Os projetos mecânicos implicam numerosas e diversas tarefas que se desenvolverão em sequência ou em paralelo e estarão especificamente planejadas e detalhadas em normas, dependendo da indústria ou produto, com vista a atingir os objetivos. Os autores Completo e Melo (2019) reforçam que os projetos, especialmente os mecânicos, são planejados antes de serem executados e, portanto, aportam um conjunto de riscos normalmente associados aos custos, qualidade e prazo. Nesta ideia de incertezas, para os autores fica claro que, apesar de toda a preparação e monitoramento de um projeto mecânico, os recursos para a sua execução mudam/alteram-se durante o seu ciclo de vida, exigindo assim uma estrutura organizacional competente, com capacidade de antecipação das dificuldades para que possam ser solucionadas de forma previsível, sem colocar em risco os objetivos inicialmente definidos.
COMPLETO, António; MELO, Francisco. Introdução ao Projeto Mecânico. 2. ed. Engebook, 2019.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Dentro do planejamento do projeto, não basta apontar o elemento correto, é preciso representá-lo em forma de desenho técnico individual ou mesmo de conjuntos. Isto é, o profissional da engenharia deve-se ater em desenhar e detalhar os elementos que envolvem procedimentos de fabricação dentro da empresa ou por terceiros, facilitando o processo de interpretação.
PORQUE
II. O engenheiro de projetos que atua no processo produtivo consegue aprimorar, constantemente, sua técnica. Desta forma, oportuniza a melhor estratégia para processos de fabricação e, se necessário, rastrear com precisão algum dos itens que porventura tenha passado pelo processo ao qual é responsável.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: