ATIVIDADE 3 – FISIO – FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO IDOSO – 53_2025
Fonte: FREITAS, E. V. de; PY, L. Tratado de geriatria e gerontologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2022.
O modelo fenotípico mais amplamente utilizado para o diagnóstico da Síndrome da Fragilidade é o proposto por Fried et al. (2001), que define a condição com base em cinco critérios clínicos.
Fonte: tradução nossa de: FRIED, L. P. et al. Frailty in older adults: evidence for a phenotype. The Journals of Gerontology: Series A, Biological Sciences and Medical Sciences, New York, v. 56, n. 3, p. M146-M156, mar. 2001.
Com base nesses critérios, analise as afirmativas a seguir:
I. A perda de peso não intencional, frequentemente associada à desnutrição, é um marcador relevante para identificar fragilidade, pois está relacionada ao aumento da mortalidade em idosos.
II. A fadiga ou exaustão autorreferida evidencia comprometimento energético que limita a realização das atividades diárias, indicando declínio funcional.
III. A diminuição da força muscular, avaliada pela preensão manual, está associada à sarcopenia e ao maior risco de quedas e perda da independência.
IV. A redução da velocidade de marcha representa um importante indicador precoce de declínio funcional e maior vulnerabilidade, correlacionando-se com risco aumentado de institucionalização.
V. O baixo nível de atividade física contribui para a progressão da fragilidade, ao potencializar a perda muscular e o comprometimento geral da saúde.
É correto o que se afirma em:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.