ATIVIDADE 3 – EPROD – ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO – 53_2025

Questão 1
A brigada de incêndio é um grupo organizado de pessoas, voluntárias ou não, treinadas e capacitadas em prevenção e combate a incêndios e primeiros socorros, para atuação em edificações ou áreas de risco.

Fonte: CBMMS (2013b, p. 5).

Diante do exposto, avalie as afirmações a seguir:

I. As brigadas de incêndio atuam em edificações e eventos temporários, bem como em áreas de risco (instalações elétricas, radioativas, de gás ou com algum material inflamável e locais com grande fluxo de pessoas).
II. A brigada atua também no combate junto ao Corpo de Bombeiros, quando solicitada. Ela tem a função de proteger as pessoas, o patrimônio e o meio ambiente dos efeitos do incêndio.
III. As brigadas de incêndio atuam somente em patrimônios governamentais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 2
Além de ser usada para melhorar as condições de trabalho, a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) pode ser exigida por um auditor fiscal de trabalho quando são identificados casos de doenças. (PEDROZA; SILVA, 2019).

Sobre a realização da AET, avalie as afirmações a seguir com base nas situações que motivam sua realização.

I. Constatação de um número elevado de doenças ou acidentes.
II. Reclamações do sindicato dos trabalhadores.
III. Notificação de auditores-fiscais do trabalho.
IV. Necessidade de melhorar a qualidade do produto ou serviço oferecido pela empresa e necessidade de aumentar a produtividade.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 3
O manuseio de cargas pode ser mais prejudicial se não forem realizados movimentos adequados. Para isso, é preciso entender como reduzir os impactos na coluna vertebral ao manusear e transportar cargas.

Sobre as recomendações para prevenção de problemas na coluna, analise as assertivas a seguir.

I. O uso de cintas lombares reduz significativamente o impacto na coluna em decorrência do manuseio de cargas.
II. Rotacionar o tronco ao levantar ou abaixar uma carga reduz o impacto na coluna, pois este movimento favorece o trabalho dinâmico.
III. Deve ser preferido o movimento de empurrar ou puxar cargas no lugar do movimento de levantar e abaixar cargas.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

I e II, apenas.

Alternativa 5:

II e III, apenas.

Questão 4
“A ferramenta NIOSH para análise de levantamento manual de cargas visa verificar se a carga levantada irá causar alguma lesão no trabalhador. É feito um cálculo utilizando as variáveis do levantamento. Calcula-se um valor denominado de Limite de Peso Recomendado (LPR) que é comparado com o valor da carga que está sendo levantada”
​Fonte: SILVA, M.J. Ergonomia e Segurança do Trabalho. Maringá: Unicesumar, 2019, p.218.

A equação do LPR é composta por seis variáveis. Conforme o valor de cada uma delas, pode-se obter um LPR menor ou maior. Com base na equação do LPR, analise as assertivas a seguir.

I. Quanto menor for a distância horizontal da carga em relação ao indivíduo, maior será o LPR.
II. A melhor altura para se iniciar um movimento com carga, para obter um maior valor de LPR, é de 75 centímetros.
III. Quanto pior for a pega da carga, maior será o LPR.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

I e II, apenas.

Alternativa 5:

II e III, apenas.

Questão 5
Se o trabalho é realizado em locais onde há a exposição a agentes que podem prejudicar a saúde, a empresa é obrigada por lei, a fornecer gratuitamente equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados, orientar e fiscalizar para que os trabalhadores utilizem corretamente estes equipamentos e adotar medidas que diminuam os riscos.
Fonte: Disponível em: https://www.ambientec.com/saiba-quais-sao-os-principais-riscos-ambientais-de-trabalho-e-como-preveni-los-2/. Acesso em 15 de ago. 2019.

Os riscos ambientais são os elementos presentes no ambiente de trabalho que podem causar danos à integridade e à saúde das pessoas, avalie as afirmações a seguir.

I. Todo agente ambiental é considerado um risco de acidente ao colaborador que a ele fica exposto.
II. Os agentes ambientais que podem estar presentes em um ambiente de trabalho, segundo a NR-9, são os biológicos, químicos e físicos.
III. Um risco é o resultado da razão entre a probabilidade de ocorrência de um determinado evento com o valor da sua consequência.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

I e II, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 6
Os acidentes de trabalho trazem consequências indesejáveis, não só para o trabalhador, mas também para a empresa e para a sociedade como um todo, devido aos gastos com pagamentos aos funcionários afastados.
SILVA, Mailson José da; PEDROZA, Samuel Sales. Ergonomia e Segurança do Trabalho. Maringá: UniCesumar, 2019.

Com relação as despesas relacionadas aos acidentes de trabalho, avalie as afirmações a seguir.

I. Custo de outros seguros são obrigatórios, pois são pagos para previdência social.
II. Os custos com reparos são aqueles relacionados, por exemplo, a máquinas e equipamentos que podem se perder devido ao acidente.
III. Outro custo que a empresa tem nos primeiros 15 dias de afastamento é com o salário de horas não trabalhadas, uma vez que nesse período a despesa da remuneração é da empresa.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 7
Quanto a recomendações para Prevenção de Problemas na Coluna, seguir essas recomendações para o manuseio de cargas não é algo simples. Esta atividade é feita, muitas vezes, sem planejamento, sendo que muitos manuseios ocorrem de forma ocasional.

Sobre algumas formas de prevenção utilizadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Treinar trabalhadores, antes de iniciar o trabalho.
II. Realizar treinamentos periódicos e acompanhamento, pode contribuir para que as recomendações sejam seguidas.
III. Não há necessidades de treinamentos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 8
Ricardo está há dois meses fazendo jornada dupla de trabalho, pois, no momento, é a única fonte de renda de sua família. Em horário comercial, trabalha em uma indústria de sofás, como operador de produção, onde sua jornada acaba às 18 horas. Às 18h45min, após comer um lanche ou salgado, já está trabalhando como motorista de aplicativo, onde permanece até aproximadamente até 01 hora da manhã, além de trabalhar aproximadamente seis horas aos sábados e domingos. Com essa rotina, Ricardo teve sua saúde prejudicada, sentindo uma fadiga fisiológica constantemente.

Acerca da situação exposta no trecho anterior, leia as afirmativas seguintes, com relação às causas que levaram a essa fadiga:

I. A má alimentação diária pode ter contribuído para a fadiga sentida por Ricardo.
II. A longa jornada de trabalho, aliada ao desgaste físico e mental são situações causadoras da fadiga fisiológica.
III. Com dois meses na mesma rotina, o corpo de Ricardo já se acostumou as situações de trabalho, sendo a fadiga provavelmente hereditária.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

I e II, apenas.

Alternativa 5:

I e III, apenas.

Questão 9
Vibração é definida como um movimento periódico, uma oscilação de uma partícula, um sistema de partículas ou um corpo rígido em torno de uma posição de equilíbrio. As vibrações, discretas e rápidas, podem passar despercebidas no ambiente de trabalho quando não há controle e supervisão de um profissional especialista em Segurança do Trabalho.
Fonte: Disponível em: https://alec.org.br/novo/rental/vibracoes-o-risco-fisico-furtivo/. Acesso em 12 de ago. 2019.

Nesse sentido, medidas preventivas e corretivas se fazem necessárias nos ambientes onde ocorre esse tipo de risco. Acerca desse assunto, leia as afirmativas abaixo:

I. A manutenção das ferramentas e a redução da exposição à vibração estão dentre as medidas corretivas descritas na NHO 10.
II. Como medida preventiva, os trabalhadores devem ser orientados a procurarem ajuda médica ao surgirem sintomas de formigamento, dormência e/ou dores.
III. Os trabalhadores devem, assim que perceberem níveis de vibração durante o uso de ferramentas, comunicar o superior, para que medidas necessárias sejam tomadas a fim de eliminar o risco que a exposição causa.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

III, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 10
O conforto térmico num determinado ambiente pode ser definido como a sensação de bem-estar experimentada por uma pessoa.
SILVA, Mailson José da; PEDROZA, Samuel Sales. Ergonomia e Segurança do Trabalho. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019.
No que se refere ao conforto térmico, leia as afirmativas seguintes:

I. A temperatura de conforto pode ser compreendida como algo variável e adaptado.
II. Não existem, atualmente, parâmetros relativos ao conforto térmico em ambientes laborais.
III. O aumento da temperatura, em determinados trabalhos, pode causar perturbações do coração e circulação, fadiga e ameaça de esgotamento, levando o indivíduo a exaustão.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

ATIVIDADE 3 - EPROD - ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO - 53_2025

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ATIVIDADE 3 - EPROD - ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO - 53_2025 ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.