ATIVIDADE 3 – NUT – AVALIAÇÃO NUTRICIONAL – 53_2025

QUESTÃO 1
Na avaliação nutricional de pacientes hospitalizados, tem grande destaque a análise de exames bioquímicos, visto que a utilização das proteínas séricas como instrumento de avaliação de desnutrição em pacientes gravemente enfermos tem sido relatada na literatura como um importante e confiável método. A grande limitação dos exames laboratoriais é a suscetibilidade a alterações por diversas condições clinicas, como: inflamação crônica ou aguda, infecções, traumas, oscilações no estado de hidratação e na função hepática e/ou renal.

 

Fonte: CASTRO, Lorena dos Santos. Avaliação Nutricional. Maringá: UniCesumar, 2022.

 

A partir deste tema, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta quanto a avaliação do estado nutricional e a utilização das proteínas plasmáticas:

Alternativas
Alternativa 1 – A albumina sérica é o indicador bioquímico de desnutrição menos utilizado, sendo considerado um baixo preditor de mortalidade e morbidade.
Alternativa 2 – O consumo de proteína impacta de maneira significante as concentrações séricas de albumina, em virtude da sua vida média ser curta de 2 a 3 dias.
Alternativa 3 – A transferrina é sintetizada no fígado, e é a principal proteína responsável pelo transporte do ferro com meia vida de 10 dias. Na deficiência de ferro a transferrina está aumentada.
Alternativa 4 – A albumina pode ser utilizada na avaliação nutricional devido à sua vida média longa, o que a torna um melhor indicador de desnutrição proteica, já que é um índice sensível às rápidas variações do estado nutricional comparada a pré-albumina.
Alternativa 5 – A proteína ligadora de retinol (PLR) é responsável pelo transporte de vitamina K na forma de retinol, possui meia-vida curta (12 horas). Pode estar reduzida na carência de vitamina A e de zinco e nos casos de insuficiência renal.
QUESTÃO 2
A puberdade é acompanhada de eventos que guiam o desenvolvimento das características sexuais primárias e secundárias, com consequente modificação na composição corporal, fase de grandes ações hormonais que acarretam grandes alterações metabólicas e um grande salto do crescimento estrutural, acompanhando do crescimento ósseo.

 

Fonte: CASTRO, Lorena dos Santos. Avaliação Nutricional. Maringá: UniCesumar, 2022. p. 243.

 

A adolescência é um período de maturação para o corpo e a mente. Observando-se que os adolescentes de uma mesma idade frequentemente diferem de maneira acentuada em tamanho, assinale a alternativa que apresenta o método que melhor avalia o grau de maturação das características sexuais secundárias e que também contribui para a detecção de certas doenças e distúrbios associados à adolescência.

Alternativas
Alternativa 1 – Estágios de Tanner.
Alternativa 2 – Relação Peso/Idade.
Alternativa 3 – Relação Altura/Idade.
Alternativa 4 – Avaliação das dobras cutâneas.
Alternativa 5 – Índice de Massa Corporal (IMC).
QUESTÃO 3

O Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) é caracterizado pela intolerância à glicose de gravidade variável e que é diagnosticada pela primeira vez durante o período gestacional, podendo ou não persistir após o parto.

 

Elaborado pelo professor, 2022.

 

Assinale a alternativa que apresenta um fator de risco associado ao surgimento desta patologia. ​

Alternativas
Alternativa 1 – A idade materna avançada é um fator de risco para a Diabetes Mellitus Gestacional (DMG).
Alternativa 2 – A história familiar de Refluxo Gastroesofágico é um fator de risco para a Diabetes Mellitus Gestacional (DMG).
Alternativa 3 – Conhecer os antecedentes obstétricos da gestante é um fator de risco para a Diabetes Mellitus Gestacional (DMG).
Alternativa 4 – A deposição central excessiva de gordura corporal não representa um fator de risco para a Diabetes Mellitus Gestacional (DMG).
Alternativa 5 – Iniciar a gestação com peso adequado e apresentar redução de peso durante a gestação expõe a mulher ao maior risco de Diabetes Mellitus Gestacional (DMG).
QUESTÃO 4
A gestação é uma fase que gera muitas transformações no organismo feminino, as quais são necessárias para regular o metabolismo da gestante, promover o crescimento e desenvolvimento fetal e preparar a mãe para o trabalho de parto, nascimento de seu filho e lactação. A avaliação nutricional da gestante faz-se essencial para melhorar sua qualidade de vida e, consequentemente a do bebê.

 

​Fonte: FREITAS, E. S. et al. Recomendações nutricionais na gestação. Revista destaques acadêmicos, v. 2, n. 3, 2010.

Considerando seus conhecimentos sobre a gestação, analise as afirmativas abaixo.

I. Na gestação ocorre um aumento da taxa metabólica basal por volta do terceiro mês (15 a 20% para suprir as necessidades fetais).

II.  Nesta fase da vida ocorre um aumento da constipação.

III. Neste período, as alterações hormonais promovem uma alteração no paladar e no olfato.

IV.  Durante a gestação, ocorre menor consumo de nutrientes.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – IV, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
A antropometria tem sido apontada como o parâmetro mais indicado para avaliar o estado nutricional coletivo, principalmente pela facilidade de obtenção das medidas que podem ser válidas e confiáveis, desde que haja treinamento adequado e as aferições sejam devidamente padronizadas.

GOMES, Fabio da Silva; ANJOS, Luiz Antonio dos; VASCONCELLOS, Mauricio Teixeira Leite de. Antropometria como ferramenta de avaliação do estado nutricional coletivo de adolescentes. Revista de nutrição, v. 23, p. 591-605, 2010.

Para a avaliação antropométrica, utilizamos as medidas, os índices e indicadores. Identifique a afirmativa que contém índices que avaliam composição corporal muscular de um indivíduo.

Alternativas
Alternativa 1 – Circunferência da cintura e Área muscular do braço (AMB).
Alternativa 2 – Circunferência do braço (CB) e Prega cutânea biciptal (PCB).
Alternativa 3 – Área muscular do braço (AMB) e Prega cutânea triciptal (PCT).
Alternativa 4 – Área gordurosa do braço (AGB) e Prega cutânea triciptal (PCT).
Alternativa 5 – Circunferência muscular do braço (CMB) e Área muscular do braço (AMB).
QUESTÃO 6
Na assistência pré-natal deve-se estimar o ganho de peso total até o fim da gestação de acordo com o estado nutricional pré-gestacional, existindo assim, uma faixa de ganho de peso recomendada para cada situação nutricional.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco/ Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012.

De acordo com esta recomendação, se uma gestante inicia o acompanhamento nutricional com 20 semanas de gravidez, e o nutricionista detecta altura de 1,60 m, peso pré-gestacional de 62 kg e peso atual de 66 kg, analise as opções abaixo e assinale a alternativa correta em relação à faixa de ganho de peso que deve ser estimado para esta gestante a partir da 20ª semana até o final da gestação.

Alternativas
Alternativa 1 – 8 – 12 kg
Alternativa 2 – 6 – 8 kg
Alternativa 3 – 7 – 9 kg
Alternativa 4 – 10 – 12 kg
Alternativa 5 – 11,5 – 16 kg
QUESTÃO 7

Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) é uma condição representada por intolerância à glicose em vários níveis de intensidade, que podem ou não persistir após o parto. O Diabetes Mellitus Gestacional é considerado prevalente no mundo, e ocorre em gestantes que não apresentam a capacidade de aumentar a produção de insulina para neutralizar a resistência insulínica provocada pelos hormônios diabetogênicos produzidos durante a gestação, como lactogênio placentário, cortisol e prolactina e, pelas mudanças no controle glicêmico devido a própria gestação A presença desta patologia durante a gestação pode ocasionar muitos efeitos indesejáveis, tanto para a mãe​ quanto para o feto.

 

Fonte: Oliveira, A. C. V.; Silva, O. B. R. G. da; Souza, L. B.; Ravagnani, B. B.; Guimarães, L. C. R.; Souzal. B., Inês, P. A. C. Diabetes Mellitus Gestacional: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 5, p. e7080, 2021.

 

Em relação aos fatores de riscos associados para o surgimento da Diabetes Mellitus Gestacional, analise as afirmativas abaixo.

 

I. A idade materna avançada é um fator de risco para a Diabetes Mellitus Gestacional (DMG).

 

II. A deposição central excessiva de gordura corporal é um fator de risco para a Diabetes Mellitus Gestacional (DMG).

 

III. Iniciar a gestação acima do peso, apresentar ganho excessivo ponderal durante a gestação expõe a mulher ao maior risco de DMG.

 

IV. Conhecer os antecedentes obstétricos e familiares da gestante é um fator de risco para a Diabetes Mellitus Gestacional (DMG).

 

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – IV, apenas.
Alternativa 2 – III e IV, apenas.
Alternativa 3 – I,II e III, apenas.
Alternativa 4 – I,III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I,II, III e IV.
ATIVIDADE 3 - NUT - AVALIAÇÃO NUTRICIONAL - 53_2025

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ATIVIDADE 3 - NUT - AVALIAÇÃO NUTRICIONAL - 53_2025 ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.