ATIVIDADE 3 – ENF – PSICOLOGIA APLICADA A SAÚDE – 53_2025

Questão 1

A bulimia, de maneira geral, se caracteriza pelo impulso irresistível de ingerir rapidamente grande quantidade de alimentos e, na sequência, a assunção de condutas purgativas para desfazer o ganho de peso consequente do episódio de compulsão alimentar.

BORDIN, Jaqueline Cristine; RODRIGUES,  Ana Claudia; FAUNE, Tatiana Aparecida. Psicologia Aplicada à Saúde. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.

Considerando a descrição do transtorno, podemos afirmar que a bulimia se caracteriza por uma sequência de manifestações. A seguir, assinale a alternativa que retrate as etapas que marcam os episódios de bulimia presentes neste quadro psicopatológico:

Alternativas
Alternativa 1:

Episódio de compulsão, métodos purgativos, pedido de ajuda médica, tratamento, cura.

Alternativa 2:

Impulso para ingerir alimentos não nutritivos, medo de não engordar, ingestão de alimentos nutritivos.

Alternativa 3:

Preocupação exacerbada com o corpo, autoimagem irreal, vômitos autoinduzidos, jejuns e exercícios extenuantes.

Alternativa 4:

Impulso irrefreável para comer, sentimento de culpa, métodos purgativos, medo de emagrecer, nova ingestão incontrolável.

Alternativa 5:

Impulso incontrolável para comer, incapacidade para parar de comer, sentimento de culpa, medo de engordar, métodos para anular a compulsão.

Questão 2
A Teoria da Autoeficácia, desenvolvida por Albert Bandura, é um aspecto central da teoria social cognitiva que postula que a crença em sua própria capacidade de executar ações influencia o modo como as pessoas pensam, se motivam e se comportam. A autoeficácia desempenha um papel crítico em como os indivíduos abordam metas, tarefas e desafios. Segundo Bandura, a crença na própria eficácia pode determinar se uma pessoa decide começar um comportamento desafiador, quanto esforço será colocado na atividade e como ela persistirá diante de obstáculos.
Fonte: BORDIN, J. C.; RODRIGUES, A. C.; FAUNE, T. A. Psicologia aplicada à Saúde. Maringá: Unicesumar, 2022.


Segundo a Teoria da Autoeficácia, qual é o impacto da crença de um indivíduo em sua capacidade de executar uma ação sobre seus comportamentos de saúde?

Alternativas
Alternativa 1:

Diminui a percepção de barreiras para se engajar em comportamentos saudáveis.

Alternativa 2:

Leva a uma menor probabilidade de iniciar mudanças devido ao medo do fracasso.

Alternativa 3:

Não tem impacto significativo, pois depende principalmente das condições ambientais.

Alternativa 4:

Aumenta a dependência de incentivos externos para manter comportamentos saudáveis.

Alternativa 5:

Aumenta a probabilidade de que o indivíduo tente e persista em comportamentos saudáveis.

Questão 3
O comportamento alimentar é uma complexa interação de fatores fisiológicos, emocionais, culturais e sociais que influenciam como escolhemos, consumimos e interagimos com os alimentos. Este comportamento não apenas atende às necessidades biológicas básicas, mas também reflete as crenças pessoais, normas culturais e condições econômicas que moldam as preferências alimentares e os hábitos de uma pessoa.
Fonte: BORDIN, J. C.; RODRIGUES, A. C.; FAUNE, T. A. Psicologia aplicada à Saúde. Maringá: Unicesumar, 2022.


Analise as afirmativas a seguir:

I. O comportamento alimentar é influenciado apenas por fatores fisiológicos como fome e saciedade.
II. As escolhas alimentares são condicionadas por fatores emocionais, culturais e sociais.
III. A alimentação pode servir como um meio de conexão social e expressão de identidade cultural.
IV. O comportamento alimentar é estritamente um ato involuntário, determinado por reflexos biológicos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

II e III, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 4

As emoções são complexos estados de excitação do qual organismo todo participa, ou seja, de modo geral, a palavra emoção significa “emovere”, que significa “mover” e/ou “movimento”, podendo ser descrita como aquilo que movimenta os sujeitos, as quais possuem funções específicas de sobrevivência dentro da vida do indivíduo. É necessário compreender que as emoções são sensações que geralmente possuem elementos fisiológicos e cognitivos, elementos esses que influenciam o comportamento diretamente.

BORDIN, Jaqueline Cristine; RODRIGUES,  Ana Claudia; FAUNE, Tatiana Aparecida. Psicologia Aplicada à Saúde. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.

Já os sentimentos estão comumente associados a conteúdos intelectuais, valores, representações e, em geral, não implicam concomitantes somáticos. Constituem um fenômeno muito mais mental do que somático. Por serem associados a conteúdos intelectuais, os sentimentos (mas também o humor e as emoções) dependem da existência, na língua e na cultura de cada povo, de palavras que possam codificar este ou aquele estado afetivo.

​DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.

​Sobre as diferenças entre emoções e sentimentos, assinale a alternativa correta:​

Alternativas
Alternativa 1:

Não há diferenças entre emoções e sentimentos. A rigor, tratam-se do mesmo fenômeno: a expressão psíquica de afetos.

Alternativa 2:

As emoções são estados afetivos validados socialmente; já os sentimentos são do foro íntimo, não podendo ser representado pela cultura.

Alternativa 3:

As emoções consistem em conteúdos afetivos inconscientes, já os sentimentos são conteúdos afetivos que possuem representação consciente e são acessíveis aos sujeitos.

Alternativa 4:

Enquanto as emoções são reações afetivas duráveis, permanentes, os sentimentos são agudos e passageiros, surgem como reação a estímulos e respondem aos mesmos, sendo passageiros.

Alternativa 5:

As emoções podem ser definidas como reações afetivas momentâneas, agudas; um estado afetivo intenso, de curta duração. Já os sentimentos são estados e configurações afetivas estáveis; em relação às emoções, são mais atenuados em sua intensidade e menos reativos a estímulos passageiros.

Questão 5
Considerando a relevância do Modelo de Crenças em Saúde, imagine uma campanha de saúde pública destinada a aumentar a taxa de vacinação contra a gripe em uma comunidade rural. Este modelo sugere que a decisão das pessoas de se vacinar é fortemente influenciada por suas percepções sobre a suscetibilidade à gripe, a gravidade potencial da doença, os benefícios da vacinação e as barreiras percebidas ao acesso à vacina. A campanha busca informar a comunidade sobre a alta taxa de transmissão da gripe, as complicações sérias que podem ocorrer, especialmente em idosos e crianças, e facilitar o acesso à vacinação oferecendo clínicas móveis gratuitas.
Fonte: BORDIN, J. C.; RODRIGUES, A. C.; FAUNE, T. A. Psicologia aplicada à Saúde. Maringá: Unicesumar, 2022.
Com base no Modelo de Crenças em Saúde e no cenário descrito, qual alternativa melhor indica os fatores de maior contribuição para aumentar a adesão à campanha de vacinação contra a gripe na comunidade rural?
Alternativas
Alternativa 1:

Não é possível aumentar a adesão à vacinação da população.

Alternativa 2:

Intensificar as informações sobre a gravidade da gripe, que na comunidade rural é baixa.

Alternativa 3:

Aumentar a percepção de que o benefício da vacinação será apenas para o grupo e não individual.

Alternativa 4:

Reduzir as barreiras percebidas, oferecendo benefícios como moradia e alimentação aos vacinados.

Alternativa 5:

Enfatizar os benefícios da vacinação, incluindo a proteção não apenas individual, mas também comunitária.

Questão 6

Habilidades socioemocionais são o agrupamento de habilidades emocionais (normalização, identificação e regulação das emoções) e sociais (ações e reações de interação social, como comunicação assertiva, resolução de problemas, etc.), e têm, como objetivo, ampliar o repertório comportamental dos indivíduos para promoção, prevenção e tratamento de saúde mental e melhora da qualidade de vida.

BORDIN, Jaqueline Cristine; RODRIGUES. Ana Claudia; FAUNE, Tatiana  Aparecida. Psicologia Aplicada à Saúde. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.

A partir das habilidades socioemocionais, assinale a alternativa que contemple as cinco competências essenciais para as pessoas desenvolverem suas vidas com um maior significado:

Alternativas
Alternativa 1:

Autocontrole, autoestima, autoajuda, autonomia e autosustentabilidade.

Alternativa 2:

Autoconvencimento, marketing pessoal, autoestima, consciência social e networking.

Alternativa 3:

Autoconsciência, autogerenciamento, independência social, interatividade e comunicação.

Alternativa 4:

Autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidade de relacionamento e marketing pessoal.

Alternativa 5:

Autoconsciência, autogerenciamento, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.

Questão 7

O Transtorno Alimentar Restritivo/Evitativo (TERA) consiste em um dos transtornos da alimentação descritos no Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM).

BORDIN, Jaqueline Cristine; RODRIGUES, Ana Claudia; FAUNE, Tatiana Aparecida. Psicologia Aplicada à Saúde. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.

Considerando as descrições presentes no manual, assinale a alternativa que defina em que consiste este transtorno:

Alternativas
Alternativa 1:

É definido como a regurgitação repetida de alimento.

Alternativa 2:

Caracteriza-se pela ingestão de substâncias não alimentares.

Alternativa 3:

Evitação de ingerir alimentos devido ao medo de ganhar peso e conseguir um corpo extremamente magro.

Alternativa 4:

Impulso irresistível de ingerir rapidamente grande quantidade de alimentos e, na sequência, a assunção de condutas purgativas.

Alternativa 5:

Consiste em uma perturbação alimentar manifestada pelo desinteresse, evitação ou esquiva em se alimentar, marcada pelo fracasso persistente em satisfazer as necessidades nutricionais e/ou energéticas.

Questão 8
O aprendizado socioemocional sistêmico inclui o desenvolvimento de competências chave que são essenciais para o bem-estar pessoal e sucesso nas interações sociais. Estas competências incluem a autoconsciência, o autogerenciamento, a consciência social, as habilidades de relacionamento e a tomada de decisão responsável. Cada uma dessas habilidades desempenha um papel fundamental na maneira como os indivíduos percebem e reagem ao mundo ao seu redor, além de influenciar suas relações interpessoais e decisões éticas.
Fonte: BORDIN, J. C.; RODRIGUES, A. C.; FAUNE, T. A. Psicologia aplicada à Saúde. Maringá: Unicesumar, 2022.


Analise as afirmativas a seguir:

I. A autoconsciência envolve reconhecer as próprias emoções e como elas influenciam o comportamento, incluindo uma avaliação precisa de pontos fortes e limitações.
II. O autogerenciamento se refere exclusivamente à capacidade de gerenciar o estresse, sem incluir o controle de impulsos.
III. A consciência social inclui a capacidade de empatizar com pessoas de diversas origens e culturas.
IV. A tomada de decisão responsável se concentra apenas em escolher comportamentos que maximizem o bem-estar pessoal.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas.

Alternativa 2:

I, II e III, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 9

Conforme a American Psychiatric Association (2014), o transtorno bipolar é caracterizado pela mudança e variação de humor entre tristeza, melancolia e desânimo profundos e estados de mania e euforia com frequência e intensidades que afetam a vida da pessoa.

BORDIN, Jaqueline Cristine; RODRIGUES, Ana Claudia; FAUNE, Tatiana Aparecida. Psicologia Aplicada à Saúde. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.

Considerando os sintomas que preenchem os critérios diagnósticos para o quadro de Transtorno Afetivo Bipolar, analise as afirmativas abaixo:

I. Loquacidade.
II. Distratibilidade.
III. Redução do sono.
IV. Autoestima inflada.
V. Envolvimento em situações de risco.
VI. Pensamento acelerado.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 2:

I, II, IV e VI, apenas.

Alternativa 3:

II, III, IV e VI, apenas.

Alternativa 4:

III, IV e VI, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III, IV, V e VI.
Questão 10
O Modelo Transteorético de Mudança, desenvolvido por Prochaska e DiClemente, descreve um processo em espiral onde indivíduos passam por diversos estágios ao modificar comportamentos de saúde. Este modelo reconhece que a mudança de comportamento pode ser pensada a partir de cinco estágios principais: pré-contemplação, contemplação, preparação, ação e manutenção.
Fonte: BORDIN, J. C.; RODRIGUES, A. C.; FAUNE, T. A. Psicologia aplicada à Saúde. Maringá: Unicesumar, 2022.
Segundo o Modelo Transteorético ou de Estágios de Mudança, como é descrito o processo de mudança de comportamento?
Alternativas
Alternativa 1:

Um processo linear, com etapas claramente definidas e sem retorno aos estágios anteriores.

Alternativa 2:

Um processo em espiral, onde é comum a ocorrência de recaídas e regressões a estágios anteriores.

Alternativa 3:

Uma progressão contínua que garante que uma vez alcançado um estágio, o indivíduo não retorna aos anteriores.

Alternativa 4:

Um processo cíclico, onde o indivíduo permanece no mesmo estágio até que condições externas forcem a mudança.

Alternativa 5:

Um processo que envolve apenas um estágio de mudança, focando exclusivamente na manutenção do novo comportamento.

As respostas para esse trabalho você encontra nos sites Apoio Acadêmico, Integrare Academy e Colaborar Portfólios.

ATIVIDADE 3 - ENF - PSICOLOGIA APLICADA A SAÚDE - 53_2025

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ATIVIDADE 3 - ENF - PSICOLOGIA APLICADA A SAÚDE - 53_2025 ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.