Na assistência pré-natal deve-se estimar o ganho de peso total até o fim da gestação de acordo com o estado nutricional pré-gestacional, existindo assim, uma faixa de ganho de peso recomendada para cada situação nutricional.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012.
De acordo com esta recomendação, se uma gestante inicia o acompanhamento nutricional com 20 semanas de gravidez, e o nutricionista detecta altura de 1,60 m, peso pré-gestacional de 62 kg e peso atual de 66 kg, analise as opções abaixo e assinale a alternativa correta em relação à faixa de ganho de peso que deve ser estimado para esta gestante a partir da 20ª semana até o final da gestação.
Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) é uma condição representada por intolerância à glicose em vários níveis de intensidade, que podem ou não persistir após o parto. O Diabetes Mellitus Gestacional é considerado prevalente no mundo, e ocorre em gestantes que não apresentam a capacidade de aumentar a produção de insulina para neutralizar a resistência insulínica provocada pelos hormônios diabetogênicos produzidos durante a gestação, como lactogênio placentário, cortisol e prolactina e, pelas mudanças no controle glicêmico devido a própria gestação A presença desta patologia durante a gestação pode ocasionar muitos efeitos indesejáveis, tanto para a mãe quanto para o feto.
Fonte: Oliveira, A. C. V.; Silva, O. B. R. G. da; Souza, L. B.; Ravagnani, B. B.; Guimarães, L. C. R.; Souzal. B., Inês, P. A. C. Diabetes Mellitus Gestacional: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 5, p. e7080, 2021.
Em relação aos fatores de riscos associados para o surgimento da Diabetes Mellitus Gestacional , analise as afirmativas abaixo.
I. A idade materna avançada é um fator de risco para a Diabetes Mellitus Gestacional (DMG).
II. A deposição central excessiva de gordura corporal é um fator de risco para a Diabetes Mellitus Gestacional (DMG).
III. Iniciar a gestação acima do peso, apresentar ganho excessivo ponderal durante a gestação expõe a mulher ao maior risco de DMG.
IV. Conhecer os antecedentes obstétricos e familiares da gestante é um fator de risco para a Diabetes Mellitus Gestacional (DMG).
É correto o que se afirma em:
Alternativas
O ganho de peso gestacional expressa o aumento dos estoques maternos de gordura e nutrientes, o crescimento fetal, a expansão de tecidos maternos (placenta, tecido adiposo e útero), seios, aumento de líquido extracelular, do volume sanguíneo e formação de líquido amniótico. O Ministério da Saúde preconiza que toda gestante deve ter seu estado nutricional avaliado durante a gestação, como rotina do pré-natal.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012.
A partir deste tema, analise as opções abaixo e assinale a alternativa correta que apresenta a faixa de ganho de peso total recomendada para uma gestante apresentando peso pré-gestacional de 50 kg e estatura de 1,66 m:
O ganho de peso gestacional insuficiente é um fator que interfere no resultado da gestação e está associado com baixo peso ao nascer, parto prematuro e maiores índices de morbimortalidade neonatal. O baixo peso ao nascer é um importante problema de Saúde Pública, pois se associa com a mortalidade neonatal. No Brasil, a avaliação dos dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) entre 1996 e 2011 mostrou ser de 8,0% a proporção de baixo peso ao nascer nas 26 capitais dos Estados e em Brasília, tendo sido maior nas Regiões Sudeste (8,4%) e Sul (8,0%) e menor nas Regiões Norte (7,2%), Nordeste (7,6%) e Centro-Oeste (7,4%).
VITOLO, Márcia Regina. Nutrição: da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio, 2012.
MOREIRA, Andreia Ielpo Magalhães; SOUSA, Paulo Roberto Moreira de; SARNO, Flavio. Baixo peso ao nascer e seus fatores associados. Einstein (São Paulo) , v. 16, 2018.
A partir deste tema, avalie as opções abaixo e assinale a alternativa correta que define o peso ao nascer de um recém-nascido baixo peso (RNBP):
Alternativas
É um método simples de avaliação nutricional, que consta de questionário sobre a história clínica e exame físico do paciente. É utilizado tanto para pacientes cirúrgicos quanto para não cirúrgicos. O objetivo do método é não somente facilitar o diagnóstico da desnutrição, mas também possibilitar o prognóstico, identificando pacientes que apresentam maior risco de sofrer complicações associadas ao seu estado nutricional durante a internação.
Elaborado pelo professor, 2023.
Considerando as afirmativas apresentadas, assinale a alternativa que corresponde ao método descrito acima.