ATIVIDADE 3 – AGRON – QUÍMICA GERAL E ORGANICA – 53_2025

Questão 1
Em diversas circunstâncias, as transformações químicas não formam um único produto, mas uma mistura de compostos, em que os produtos de interesse estão formando uma solução com outros produtos que não são desejados, chamados de subprodutos. Desse impasse, nos surgirá a necessidade do conhecimento dos processos de separação.
MARQUES, Paola dos Santos Gaschi; GODOI, Thiago Baldasso de. Química Geral e Orgânica. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre os processos de separação dos componentes de uma mistura, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Na dissolução fracionada, todos os componentes da mistura precisam ser solúveis no solvente utilizado para a separação.

PORQUE
II. Assim serão separados.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 2
Muitos objetos encontrados em nosso dia a dia não possuem simetria, ou seja, não são sobreponíveis com a sua imagem especular. Um exemplo disto é a sobreposição de um garfo, com a sua imagem no espelho, a imagem é simétrica ao objeto, mas o mesmo não acontece com as nossas mãos ou pés.
Fonte: Marques, Paola dos Santos Gaschi; Godoi, Thiago Baldas. Química Geral e Orgânica. Maringá-PR: Unicesumar 2021.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Carbonos que podem ser classificados assimétricos.

PORQUE

II. Estão ligados a quatro ligantes diferentes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 3
Gilbert Lewis propôs uma forma de representar a ligação covalente ou molecular, que ficou sendo conhecida como fórmula de Lewis. Ela também é chamada de fórmula eletrônica ou, ainda, fórmula eletrônica de Lewis, porque a sua principal característica é que ela mostra os elétrons na camada de valência de cada átomo e a formação dos pares eletrônicos. Cada elétron é representado por um ponto, que fica ao redor do símbolo do elemento químico correspondente. Apenas os elétrons da camada de valência é que ficam ao redor do elemento.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/formula-eletronica-lewis.htm. Acesso em: 23 abr. 2025.
A seguir, serão apresentadas as fórmulas de Lewis referente aos átomos de cinco elementos químicos:
ATIVIDADE 3 - AGRON - QUÍMICA GERAL E ORGANICA - 53_2025
Entre as estruturas moleculares indicadas, a única que não se forma é:
Alternativas
Alternativa 1:

HCl.

Alternativa 2:

Cl2.

Alternativa 3:

H2O.

Alternativa 4:

NH3.

Alternativa 5:

HC4.

Questão 4
A estequiometria é a forma de calcular as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em uma reação química. Ela compreende cálculos matemáticos simples para conhecer a proporção correta de substâncias a serem usadas.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/estequiometria/. Acesso em: 24 abr. 2025.
Com base nos seus conhecimentos, quantos mols de amônia são produzidos quando 4,2 mol de hidrogênio molecular reagem com quantidade suficiente de nitrogênio?
Alternativas
Alternativa 1:

3,4 mol.

Alternativa 2:

2,8 mol.

Alternativa 3:

1,4 mol.

Alternativa 4:

1,2 mol.

Alternativa 5:

2,4 mol.

Questão 5

A geometria linear é observada em moléculas diatômicas (compostas por dois átomos). Ela também pode ocorrer em moléculas triatômicas (três átomos) quando não há uma grande diferença de polaridade entre os componentes. Nesse tipo de geometria, forma-se uma linha reta com um ângulo de 180° entre os núcleos atômicos, pois não há elétrons desemparelhados no átomo central.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/geometria-molecular/. Acesso em: 24 abr. 2025.

Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta que representa um exemplo de molécula com geometria linear:

Alternativas
Alternativa 1:

CH4.

Alternativa 2:

H2O.

Alternativa 3:

NH3.

Alternativa 4:

CO2.

Alternativa 5:

BF3.

Questão 6

As Funções Orgânicas são determinadas pelas estruturas e agrupam compostos orgânicos com características semelhantes. Esses compostos são formados por átomos de carbono, motivo pelo qual também são chamados de compostos carbônicos. As semelhanças dos compostos orgânicos são resultado de grupos funcionais, que os caracterizam e nomeiam as substâncias de forma específica. De acordo com os grupos funcionais, as funções orgânicas são as seguintes: Hidrocarbonetos; Nitrogenadas, Oxigenadas e Halogenadas.

Fonte: Disponível em: https://www.todamateria.com.br/funcoes-oxigenadas/. Acesso em: 23 abr. 2024 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Os álcoois, fenóis, éteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos são compostos que pertencem ao grupamento das funções nitrogenadas.

PORQUE

II. Em sua estrutura, temos apenas presença de átomos de nitrogênio.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 7

A química inorgânica é o ramo da química que estuda os compostos que não são formados por carbonos. Isso porque os que são formados de carbono, são estudados pela química orgânica. Inicialmente, a química inorgânica era definida como a parte da química que estudava os compostos minerais. Por esse motivo, ela também era chamada de química mineral. Enquanto isso, o estudo da química orgânica era direcionado aos compostos de origem vegetal e animal. A principal característica dos compostos inorgânicos é a ausência de carbono na sua composição. Além disso, a maior parte desses compostos apresenta como propriedade física o fato de serem sólidos. Como propriedade química, destaca-se o fato de serem iônicos, o que significa que ganham ou perdem elétrons.

Fonte: Disponível em: https://www.todamateria.com.br/quimica-inorganica/. Acesso em: 24 abr. 2024.

Sobre os compostos inorgânicos, mais especificamente, as funções inorgânicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:

De acordo com Arrhenius, ácidos são substâncias que em meio aquoso, ou seja, em solução irão liberar íons hidroxilas de carga positiva.

Alternativa 2:

As bases, pela definição de Arrhenius, são substâncias que em meio aquoso irão liberar ións de cargas positivas (cátions).

Alternativa 3:

Os sais são obtidos a partir das reações chamadas de neutralização, ou seja, após misturarmos um ácido com uma base.

Alternativa 4:

Os ácidos, pela definição de Bronsted-Lowry, são aquelas substâncias que recebem prótons.

Alternativa 5:

As bases, pela definição de Bronsted-Lowry, são aquelas substâncias que doam prótons.

Questão 8
O balanceamento químico é uma técnica realizada nas equações químicas para que estas possam obedecer às leis das reações químicas, como a lei da conservação de massa, além da conservação de carga. Em um balanceamento químico, devemos igualar a quantidade de átomos participantes em ambos os lados da reação por meio da alteração de seus coeficientes estequiométricos.
Fonte: https://www.manualdaquimica.com/quimica-inorganica/balanceamento-equacoes-quimicas.htm. Acesso em: 24 abr. 2025.
Mediante o seu conhecimento sobre balanceamento químico, analise a equação química a seguir:

ATIVIDADE 3 - AGRON - QUÍMICA GERAL E ORGANICA - 53_2025
Assinale a alternativa correta que represente a ordem dos coeficientes estequiométricos do balanceamento dessa equação:

Alternativas
Alternativa 1:

6 – 1 – 2 – 3.

Alternativa 2:

1 – 3 – 4 – 5.

Alternativa 3:

6 – 2 – 2 – 3.

Alternativa 4:

2 – 3 – 1 – 1.

Alternativa 5:

1 – 1 – 2 – 2.

Questão 9
O raio atômico possui uma periodicidade tanto com relação à sua família quanto ao seu período. Dentro de uma mesma família, o raio atômico aumenta com o incremento do número atômico Z, ou seja, de cima para baixo. A explicação para isso é simples, o raio cresce de acordo com o aumento do número de camadas externas.

Fonte: MARQUES, Paola dos Santos Gaschi; GODOI, Thiago Baldasso de. Química Geral e Orgânica. Maringá: UniCesumar, 2021.
 
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O raio atômico do elemento cloro é menor que o raio atômico do iodo, mesmo os dois sendo da mesma família da tabela periódica.

PORQUE

II. Eles estão na mesma família, só que em períodos diferentes, ou seja, o cloro terá apenas três camadas eletrônicas ao redor no núcleo, enquanto o iodo apresentará cinco.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 10
O carbonato de cálcio (CaCO3) é usado na fabricação de vidros, adubos e cimentos. Considere que você precisa preparar 250 mL de uma solução aquosa de CaCO3, na concentração de 0,40 mol/L, e sabe que a sua massa molar é 100 g/mol. Para isso, você precisa pesar uma massa do composto e dissolver em água até completar o volume.


Sabendo que 0,40 mol estariam em 1000 mL (1L), para o volume de 250 mL você precisará de 0,10 mol, o que corresponde à massa de:

Alternativas
Alternativa 1:

10 g de CaCO3.

Alternativa 2:

20 g de CaCO3.

Alternativa 3:

25 g de CaCO3.

Alternativa 4:

50 g de CaCO3.

Alternativa 5:

150 g de CaCO3.

ATIVIDADE 3 - AGRON - QUÍMICA GERAL E ORGANICA - 53_2025

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ATIVIDADE 3 - AGRON - QUÍMICA GERAL E ORGANICA - 53_2025 ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.