os atributos mínimos necessários para o atingimento de um nível de qualidade determinado como adequado para determinado ramo de atuação.
Criar normas, é essencial o consenso e a aprovação de um organismo certificador reconhecido, que vai determinar por meio de regras ou diretrizes os atributos mínimos necessários para o atingimento de um nível de qualidade, e a criação de uma norma, pode ser feita apenas para indústrias automotivas.
A criação de uma norma, não necessita de uma aprovação de um organismo certificador reconhecido, pois qualquer organização tem o poder de criar normas, com base na sua estrutura e processos organizacionais.
Não há como criar uma norma, haja visto que o organismo certificador, apenas estrutura normas já existentes e modifica algumas regras, diretrizes e também atributos necessários para atualizações.
Nenhuma das alternativas acima estão corretas
Para implementação de normas de sistema de gestão, vimos que o ciclo do PDCA é fundamental para tal aplicabilidade, pois, a partir dele, teremos as etapas de planejamento, ação, resultados e ações corretivas, que irão sempre proporcionar à organização a melhoria contínua.
Em relação à aplicação do Ciclo PDCA avalie as afirmações abaixo.
I – O Ciclo PDCA consiste em uma sequência de passos utilizada para controlar qualquer processo definido;
II – É uma ferramenta de qualidade que auxilia na organização de processo de implementação de melhorias, dando uma diretriz para a condução dos projetos e dos
III – É também utilizada para facilitar a tomada de decisões visando garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência dos estabelecimentos e, embora simples, representa um avanço sem limites para o planejamento eficaz
IV – A empresa deve escolher a etapa que melhor se adapta a sua realidade e diretrizes organizacionais e aplicá-la. Por exemplo, dependendo do ramo de negócio, a empresa deve aplicar somente a etapa do P – planejar, não precisando rodar o ciclo completo para se ter o resultado esperado.
É correto o que se afirma em:
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas
II, III, IV, apenas.
I, II, III e IV.
Padronização para a empresa, padronização para o cliente e padronização para o processo.
Padronização para o sistema, padronização para a atividade e padronização para o modelo.
Padronização para o colaborador, padronização para serviço e padronização para o departamento.
Padronização para a execução, padronização para o planejamento e padronização para a estratégia.
Padronização para a segurança, padronização para a melhoria e padronização para a qualidade.
De acordo com a International Organization for Standardization – ISO, as normas devem ser analisadas por um processo chamado systematic review no máximo a cada cinco anos para determinar se devem ser mantidas, emendadas, revisadas ou descartadas. Esse processo tem o objetivo de manter as normas atualizadas para que atendam o mercado e as suas partes interessadas, como dirigentes de organizações, gestores da qualidade, provedores de capacitação, consultores e auditores, entre outros. Além disso, a Norma ISO 9001 é de extrema relevância para uma Gestão de Mudança, visto que essa norma é capaz de unificar uma gestão de crise com a de oportunidades, tornando-se um diferencial para a gestão dos seus processos ou até mesmo de toda a organização.
Fonte: Disponível em: <https://www.consultoriaiso.org/revisao-da-norma-iso-9001-2015/>. Acesso em: 29 jun 2022.
Em relação à atualização da Norma ISO 9001 avalie as afirmações abaixo.
I- Na versão de 2015, o modelo de SGQ está fortemente baseado nos princípios da qualidade total.
II- Na edição de 2008, o modelo de gestão era estruturado em cinco requisitos: sistema de qualidade; responsabilidade da direção; gestão de recursos; realização do produto; medição, análise e melhoria. Nessa edição, a de 2015, o SGQ passa a ser estruturado em sete requisitos ou macroprocessos (cláusulas de 4 a 10): contexto da organização; liderança; planejamento; suporte; operação; avaliação de desempenho; e melhoria (CARPINETTI; GEROLAMO, 2016).
III- É Além dessas mudanças na terminologia observadas no Quadro 2, outra mudança importante é a adoção do conceito de risco.A noção de risco já estava implícita nos requisitos da ISO 9001, mas somente nesta última edição, 2015, é que o termo foi explicitamente adotado (CARPINETTI; GEROLAMO, 2016).
IV- Em relação à versão de 2008, a última edição, de 2015 não trouxe muitas considerações importantes nas estruturas dos requisitos, foi somente uma necessidade de atualização por se fazer muito tempo que a Norma estava em vigor.
É correto o que se afirma em:
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Fonte: BATISTA, M. J.; SCHIPFER, C. W. T. Normas e Processos de Certificação. Maringá – PR.: UniCesumar, 2022.
Considerando as informações apresentadas acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os órgãos e entidade apresentados no texto e ilustrados na figura são chamados de Organizações Nacionais de Normalização.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Para que a sua empresa consiga se sustentar a longo prazo e se manter competitiva no mercado, é imprescindível adotar normas que ajudem a garantir a qualidade de seus processos. Com a concorrência cada vez mais acirrada, a qualidade é um fator determinante para te colocar à frente de seus principais concorrentes no mercado. Nesse sentido, a certificação ISO 9001 pode ser uma grande aliada da sua empresa. Ela atesta que o seu modelo de negócio cumpre uma série de normas e diretrizes internacionalmente reconhecidas para a garantia de uma gestão de qualidade competente.
Fonte: Disponível em: https://www.siteware.com.br/qualidade/iso-9000/. Acesso em: 29 jun 2022.
De acordo com essas informações assinale a alternativa que aborda quais os princípios de gestão que orientam a ISO 9001.
Foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem por processos, melhoria, decisão baseada em evidência, gestão de relacionamento.
Liderança, envolvimento das pessoas,inteligência emocional, abordagem de sistema para gestão, melhoria, abordagem factual para a tomada de decisões, relacionamento com fornecedores.
Foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem dos processos, abordagem de sistema para gestão, abordagem factual para a tomada de decisões, habilidade para problemas complexos.
Foco no cliente, liderança, abordagem dos processos, abordagem de sistema para gestão, melhoria contínua, abordagem factual para a tomada de decisões, empatia, relacionamento com fornecedores,
Foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem dos processos, planeamento estratégico, abordagem de sistema para gestão, melhoria, relacionamento com fornecedores.
Com a evolução dos conceitos de gestão, houve a necessidade em utilizar algum tipo especial de documentação: os documentos normativos que, para Carvalho e Paladini (2012), consiste em um termo genérico que chamamos, tais como as especificações, regulamentos, relatórios e normas técnicas. Podemos definir norma como sendo um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para uso comum e repetitivo, regras diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto conforme o guia ISO/IEC Guia 2 (CARVALHO; PALADINI, 2012, p. 159).
Fonte: Dispoível em: CHATALOV, Renata Cristina de Souza. Normas e Processos de Certificação. Maringá: UniCesumar,2018.
Considerando o texto acima em relação ao uso de Normas nacionais e internacionais avalie as afirmações a seguir..
I. Na prática, a normalização está presente no nosso cotidiano desde a fabricação de produtos, melhoria da qualidade de vida por meio de normas referentes à saúde, segurança e proteção do meio ambiente;
II. Essas normas podem ser internacionais (normas ISO), regionais (como, por exemplo, normas do Mercosul) e nacionais (normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT). Além destas, temos, também, documentos normativos utilizados, tais como relatórios e especificações técnicas.
III. A normalização, de uma maneira geral, é executada com organismos e que tem a participação de interessados no assunto, que objetiva a elaboração, aprovação e, também, a divulgação das normas.
IV. Quanto mais abrangente, eficaz e estruturado for o sistema de normalização, mais ele pode apoiar o desenvolvimento da qualidade em determinado setor, seja pela exigência de padrões mínimos de projeto, execução e avaliação durante o desenvolvimento e uso de produtos e serviços, deixando para empresas e profissionais capacitados as decisões que estariam acima do padrão mínimo de qualidade que é estabelecido pelas normas .
É correto o que se afirma em:
II e III, apenas
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas
II, III, IV, apenas
I, II, III e IV.

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