ATIVIDADE 2 – PROJETO DE ENSINO – JOGOS E BRINCADEIRAS: RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM – 53_2025
I. Quando debatemos sobre o direito ao brincar, não podemos considerá-lo como uma coisa única e igual para todas as crianças.
II. A efetivação deste direito deve estar profundamente relacionada às características, diversidade, expectativas e necessidades do brincar das diferentes crianças e grupos sociais.
III. No ambiente escolar, também existem aspectos que buscam garantir o conteúdo jogos, brinquedos e brincadeiras. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), criados no Brasil em 1997, estes conteúdos estão presentes e garantidos de diferentes formas dentro do ambiente escolar.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I- A criança é sujeito de direitos e que a cultura que a criança produz é a cultura lúdica, esta precisa ser assegurada nesta esfera.
PORQUE
II. Esta concepção orientou diversas legislações no mundo que tem a infância como elemento central, sendo assim, se existem leis que tratam de infância, elas também devem garantir o brincar e o jogar.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
I. A brincadeira contribui como mediadora do processo de desenvolvimento infantil.
II. Na brincadeira a criança experimenta, imita e aprende sobre situações que vão além do seu cotidiano.
III. Na brincadeira a criança cria papéis e formula estratégias de como lidar com as situações geradas por aquela atividade.
É correto o que se afirma em:
I apenas.
III apenas.
I. Podemos afirmar que “[…] cabe à escola promover a apreensão da prática social. Portanto, os conteúdos devem ser buscados dentro dela”.
II. A escola precisa acessar os conteúdos na realidade dada, que é um local de aprendizagem que está em interação e é composto pelos acontecimentos, características e anseios da sociedade.
III. O conteúdo a ser trabalhado junto aos alunos – no nosso caso, temos foco nos jogos, brinquedos e brincadeiras – está inserido e é produzido na sociedade e compõe os conteúdos da Educação Física.
IV. Os temas da cultura corporal, tratados na escola, expressam um sentido significado onde se interpenetram, dialeticamente, a intencionalidade/ objetivos do homem e as intenções, objetivos da sociedade
É correto o que se afirma em:
I apenas.
I e II apenas.
II, III e IV apenas.
III e IV apenas.
I, II, III e IV.
Expressão humana de significados da/na cultura referenciada no brincar consigo, com o outro e com o contexto. Por essa razão, reflete as tradições, os valores, os costumes e as contradições presentes em nossa sociedade.
Trabalho desenvolvido com os alunos e com a comunidade escolar sobre o lazer, que acontece no bairro da escola.
Podemos determinar o lúdico como sinônimo de alguma atividade, como a brincadeira, e conferir-lhe o sentido amplo que tem a ludicidade, pois esta é composta de inúmeras manifestações culturais, portanto, toda atividade é lúdica.
O lúdico apresenta-se como um sinônimo exato para diversão, jogos, brincadeiras e brinquedos que são característicos da infância.
Qualquer atividade que acontece nas aulas de Educação Física.
I e II apenas.
II e III apenas.
I, II e III.
I. Mesmos os adultos mais enrijecidos pela vida tiveram a constituição de sua subjetividade na brincadeira.
PORQUE
II. Os adultos são incapazes de resgatar a memória lúdica da infância.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
I. O conteúdo de jogos e brincadeiras está relacionado aos outros conteúdos da Educação Física e ao perfil da escola.
II. O conteúdo de lutas não está relacionado aos outros conteúdos da Educação Física e ao perfil da escola.
III. O conteúdo de dança é obrigatório nas aulas de Educação Física escolar.
É correto o que se afirma em:
I apenas.
II apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
I, II e III.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.