A avaliação do consumo alimentar é um método utilizado para avaliar o estado nutricional, sendo que está estritamente associado ao prognóstico de possíveis patologias, portanto é fundamental a colaboração do entrevistado.
DUARTE, A. C. G. Avaliação Nutricional: aspectos clínicos e laboratoriais. São Paulo: Atheneu, 2007.
A história alimentar ou dietética tem como finalidade coletar dados subjetivos de indivíduos e populações por meio da avaliação da ingestão alimentar de forma qualitativa e/ou quantitativa, possibilitando estudar a relação entre alimentação e doença, identificar indivíduos ou grupos em risco nutricional, direcionar a prescrição dietética e monitorar a intervenção nutricional. Sobre os diversos métodos disponíveis para avaliar a história alimentar, analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para VERDADEIRA e (F) para FALSA para as afirmações I, II, III e IV respectivamente.
I – O Registro Alimentar, depende da memória do paciente, além disso a confiabilidade dos registros é questionável, pois pode influenciar no padrão alimentar usual do individuo.
II – O Recordatório de 24 horas (R24h) consiste em definir e quantificar todos os alimentos e bebidas consumidos nas últimas 24 horas anteriores à entrevista. Este deve ser um dia típico, a fim de tornar o relato do entrevistado mais próximo e real da sua alimentação atual.
III – O questionário de frequência alimentar (QFA) trata-se de listas de alimentos ou grupos de alimentos. Nelas, há a anotação da frequência em que os alimentos são consumidos em um dado período de tempo. Além disso, pode ser benéfico quando considerado em associação com os métodos de análise da ingestão usual.
IV – O Recordatório de 24 horas (R24h) pode ser aplicado a indivíduos de diferentes faixas etárias, como também àqueles com baixo nível de escolaridade. Além disso, esse tipo de inquérito alimentar tem a vantagem de não requerer o treinamento do pesquisador (entrevistador).
Assinale a alternativa que representa a ordem correta da classificação de V ou F para as afirmativas:
O exame físico deve ser realizado de forma sistemática e progressiva, ou seja, a partir da cabeça até a região dos pês e muitas vezes, permite identificar carências nutricionais ou o desenvolvimento de alguma patologia. O bócio é determinado pela hipertrofia da glândula tireoide. Dentre as crenças por trás das possíveis causas para o surgimento do bócio temos: propriedades e características da água, desnutrição, pobreza, alcoolismo, dentre outros. De acordo com o quadro clínico citado, assinale a alternativa que apresenta o micronutriente que encontra-se deficiente nos casos de bócio:
Alternativas
O Índice de Massa Corporal (IMC) é utilizado na avaliação nutricional de adultos, e a relação cintura/quadril (RCQ) como indicador de deposição de gordura abdominal, com poder de predição de doenças metabólicas crônicas. A partir deste tema, avalie as opções abaixo e assinale a alternativa correta que apresenta a classificação do estado nutricional, segundo o cálculo do IMC de uma mulher de 47 anos, com 1,58 m de estatura e 72 Kg de peso que apresenta a R:C/Q igual a 0,88:
Os indicadores bioquímicos, na nutrição, visam fornecer meios de avaliar as alterações orgânicas e do estado nutricional do paciente, com o intuito de identificar os possíveis problemas nutricionais antes mesmo de um sinal e/ou sintoma clinico de deficiência e/ou excesso. A anemia ferropriva é conhecida como uma das principais deficiências nutricionais em todo o mundo e sua ocorrência pode ser observada em diversas populações.
Fonte: CASTRO, Lorena dos Santos. Avaliação Nutricional. Maringá: UniCesumar, 2022. (Adaptado).
Assinale a alternativa que apresenta o teste bioquímico apropriado para identificar depleção dos estoques de ferro.
Alternativas
A solicitação de exames laboratoriais faz parte da prática clínica do nutricionista e está prevista pela Lei Federal 8234/91 em seu artigo 4º, Resolução CFN nº 306/03, Resolução CFN nº 380/05 e Resolução CFN nº 417/08.
Fonte: CASTRO, Lorena dos Santos. Avaliação Nutricional . Maringá: UniCesumar, 2022. p. 89.
O fígado é considerado o órgão central do metabolismo, doenças hepáticas agudas ou crônicas podem ser decorrente de lesões no parênquima hepático provocadas por agentes químicos, virais, farmacológicos ou por outros componentes tóxicos que alteram a estrutura morfológica e a capacidade dos hepatócitos. A partir deste tema, analise as opções abaixo e assinale a alternativa correta que contemplam os exames utilizados para uma avaliação bioquímica da funcionalidade hepática:
Alternativas
A solicitação de exames laboratoriais faz parte da prática clínica do nutricionista e está prevista pela Lei Federal 8234/91 em seu artigo 4º, Resolução CFN nº 306/03, Resolução CFN nº 380/05 e Resolução CFN nº 417/08. Um dos fatores que podem influenciar na contagem total de linfócitos (CTL) é o estado nutricional. Trata-se de um bom indicativo para as condições dos mecanismos de defesa celular do organismo e é uma maneira indireta de avaliar a capacidade dos sistemas imune humoral e celular.
Fonte: CASTRO, Lorena dos Santos. Avaliação Nutricional. Maringá: UniCesumar, 2022. (Adaptado).
Considere a paciente A. L., idade: 27 anos, em pós-quimioterapia, com leucócitos totais de 6500 mm³ e percentual de linfócitos de 20%. Assinale a alternativa abaixo que apresenta o valor da CTL e a interpretação do resultado para esta paciente.
Alternativas
Considere a seguinte situação:
Para verificar as diferenças na composição corporal por meio da definição do nível de adiposidade em relação à altura, o nutricionista decidiu realizar o cálculo do índice de massa corporal (IMC) de uma paciente. A paciente pesava 65 kg e tinha uma estatura de 1,70m.
Elaborado pelo professor, 2023.
Com base nas informações, o IMC dela é:
No Recordatório de 24 horas o investigador propõe ao indivíduo recordar e descrever todos os alimentos e bebidas ingeridas no período prévio de 24 horas. A partir deste tema, analise as opções abaixo e assinale a alternativa correta que apresenta uma limitação deste método: