ATIVIDADE 3 – EDU – GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA – 53_2025
No que se refere à Administração Escolar, analise as seguintes afirmações.
I. A Diretora Helena da Silva está agindo corretamente, considerando que o gestor está desobrigado de dinamizar as ações da escola, tendo em vista, cada profissional já sabe das suas atribuições.
II. O desempenho da equipe da escola Mundo Encantado e a qualidade do ensino e aprendizagem estão conectados diretamente ao desempenho da diretora Helena da Silva.
III. As decisões da administração escolar devem ser embasadas e pensadas no contexto escolar e social ao qual os alunos estão inseridos.
IV. A diretora Helena pode atribuir a coordenação pedagógica atendimento aos pais, ou seja, está desobrigada fazer atendimento.
É correto apenas o que se afirma em:
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, ll, III e IV.
Conforme as discussões feitas na disciplina e o material didático, assinale a alternativa que corresponda com o papel do gestor nesta situação.
Rafael Silveira, considerando a indisciplina dos alunos precisa apoiar os professores, tendo em vista, que só assim, é possível chegar a uma solução.
O diretor Rafael precisa assumir o papel de mediador no que tange esses conflitos e buscar uma solução, trazendo para o diálogo, professores e alunos, podendo o Grêmio Estudantil intermediar os alunos.
Rafael Silveira precisa urgentemente fazer a troca dos professores, considerando a atual situação, tendo em vista a decisão tomada em prejudicar os alunos.
Deverá ser realizada uma reunião com os pais e a direção sem a participação dos professores e buscar uma solução para o conflito.
A melhor coisa a ser feita é Rafael deixar o cargo de gestor, considerando sua saúde mental e física.
I. A gestora não tem autonomia para elaboração e execução da proposta pedagógica, tendo em vista que o projeto precisa ser desenvolvido de forma coletiva.
II. O Projeto Político-pedagógico precisa ser um documento feito pelo gestor, considerando que a comunidade escolar não tem conhecimento técnico.
III. Não se impede o PPP de ser feito de forma unilateral, considerando a possibilidade de compreender os problemas sociais da cidade.
IV. O PPP exige o foco na formação do indivíduo, em que este se torne participativo, responsável, crítico e criativo.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
JORGE, Welington Junior. Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na educação básica. Maringá – PR.: UniCesumar, 2021
No que se refere Lei de Diretrizes e Bases da Educação, analise as seguintes afirmações:
I. A LDB estabelece normas gerais que orientam a organização e administração do ensino, incluindo aspectos como carga horária, currículo, formação de professores, e direitos dos alunos.
II. A LDB serve como base legal para a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e outras políticas internas da escola, garantindo que todas as práticas pedagógicas e administrativas estejam em conformidade com as exigências legais.
III. Embora a LDB forneça diretrizes gerais, ela não permite que as escolas adaptem essas diretrizes às suas realidades específicas, exigindo uma aplicação uniforme em todas as instituições.
IV. Um dos objetivos centrais da LDB é assegurar uma educação de qualidade, e a gestão escolar é responsável por implementar as políticas e práticas necessárias para atingir esse objetivo.
É correto apenas o que se afirma em:
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
JORGE, Welington Junior. Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na educação básica. Maringá – PR.: UniCesumar, 2021
No que se refere Plataformas Digitais e Gestão Escolar, analise as seguintes afirmações:
I. As plataformas digitais como Google Workspace e Microsoft 365 são fundamentais para otimizar a comunicação e a organização, permitindo que todos os membros da comunidade escolar colaborem em tempo real.
II. Essas plataformas oferecem funcionalidades que facilitam a criação e o compartilhamento de documentos, planilhas, apresentações e calendários, melhorando a gestão de atividades pedagógicas e administrativas.
III. O uso dessas ferramentas digitais promove maior transparência e acessibilidade nas informações, o que é essencial para a tomada de decisões informadas e o envolvimento ativo de todos os membros da comunidade escolar.
IV. A adaptação dessas tecnologias na gestão escolar limita-se à administração e não contribui para a formação integral dos alunos.
É correto apenas o que se afirma em:
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Na gestão escolar, a influência da Constituição de 1988 se reflete na necessidade de as escolas, sejam públicas ou privadas, seguirem as normas estabelecidas pelos sistemas municipal ou estadual de ensino. Para os gestores escolares, isso implica em garantir que todas as atividades e currículos estejam em conformidade com as diretrizes legais, assegurando a qualidade e a uniformidade da educação oferecida. Os gestores das escolas privadas, em particular, devem estar cientes das exigências de supervisão e autorização por parte do Estado, entendendo que a autonomia para oferecer ensino vem acompanhada de uma responsabilidade significativa em seguir as regulamentações. Isso requer uma gestão cuidadosa e atenta às normas educacionais, garantindo que a escola opere dentro dos padrões exigidos e ofereça uma educação que esteja em sintonia com as políticas públicas. Dessa forma, a gestão escolar pós-Constituição de 1988 não apenas se preocupa com a administração interna da instituição, mas também com a conformidade legal e a articulação com os órgãos de supervisão, assegurando que a educação oferecida esteja alinhada com os objetivos e valores definidos pela legislação brasileira.
JORGE, Welington Junior. Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na educação básica. Maringá – PR.: UniCesumar, 2021.
De acordo com as discussões feitas na disciplina e o texto apresentado acima, assinale a alternativa em que artigo da Constituição Federal está presente a gestão democrática do ensino público, na forma da lei.
Art. 202
Art. 203
Art. 204
Art. 205
Art. 206
I. É por meio do planejamento escolar que as instituições de ensino conseguem elaborar estratégias e tomar decisões sobre o andamento da escola.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A eleição é um importante mecanismo na gestão democrática, porém, não garante a democratização da gestão.
O que de fato faz uma gestão democrática não é uma eleição direta, mas sim, a forma que o gestor conduz o seu trabalho na escola.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta a primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
No que se refere à Gestão Escolar e Constituição Federal, analise as seguintes afirmativas:
I. A compreensão da Constituição, especialmente em seu sentido formal, é essencial para garantir que as políticas educacionais e ações escolares estejam em conformidade com as normas jurídicas superiores.
II. A Constituição estabelece os princípios que orientam o sistema educacional, mas o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e o regimento interno da escola podem funcionar independentemente das normas constitucionais.
III. O respeito aos direitos fundamentais, como o acesso à educação de qualidade e a promoção da igualdade de oportunidades, deve estar presente em todas as práticas administrativas e pedagógicas da escola.
IV. A distinção entre Constituição material e formal é irrelevante para a gestão escolar, pois as normas educacionais são apenas influenciadas pelo conteúdo da Constituição.
É correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
II. O Projeto Político Pedagógico precisa ser um documento que envolva toda a comunidade escolar e o seu planejamento precisa ser desenvolvido de forma participativa, para que venha ser possível compreender a realidade dos alunos.
III. Por ser uma escola nova, o PPP não impede de nascer da própria realidade, considerando a possibilidade de compreender os problemas sociais daquela região por meio da comunidade escolar e atualizando posteriormente.
IV. O PPP carece de uma fundamentação na legislação brasileira, dificultando que a própria Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9394/96, tenham condições de serem colocadas em prática.
É correto apenas o que se afirma em:
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.

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