ATIVIDADE 3 – BIOQUÍMICA – 53_2025
Fonte: NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Com base nos conhecimentos sobre fosforilação oxidativa e na análise da imagem apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A síntese de ATP na fosforilação oxidativa depende do gradiente de prótons gerado pela cadeia transportadora de elétrons, que reduz a molécula de glicose e retém os prótons na matriz extramitocondrial.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Com base nos conhecimentos adquiridos no livro sobre o ciclo do ácido cítrico, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O ciclo de Krebs, que ocorre na matriz mitocondrial, é responsável pela oxidação completa de Acetil-CoA em CO2 e água e produz somente uma molécula de ATP.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As enzimas são catalisadores essenciais para o desenvolvimento das plantas, facilitando reações vitais como a fotossíntese e a respiração celular. Elas atuam como elos eficientes entre processos químicos e são indispensáveis em funções como síntese de proteínas, produção de energia e regulação hormonal. Além de sua importância para a sobrevivência das plantas, as enzimas têm um papel crucial na produtividade. Estudos mostram que elas realizam milhares de reações químicas e são fundamentais para o crescimento e a eficiência dos organismos. Pesquisas recentes sugerem que manipular enzimas vegetais pode aumentar a produção agrícola e até gerar biocombustíveis, abrindo novas possibilidades para uso humano.
Fonte: https://agrotecnico.com.br/acao-das-enzimas-em-plantas/. Acesso em: 28 mar. 2025.
Com relação aos conhecimentos adquiridos sobre as enzimas e seus mecanismos de ação, assinale a alternativa correta:
Cofatores e coenzimas são componentes lipídicos que auxiliam às enzimas na catálise.
O ADP (adenosina difosfato) é a principal molécula de armazenamento e transporte de energia nas células.
Metabolismo celular é a energia de ativação das reações químicas que ocorrem nas células, dividido em anabolismo e catabolismo.
No metabolismo de carboidratos, a proteína, que é um substrato chave na respiração celular, é a quem estará fornecendo energia para o organismo.
Reações acopladas correspondem ao processo em que a energia liberada por reações exergônicas é utilizada para impulsionar reações endergônicas.
A fotossíntese é o processo pelo qual dióxido de carbono (CO₂) e água (H₂O) são convertidos em glicose e oxigênio molecular (O₂). Esse processo envolve duas etapas principais: as reações de luz e as reações no escuro. Durante as reações de luz, que ocorrem com a presença da luz solar, a clorofila absorve a energia luminosa, promovendo a oxidação da água e liberando oxigênio. Essas reações também produzem ATP e NADPH, que são intermediários energéticos essenciais. Na fase seguinte, conhecida como reações no escuro ou ciclo de Calvin, o CO₂ é fixado e transformado em açúcares, utilizando a energia fornecida pelo ATP e o poder redutor do NADPH. Nos organismos procariontes, como as cianobactérias, a fotossíntese ocorre em estruturas membranosas associadas à membrana plasmática. Já em plantas e algas verdes, esse processo acontece dentro dos cloroplastos.
Fonte: TORRES, E.; FRANZOI, L. C.; MIZOGUCHI, S. M. H. N. Bioquímica. Florianópolis: Arqué, 2025.
Com base nos seus conhecimentos sobre as etapas da fotossíntese, assinale a alternativa correta:
Os elétrons liberados da água são transferidos para a clorofila P700 no centro de reação do PSII, que se torna reduzida.
O fotossistema II (PSII) obtém elétrons através da oxidação do piruvato, liberando oxigênio e repondo os elétrons perdidos durante a absorção de luz.
A transferência de elétrons do PSII para o PSI é mediada por um complexo de manganês, que coordena a extração de quatro elétrons da água, liberando prótons e oxigênio.
O centro de reação P680 do PSII captura energia luminosa para excitar elétrons, transferindo-os para a feofitina e iniciando um fluxo eletrônico na cadeia transportadora de elétrons, que culmina na mitocôndria.
No ciclo de Calvin, no estroma, acontece a fixação do dióxido de carbono em carboidratos usando o ATP e NADPH gerados nas reações de luz, sendo que a fixação real ocorre pela incorporacao de CO2 ao 3-fosfoglicerato.
Considerando o texto apresentado e os conhecimentos sobre as enzimas e seus mecanismos de ação, analise as afirmativas a seguir:
I. A glicólise é um processo anaeróbico que quebra a glicose em piruvato, gerando 2 ATP e 2 NADH.
II. Na fermentação, por meio de uma via anaeróbica, o piruvato é convertido em etanol (fermentação alcoólica) ou lactato (fermentação lática), permitindo a regeneração do NAD⁺.
III. Na descarboxilação do piruvato, este é convertido em acetil-CoA, com liberação de CO₂ e produção de NADH, sendo uma etapa de transição para o Ciclo de Krebs.
IV. A oxidação do acetil-CoA em CO₂, com geração de ATP, NADH e FADH₂ na matriz mitocondrial, ocorre no chamado Ciclo de Krebs.
V. Na cadeia respiratória, ocorre a utilização de aminoácidos para bombear prótons, criando um gradiente na mitocôndria.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, IV e V, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
Fonte: NELSON, David L.; COX, Michael M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 6. ed. Porto Alegre. Artmed, 2014. Pág 124.
Com base nos conhecimentos adquiridos no livro sobre a o ciclo da uréia, bem como nas informações contidas na imagem apresentada, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O ciclo da ureia, embora complexo, é fundamental, pois converte o amônio (NH₄⁺), um subproduto tóxico do metabolismo de aminoácidos, em ureia, uma substância menos nociva.
PORQUE
II. Esse processo metabólico ocorre no fígado e envolve várias reações enzimáticas, utilizando compostos como carbamoil fosfato, que se condensa com a ornitina para formar citrulina. A citrulina, por sua vez, reage no citoplasma com o aspartato, formando argininosuccinato, que, após decomposição, gera arginina e fumarato.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Considerando o texto apresentado e os conhecimentos sobre o metabolismo de lipídios, analise as afirmativas a seguir:
I. Os lipídios, especialmente os triacilgliceróis (TAGs), são a principal forma de reserva energética em animais e plantas, fornecendo mais do que o dobro de energia em comparação aos carboidratos e proteínas.
II. Sais biliares emulsificam os lipídios no intestino, facilitando a quebra em ácidos graxos e glicerol, que são então absorvidos pelas células intestinais.
III. Os ácidos graxos são hidrolizados na membrana mitocondrial, em um processo de ativação, e posteriormente oxidados na matriz mitocondrial por meio da β-oxidação, gerando acetil-CoA, NADH e FADH2.
IV. A oxidação de ácidos graxos insaturados exige enzimas adicionais, como isomerase e redutase, devido à presença de duplas ligações em configuração cis nos ácidos graxos de triacilgliceróis e fosfolipídeos de animais e plantas.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Considerando o texto apresentado e os conhecimentos sobre gliconeogênese, analise as afirmativas a seguir:
I. O lactato produzido durante a fermentação lática em atividades físicas intensas pode ser convertido em piruvato no fígado e, então, aproveitado como substrato para a gliconeogênese.
II. O glicerol, derivado da quebra de triglicerídeos, é transformado em glicerol-3-fosfato com o consumo de uma molécula de ATP e, posteriormente, convertido em diidroxiacetona fosfato com a geração de NADH, integrando-se à via da gliconeogênese.
III. Hormônios como glucagon, cortisol e insulina desempenham papéis cruciais na regulação da gliconeogênese. Glucagon e insulina são hormônios antagônicos, sendo a insulina responsável por estimular a gliconeogênese e promover o uso da glicose armazenada em forma de glicogênio.
IV. Em situações de baixa glicose sanguínea ou estresse, o cortisol estimula a produção de novas moléculas de glicose, aumentando a expressão da enzima PEPCK e facilitando a conversão de aminoácidos em substratos para a gliconeogênese.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Sobre a gliconeogênese, assinale a alternativa correta:
A transformação da frutose-1,6-bifosfato em frutose-6-fosfatase se dá por meio da enzima frutose-1,6-bifosfato.
A reação de conversão do piruvato em fosfenolpiruvato, que o corre na gliconeogênese, é uma reação reversível.
A gliconeogênese utiliza reações de conversão da frutose-1,6-bifosfato em frutose-6-fosfato, catalisada pela enzima fosfofrutoquinase-1.
A via metabólica que sintetiza glicose a partir de precursores não glicídicos, crucial para manter a glicemia em jejum prolongado, é a glicólise.
As conversões de piruvato em fosfoenolpiruvato, frutose-1,6-bifosfato em frutose-6-fosfato e glicose-6-fosfato em glicose são etapas-chave de regulação da gliconeogênese.
I. Durante a fase luminosa, a oxidação da água e a redução do NADP⁺ a NADPH, realizadas nos fotossistemas I e II, respectivamente, estão diretamente ligadas à fotofosforilação, que converte ATP em ADP.
II. A fotossíntese é um processo redox impulsionado pela luz solar, no qual o dióxido de carbono é convertido em compostos orgânicos, como a glicose, com liberação de oxigênio molecular.
III. Os cloroplastos, organelas delimitadas por dupla membrana, contêm tilacoides onde a clorofila − pigmento essencial − absorve luz. Nesse local, a energia luminosa é transformada em energia química, que será utilizada na fixação de carbono no estroma.
IV. A clorofila, componente central dos fotossistemas, apresenta elevada capacidade de absorver luz no espectro visível. As clorofilas a e b absorvem principalmente nas faixas azuis (400-500 nm) e vermelhas (600-700 nm). A clorofila b é especialmente eficiente na fotossíntese em plantas verdes, enquanto as cianobactérias utilizam pigmentos diferentes, como as ficobilinas.
I, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.