ATIVIDADE 3 – BIOQUÍMICA – 53_2025

Questão 1
Analise a imagem a seguir, que representa a mitocôndria, as proteínas de membrana e o fluxo de elétrons:

ATIVIDADE 3 - BIOQUÍMICA - 53_2025

Fonte: NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Com base nos conhecimentos sobre fosforilação oxidativa e na análise da imagem apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A síntese de ATP na fosforilação oxidativa depende do gradiente de prótons gerado pela cadeia transportadora de elétrons, que reduz a molécula de glicose e retém os prótons na matriz extramitocondrial.

PORQUE
II. O fluxo de prótons através da ATP sintase, impulsionado pelo gradiente eletroquímico, fornece a energia necessária para a fosforilação do ADP em ATP.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 2
Na fisiologia vegetal, estudos mostram que o potássio está diretamente envolvido na atividade de enzimas ligadas ao metabolismo dos carboidratos. No livro Nutrição Mineral de Plantas, Valdemar Faquin destaca pesquisas que indicam que enzimas da via glicolítica, como a 6-fosfofrutoquinase e a piruvato quinase, apresentam alto requerimento de potássio para atuarem de forma eficiente. A sintetase do amido, outra enzima fundamental nesse processo, também depende da presença de cátions monovalentes, sendo o potássio o mais eficaz entre eles. Além disso, há evidências de que tanto o potássio quanto o magnésio influenciam diretamente na atividade da ATPase, reforçando o papel essencial desses minerais nos processos metabólicos das plantas.​
Fonte: https://blog.verde.ag/pt/nutricao-de-plantas/potassio-metabolismo-transporte-de-carboidratos-nas-plantas/. Acesso em: 25 abr. 2025.

Com base nos conhecimentos adquiridos no livro sobre o ciclo do ácido cítrico, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O ciclo de Krebs, que ocorre na matriz mitocondrial, é responsável pela oxidação completa de Acetil-CoA em CO2 e água e produz somente uma molécula de ATP.

PORQUE
II. As coenzimas geradas no ciclo são essenciais, uma vez que são utilizadas na síntese de ATP pela cadeia transportadora de elétrons.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 3

As enzimas são catalisadores essenciais para o desenvolvimento das plantas, facilitando reações vitais como a fotossíntese e a respiração celular. Elas atuam como elos eficientes entre processos químicos e são indispensáveis em funções como síntese de proteínas, produção de energia e regulação hormonal. Além de sua importância para a sobrevivência das plantas, as enzimas têm um papel crucial na produtividade. Estudos mostram que elas realizam milhares de reações químicas e são fundamentais para o crescimento e a eficiência dos organismos. Pesquisas recentes sugerem que manipular enzimas vegetais pode aumentar a produção agrícola e até gerar biocombustíveis, abrindo novas possibilidades para uso humano.

Fonte: https://agrotecnico.com.br/acao-das-enzimas-em-plantas/. Acesso em: 28 mar. 2025.


Com relação aos conhecimentos adquiridos sobre as enzimas e seus mecanismos de ação, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Cofatores e coenzimas são componentes lipídicos que auxiliam às enzimas na catálise.

Alternativa 2:

O ADP (adenosina difosfato) é a principal molécula de armazenamento e transporte de energia nas células.

Alternativa 3:

Metabolismo celular é a energia de ativação das reações químicas que ocorrem nas células, dividido em anabolismo e catabolismo.

Alternativa 4:

No metabolismo de carboidratos, a proteína, que é um substrato chave na respiração celular, é a quem estará fornecendo energia para o organismo.

Alternativa 5:

Reações acopladas correspondem ao processo em que a energia liberada por reações exergônicas é utilizada para impulsionar reações endergônicas.

Questão 4

A fotossíntese é o processo pelo qual dióxido de carbono (CO₂) e água (H₂O) são convertidos em glicose e oxigênio molecular (O₂). Esse processo envolve duas etapas principais: as reações de luz e as reações no escuro. Durante as reações de luz, que ocorrem com a presença da luz solar, a clorofila absorve a energia luminosa, promovendo a oxidação da água e liberando oxigênio. Essas reações também produzem ATP e NADPH, que são intermediários energéticos essenciais. Na fase seguinte, conhecida como reações no escuro ou ciclo de Calvin, o CO₂ é fixado e transformado em açúcares, utilizando a energia fornecida pelo ATP e o poder redutor do NADPH. Nos organismos procariontes, como as cianobactérias, a fotossíntese ocorre em estruturas membranosas associadas à membrana plasmática. Já em plantas e algas verdes, esse processo acontece dentro dos cloroplastos.​
Fonte: TORRES, E.; FRANZOI, L. C.; MIZOGUCHI, S. M. H. N. Bioquímica. Florianópolis: Arqué, 2025.​

Com base nos seus conhecimentos sobre as etapas da fotossíntese, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Os elétrons liberados da água são transferidos para a clorofila P700 no centro de reação do PSII, que se torna reduzida.

Alternativa 2:

O fotossistema II (PSII) obtém elétrons através da oxidação do piruvato, liberando oxigênio e repondo os elétrons perdidos durante a absorção de luz.

Alternativa 3:

A transferência de elétrons do PSII para o PSI é mediada por um complexo de manganês, que coordena a extração de quatro elétrons da água, liberando prótons e oxigênio.

Alternativa 4:

O centro de reação P680 do PSII captura energia luminosa para excitar elétrons, transferindo-os para a feofitina e iniciando um fluxo eletrônico na cadeia transportadora de elétrons, que culmina na mitocôndria.

Alternativa 5:

No ciclo de Calvin, no estroma, acontece a fixação do dióxido de carbono em carboidratos usando o ATP e NADPH gerados nas reações de luz, sendo que a fixação real ocorre pela incorporacao de CO2 ao 3-fosfoglicerato.

Questão 5
Os carboidratos, também conhecidos como açúcares, glicídios ou hidratos de carbono, são macronutrientes que fornecem energia ao organismo. Presentes principalmente em alimentos de origem vegetal, são compostos por carbono, hidrogênio e oxigênio. Podem ser classificados em simples, que são rapidamente absorvidos, e complexos, que passam por um processo digestivo mais lento. Essa diferença está relacionada à sua estrutura molecular, que pode variar e, em alguns casos, conter outros elementos.​
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/carboidratos/. Acesso em: 25 abr. 2025.‌

Considerando o texto apresentado e os conhecimentos sobre as enzimas e seus mecanismos de ação, analise as afirmativas a seguir:

I. A glicólise é um processo anaeróbico que quebra a glicose em piruvato, gerando 2 ATP e 2 NADH.
II. Na fermentação, por meio de uma via anaeróbica, o piruvato é convertido em etanol (fermentação alcoólica) ou lactato (fermentação lática), permitindo a regeneração do NAD⁺.
III. Na descarboxilação do piruvato, este é convertido em acetil-CoA, com liberação de CO₂ e produção de NADH, sendo uma etapa de transição para o Ciclo de Krebs.
IV. A oxidação do acetil-CoA em CO₂, com geração de ATP, NADH e FADH₂ na matriz mitocondrial, ocorre no chamado Ciclo de Krebs.
V. Na cadeia respiratória, ocorre a utilização de aminoácidos para bombear prótons, criando um gradiente na mitocôndria.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, IV e V, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV, apenas.

Questão 6
Analise a imagem abaixo, representando o ciclo da uréia:

ATIVIDADE 3 - BIOQUÍMICA - 53_2025

Fonte: NELSON, David L.; COX, Michael M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 6. ed. Porto Alegre. Artmed, 2014. Pág 124.

Com base nos conhecimentos adquiridos no livro sobre a o ciclo da uréia, bem como nas informações contidas na imagem apresentada, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O ciclo da ureia, embora complexo, é fundamental, pois converte o amônio (NH₄⁺), um subproduto tóxico do metabolismo de aminoácidos, em ureia, uma substância menos nociva.

PORQUE

II. Esse processo metabólico ocorre no fígado e envolve várias reações enzimáticas, utilizando compostos como carbamoil fosfato, que se condensa com a ornitina para formar citrulina. A citrulina, por sua vez, reage no citoplasma com o aspartato, formando argininosuccinato, que, após decomposição, gera arginina e fumarato.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 7
Pesquisadores da USP, Cornell e Texas Tech desenvolveram um novo modelo de membrana lipídica que imita com mais precisão a estrutura assimétrica das membranas celulares humanas. Diferente dos modelos anteriores, esse apresenta uma camada externa com domínios ordenados e desordenados que atraem proteínas específicas, enquanto a camada interna é mais fluida, refletindo melhor a composição natural da célula. A inovação permite estudar de forma mais realista as interações e funções das membranas biológicas.
​Fonte: https://agencia.fapesp.br/pesquisadores-propoem-novo-modelo-para-o-estudo-de-membranas-celulares/51316. Acesso em: 2 abr. 2025.


​Considerando o texto apresentado e os conhecimentos sobre o metabolismo de lipídios, analise as afirmativas a seguir:

I. Os lipídios, especialmente os triacilgliceróis (TAGs), são a principal forma de reserva energética em animais e plantas, fornecendo mais do que o dobro de energia em comparação aos carboidratos e proteínas.
II. Sais biliares emulsificam os lipídios no intestino, facilitando a quebra em ácidos graxos e glicerol, que são então absorvidos pelas células intestinais.
III. Os ácidos graxos são hidrolizados na membrana mitocondrial, em um processo de ativação, e posteriormente oxidados na matriz mitocondrial por meio da β-oxidação, gerando acetil-CoA, NADH e FADH2.
IV. A oxidação de ácidos graxos insaturados exige enzimas adicionais, como isomerase e redutase, devido à presença de duplas ligações em configuração cis nos ácidos graxos de triacilgliceróis e fosfolipídeos de animais e plantas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 8
Em muitos tumores, a captação e a degradação da glicose ocorrem até dez vezes mais rápido do que em tecidos normais, pois as células cancerosas crescem em ambientes com pouco oxigênio. Nessas condições, elas dependem da glicólise para gerar ATP, produzindo apenas 2 ATP por glicose. Para compensar, consomem mais glicose e convertem o piruvato em lactato, reciclando NADH. A adaptação à glicólise intensa e ao pH ácido extracelular são características iniciais da transformação tumoral, sendo mais acentuadas em tumores agressivos.
Fonte: NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.


Considerando o texto apresentado e os conhecimentos sobre gliconeogênese, analise as afirmativas a seguir:

I. O lactato produzido durante a fermentação lática em atividades físicas intensas pode ser convertido em piruvato no fígado e, então, aproveitado como substrato para a gliconeogênese.
II. O glicerol, derivado da quebra de triglicerídeos, é transformado em glicerol-3-fosfato com o consumo de uma molécula de ATP e, posteriormente, convertido em diidroxiacetona fosfato com a geração de NADH, integrando-se à via da gliconeogênese.
III. Hormônios como glucagon, cortisol e insulina desempenham papéis cruciais na regulação da gliconeogênese. Glucagon e insulina são hormônios antagônicos, sendo a insulina responsável por estimular a gliconeogênese e promover o uso da glicose armazenada em forma de glicogênio.
IV. Em situações de baixa glicose sanguínea ou estresse, o cortisol estimula a produção de novas moléculas de glicose, aumentando a expressão da enzima PEPCK e facilitando a conversão de aminoácidos em substratos para a gliconeogênese.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 9
A respiração celular é um processo essencial nas plantas, responsável por converter nutrientes em energia na forma de ATP, fundamental para o crescimento, divisão celular, síntese de tecidos e absorção de nutrientes. A glicose produzida na fotossíntese é metabolizada durante a respiração, liberando energia e gerando subprodutos como dióxido de carbono e água. Esses compostos podem ser reutilizados: o CO₂ na própria fotossíntese e a água na manutenção do turgor celular e no transporte de nutrientes pelos vasos condutores.
Fonte: BUENO, D. Respiração Celular: a Força Escondida nas Plantas. Agrotécnico, 2 jul. 2024. Disponível em: https://agrotecnico.com.br/respiracao-celular-em-plantas/. Acesso em: 29 abr. 2025.

Sobre a gliconeogênese, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

A transformação da frutose-1,6-bifosfato em frutose-6-fosfatase se dá por meio da enzima frutose-1,6-bifosfato.

Alternativa 2:

A reação de conversão do piruvato em fosfenolpiruvato, que o corre na gliconeogênese, é uma reação reversível.

Alternativa 3:

A gliconeogênese utiliza reações de conversão da frutose-1,6-bifosfato em frutose-6-fosfato, catalisada pela enzima fosfofrutoquinase-1.

Alternativa 4:

A via metabólica que sintetiza glicose a partir de precursores não glicídicos, crucial para manter a glicemia em jejum prolongado, é a glicólise.

Alternativa 5:

As conversões de piruvato em fosfoenolpiruvato, frutose-1,6-bifosfato em frutose-6-fosfato e glicose-6-fosfato em glicose são etapas-chave de regulação da gliconeogênese.

Questão 10
A fotofosforilação é um processo em que o fluxo de elétrons, impulsionado pela luz solar, é acoplado à síntese de ATP nos organismos fotossintéticos. Esses organismos capturam a energia da luz e a convertem em energia química, formando ATP e NADPH, que são utilizados na síntese de compostos orgânicos, como carboidratos, a partir de CO₂ e H₂O, liberando O₂ como subproduto. Já os organismos heterotróficos, como os humanos, utilizam esse oxigênio para degradar compostos orgânicos em CO₂ e H₂O, obtendo ATP. Esse ciclo entre organismos fotossintéticos e heterotróficos mantém o equilíbrio na biosfera, com a energia solar sustentando a contínua reciclagem de CO₂ e O₂, além de fornecer os combustíveis essenciais para os seres vivos não fotossintéticos.
Fonte: NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Sobre fotossíntese, analise as afirmativas a seguir:

I. Durante a fase luminosa, a oxidação da água e a redução do NADP⁺ a NADPH, realizadas nos fotossistemas I e II, respectivamente, estão diretamente ligadas à fotofosforilação, que converte ATP em ADP.
​II. A fotossíntese é um processo redox impulsionado pela luz solar, no qual o dióxido de carbono é convertido em compostos orgânicos, como a glicose, com liberação de oxigênio molecular.
III. Os cloroplastos, organelas delimitadas por dupla membrana, contêm tilacoides onde a clorofila − pigmento essencial  − absorve luz. Nesse local, a energia luminosa é transformada em energia química, que será utilizada na fixação de carbono no estroma.
IV. A clorofila, componente central dos fotossistemas, apresenta elevada capacidade de absorver luz no espectro visível. As clorofilas a e b absorvem principalmente nas faixas azuis (400-500 nm) e vermelhas (600-700 nm). A clorofila b é especialmente eficiente na fotossíntese em plantas verdes, enquanto as cianobactérias utilizam pigmentos diferentes, como as ficobilinas.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

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