ATIVIDADE 3 – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO – 53_2025

QUESTÃO 1
O processo de negociação pode ser dividido em etapas ou passos que podem ser utilizados em uma sequência lógica fácil de decorar e usar (Burbridge et al. 2007).

 

 

DAL, Jorge Van. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá – Pr.: Unicesumar, 2018 (adaptado).

Com base neste processo, analise as afirmativas a seguir.

I. A primeira etapa do processo de negociação consiste em reconstruir.

II. Preparar e criar são consideradas as últimas etapas dentro do processo de negociação.

III. A sequência do processo de negociação é: preparar, criar, negociar, fechar e reconstruir.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 2
As novas plataformas digitais oferecem meios de comunicação institucionais e internos diversificados e estruturados para as organizações.
DAL, Jorge Van. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá – Pr.: Unicesumar, 2018.

Analise as afirmativas a seguir sobre mídias institucionais internas:

I. São consideradas mídias institucionais internas os portais de intranet e redes sociais empresariais.

II. São consideradas mídias institucionais internas o newsletter (boletim informativo).

III. Os aplicativos de mensagens mobile não podem ser elencados como mídias institucionais internas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I, apenas.
Alternativa 4 – II, apenas.
Alternativa 5 – I e II, apenas.
QUESTÃO 3
Um dos principais motivos pelos quais as pessoas se envolvem em comportamentos não éticos é a busca de vantagens, em termos de poder (Martinelli e Ghisi, 2006).

 

DAL, Jorge Van. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá – Pr.: Unicesumar, 2018.

 

Com base no trecho acima e nos estudos da disciplina, analise as afirmativas a seguir.

I. A utilização poderosa de força de persuasão pode ser considerada um comportamento ético.

II. A utilização de promessas para proteger suas vendas, em contingências certas, não pode ser considerada um comportamento antiético.

III. A falsificação de documentos e a publicidade enganosa demonstram comportamentos antiéticos.

É correto o que se afirma em.

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 4
Sendo a comunicação algo que acontece entre pessoas, novamente o relacionamento humano se torna um elemento indispensável (BURBRIDGE et al. 2007, p. 10).

DAL, Jorge Van. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá – Pr.: Unicesumar, 2018.

Diante de tal afirmação e considerando os estudos da disciplina, analise as afirmativas a seguir.

I. A negociação é fundamentalmente baseada na comunicação entre pessoas, apesar de até máquinas poderem se comunicar, chegando, em certos casos, até a negociar, usando regras pré-definidas (exemplo: dois computadores negociando um protocolo de comunicação).

II. Pode ser considerado um passo inicial para a formação de um negociador habilidoso a ampliação do seu entendimento do processo de comunicação.

III. Nesse processo de comunicação tem-se três participantes principais: o emissor, o receptor e a mensagem, sendo o emissor o responsável pelo início do processo.

É correto o que se afirma em.

Alternativas
Alternativa 1 – III, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – II, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III.
Alternativa 5 – I e II, apenas.
QUESTÃO 5
Burbridge et al. (2007, p. 84) apresentam o processo de negociação em cinco etapas ou passos que consideram uma forma relativamente fácil de decorar e usar em uma sequência lógica: preparar, criar, negociar, fechar, reconstruir.

DAL, Jorge Van. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá – Pr.: Unicesumar, 2018.

A respeito das etapas do processo de negociação, avalie as afirmativas a seguir.

I. Preparar – Inclui tudo o que se deve fazer quando se inicia o contato com o outro negociador, antes de começar a fazer e receber propostas específicas.

II. Criar – Inclui tudo o que se deve fazer antes de ir (fisicamente ou virtualmente) para a negociação. É uma das fases mais importantes.

III. Negociar – Nessa etapa, o foco está na arte de fazer e receber propostas: é a hora de dividir o bolo.

IV. Fechar – Momento de concluir a negociação e tomar uma decisão: aceitar a proposta existente ou partir para a Melhor Alternativa Sem Acordo.

É correto o que se afirma em.
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 6

Negociar pode ser bem desafiador, principalmente quando não conhecemos as pessoas com quem vamos fazer negócio. Como se sabe, as pessoas não são iguais e o mesmo acontece com os negociadores, que podem apresentar diferentes perfis e cada perfil tem suas próprias características e preferências na hora de negociar. O que é importante para um determinado perfil, pode ser irrelevante para o outro.

 

Elaborado pelo professor, 2021.

 

 

 

Das opções abaixo, assinale corretamente quais são os perfis de negociadores apresentados no material da disciplina.

Alternativas
Alternativa 1 – Catalisador, apoiador, analítico.
Alternativa 2 – Apoiador, realizador, idealizador.
Alternativa 3 – Controlador, apoiador, idealizador.
Alternativa 4 – Analítico, problemático, controlador.
Alternativa 5 – Desenvolvedor, apoiador, idealizador.
QUESTÃO 7
De acordo com Wanderley (1998), as pessoas podem ser agrupadas em estilos básicos de negociação.

DAL, Jorge Van. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá – Pr.: Unicesumar, 2018.

Com base nesta afirmação e considerando os estudos da disciplina, analise as afirmativas a seguir.

I. O estilo apoiador é conhecido por ser afável, estável e cordial.

II. Controlador é o estilo de negociador designado por ser dirigente, diretivo e realizador.

III. O estilo catalisador é chamado, também, de metódico e escrupuloso.

IV. O estilo analítico é um estilo de negociador expressivo.

É correto o que se afirma em.

Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II e IV, apenas.
QUESTÃO 8
Todas as pessoas negociam e há uma ideia de que existem aqueles que já nascem com as habilidades necessárias para realizar bons negócios. Na verdade, ninguém nasce com as habilidades de negociação, o que acontece é que algumas pessoas se comunicam melhor e por isso parecem ter nascido para fazer negócio. O fato é que a comunicação é essencial para que haja uma boa negociação.

Elaborado pelo professor, 2021.

Analise as alternativas abaixo e assinale corretamente aquela que apresenta as atitudes principais do negociador no processo de comunicação.

Alternativas
Alternativa 1 – Empatia, distopia e entropia.
Alternativa 2 – Capacidade de compartilhar, ética e empatia.
Alternativa 3 – Empatia, capacidade de compartilhar, desejo de ajudar.
Alternativa 4 – Capacidade de se distanciar da situação, empatia e capacidade de compartilhar. (Gabarito Oficial)
Alternativa 5 – Capacidade de se distanciar da situação, antipatia e capacidade de compartilhar.
QUESTÃO 9

As negociações acontecem de diferentes maneiras e apresentam diversas possibilidades. Mesmo com uma infinidade de negociações, podemos dizer que os elementos essenciais da negociação são comuns a todos os tipos de negócios. É claro que quanto mais se conhece sobre um elemento, maior será a percepção acerca do que está sendo negociado e melhor vai ser o entendimento sobre a necessidade do outro, além disso, a própria continuidade ou não da negociação pode ser definida por esses elementos.

 

Elaborado pelo professor, 2021.

 

Das opções abaixo, assinale corretamente aquela que apresenta os elementos essenciais da negociação.

Alternativas
Alternativa 1 – Poder, dados e tempo.
Alternativa 2 – Dados, informação e poder.
Alternativa 3 – Poder, tempo e informação.
Alternativa 4 – Tempo, dados e informação.
Alternativa 5 – Tempo, kairós e informação.
QUESTÃO 10

Entre diversos fatores, o sucesso de uma negociação depende, principalmente, da maneira como os negociadores conduzem o processo de negociação. Podemos perceber que algumas técnicas, comportamentos e a formas de agir podem contribuir para que se tenha vantagem em uma negociação e que se alcance bons resultados.

Dal, Jorge Van. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá-Pr: Unicesumar, 2018.

As habilidades de negociação, assim como as demais habilidades, podem ser desenvolvidas pelo indivíduo. Quanto mais habilidoso é o negociador, maiores são as chances de sucesso. Das opções abaixo, assinale corretamente aquela que apresenta as habilidades apresentadas por Van Dal.

Alternativas
Alternativa 1 – Habilidades múltiplas e habilidades distintas.
Alternativa 2 – Habilidades diretas e habilidades interpessoais.
Alternativa 3 – Habilidades intrapessoais e habilidades distintas.
Alternativa 4 – Habilidades intrapessoais e habilidades sinestésicas.
Alternativa 5 – Habilidades interpessoais e habilidades intrapessoais.
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