ATIVIDADE 2 – SECR – PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS – 53_2025
A função primordial da etiqueta é facilitar o convívio entre as pessoas, de modo a tornar a convivência mais harmoniosa, procurando atenuar desconfortos que possam surgir em decorrência de diferentes percepções e modos de vida. Enquanto no âmbito do cerimonial e do protocolo as regras tendem a ser mais rígidas e bastante claras, no plano da etiqueta, as orientações destinadas a facilitar e organizar o convívio entre as pessoas são mais sutis e menos estritas. Dependem de uma dose generosa de boa educação, empatia, percepção e, principalmente, respeito ao outro. Nem sempre haverá “certo” ou “errado” absoluto e definitivo. Os comportamentos recomendados e considerados adequados podem variar no tempo e no espaço.
Fonte: LEMOS, B. R. A. et al. Produção de Eventos. Florianópolis, SC: Arqué, 2024. Unidade 1.
Quais dos seguintes conceitos são mencionados como interligados na organização, planejamento e execução de eventos?
Protocolo, etiqueta e branding.
Cerimonial, protocolo e etiqueta.
Cerimonial, protocolo e marketing.
Protocolo, etiqueta e relações públicas.
Cerimonial, etiqueta e marketing direto.
Gianni Infantino prometeu investigar as violações de protocolo da Copa do Mundo causadas por um chef famoso ao segurar o troféu de ouro no campo. Em declaração, o presidente da Fifa explicou que a entidade está tomando “ações internas apropriadas” sobre o caso. O chef, que é conhecido como “Salt Bae” e é visto regularmente na companhia do próprio presidente da Fifa, se misturou aos jogadores da Argentina e posou para fotos após a vitória contra França no épico jogo de domingo no Catar.
Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/jogada/fifa-promete-investigar-quebra-de-protocolo-da-copa-do-mundo-pelo-chef-salt-bae-1.3315700. Acesso em: 20 abr. 2024.
O conjunto de formalidades de um evento está definido pelo seu cerimonial, protocolo e etiqueta, que, quando seguidos, garantem bons resultados. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. O cerimonial e o protocolo são dispensáveis para a condução de um evento.
II. O cerimonial e o protocolo descrevem os padrões e formalidades a serem seguidos no evento.
III. As cerimônias oficiais seguem as regras de protocolo previstas em lei.
IV. O cerimonial pode ser considerado como uma técnica de conduzir o acesso a um evento.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
II e IV, apenas
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I. Os eventos podem ser realizados conforme a necessidade e demanda, podendo ser pequenos encontros ou reuniões até grandes congressos internacionais e feiras.
II. Os eventos também podem atuar como estratégias de marketing, por meio da promoção de um produto ou marca, buscando a satisfação do cliente e oferecendo experiências de valor.
III. Leilões, noites beneficentes, vendas de livros e jantares, são exemplos de eventos que podem ser realizados para promover o levantamento de fundos para organizações beneficentes.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Fonte: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/marketing-de-servicos-uma-visao-baseada-nos-8-ps,a799a442d2e5a410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: 10 jun. 2024.
I. Os serviços são atividades sem relação com o consumidor, uma vez que eles são produzidos e aguardam para serem consumidos na hora da venda.
PORQUE
II. Já o marketing de serviços difere significativamente do marketing de produtos, pois os produtos são intangíveis e inseparáveis da sua produção e consumo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Fonte: www.whido.com.br/qualidade-nos-eventos-o-que-sua-empresa-esta-oferecendo-para-garantir-eventos-de-qualidade/. Acesso em: 04 jul. 2025.
Considerando o exposto, assinale a alternativa correta que representa uma prática essencial para garantir a qualidade de um evento e aprimorar futuras edições:
Focar apenas na inovação tecnológica, desconsiderando a opinião do público sobre o evento.
Confiar apenas na experiência da equipe organizadora, sem a necessidade de avaliação pós-evento.
Priorizar exclusivamente a redução de custos, mesmo que isso comprometa a experiência do participante.
Utilizar o design visual como único critério de qualidade, pois é o aspecto mais valorizado pelos participantes.
Realizar uma avaliação pós-evento para identificar lacunas entre o serviço prestado e o esperado pelos participantes.
Um evento pode acontecer de diversas maneiras. Não é algo engessado, e não existe fórmula mágica para tal. Cada evento é uma demanda, um checklist, e, ao longo dos anos, vimos uma mudança em sua definição. Ao olhar para a literatura, percebem-se conceitos abordados pelos autores.
Fonte: adaptado de: MORAIS, S. G. de. Planejamento e organização de eventos. Maringá: UniCesumar, 2016.
Com base no estudo sobre a definição de eventos, analise as afirmativas a seguir:
I. Lançamento de um produto, comemoração, implementação de um projeto, com o objetivo de atingir resultados, podem ser considerados eventos.
II. Um evento pode ser utilizado como ferramenta estratégica para promover a imagem de uma empresa e aumentar sua credibilidade.
III. Ao longo da história, os eventos são largamente utilizados para promover interações sociais e fortalecer relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais.
IV. Não existe relação entre ações de marketing e a organização de eventos.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Fonte: www.unirio.br/news/evento-solene-comemora-os-40-anos-da-unirio. Acesso em: 20 fev. 2025.
I. A abertura de um evento solene deve considerar o seu tipo e objetivo, podendo variar em formalidade conforme o contexto.
II. Todos os eventos, independentemente de sua natureza, devem seguir o mesmo padrão de solenidade e protocolo na abertura.
III. A sessão de abertura é fundamental para estabelecer o tom do evento e impactar positivamente os participantes desde o início.
IV. Existe um roteiro básico comum a diferentes tipos de eventos, mesmo que cada um possua características específicas.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Fonte: adaptado de: https://mytribe.com.br/profissionais-de-eventos-entenda-sua-importancia/. Acesso em: 4 jul. 2025.
Considerando os princípios básicos para a organização de um evento, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Um evento depende apenas da contratação de prestadores de serviços com certificações trabalhistas, não sendo necessário avaliar outras condições como segurança ou bem-estar.
PORQUE
II. Os participantes dos eventos prezam pela qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de eventos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
I. Improviso e flexibilidade são ótimas alternativas ao planejamento na realização de eventos.
II. Um bom planejamento é útil, mas não é essencial em todas as etapas de um evento.
III. O planejamento pode ser uma etapa demorada, pois envolve pesquisa, organização, controle e implantação do projeto.
IV. É perfeitamente aceitável começar qualquer evento sem planejamento e durante sua execução, se necessário, parar para planejar.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Fonte: MORAIS, Silvia Giacomassi de. Planejamento e Organização de Eventos. Maringá: UniCesumar, 2016.
Sobre a importância da comunicação eficaz em eventos e suas estratégias, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Uma comunicação eficaz com o mercado-alvo é vital para que os clientes compreendam o produto e reconheçam suas necessidades, resultando no sucesso do posicionamento do evento.
PORQUE
II. O marketing contemporâneo demanda apenas um produto de qualidade a um preço competitivo, sem levar em conta a importância da comunicação com os consumidores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.