ATIVIDADE 3 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – 53_2025

Questão 1

“Representam o conjunto dos princípios, crenças e questões éticas fundamentais de uma empresa, bem como fornecem sustentação para todas as suas principais decisões.”

OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 31. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

A respeito dessa frase, assinale a alternativa que apresenta qual é o conceito citado.

Alternativas
Alternativa 1:

Meta.

Alternativa 2:

Missão.

Alternativa 3:

Objetivos.

Alternativa 4:

Valores.

Alternativa 5:

Manual de conduta.

Questão 2
OKR significa Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-Chave, em português). É uma metodologia de definição de metas que ajuda as organizações a estabelecerem e alcançar objetivos de maneira transparente e mensurável.
 Fonte: < https://www.feedz.com.br/blog/okr/ >. Acesso em: 30 abr. 2024. (Adaptado)


Considerando o contexto acima, analise as asserções a seguir.

I. O método OKR possui algumas características práticas, incluindo o foco em resultados, simplicidade e a objetividade, além da flexibilidade.​

PORQUE


II. A metodologia de gestão OKR, desenvolvida pelo ex-CEO da Intel, Andrew Grove, não pode ser adaptada de acordo com as necessidades específicas de diferentes equipes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 3
A cultura organizacional é o conjunto específico de valores e normas que são compartilhados pelas pessoas e grupos em uma organização e controlam a maneira como elas interagem uns com os outros e com os stakeholders de fora da organização.

Fonte: PARDO, P.; PAIÃO, L.S. Planejamento Estratégico. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.


Sobre a cultura organizacional, analise as asserções a seguir.

I. A cultura organizacional é moldada pelos comportamentos que são considerados aceitáveis e inaceitáveis dentro da organização.
II. A cultura organizacional é exclusivamente influenciada pela liderança sênior da empresa.
III. A cultura organizacional também espelha a mentalidade dos seus fundadores.
IV. A cultura organizacional influencia, tanto de maneira favorável quanto desfavorável, o planejamento estratégico.
 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 4
A análise SWOT é uma ferramenta que, a partir da análise do ambiente interno e externo da empresa, possibilita o diagnóstico e a análise de cenários que servem como referência para o planejamento estratégico de uma empresa e sua respectiva gestão.
KUAZAQUI, E. Planejamento Estratégico. Cengage Learning Brasil, 2015.
Qual dos seguintes elementos é considerado uma oportunidade na análise SWOT? Assinale a alternativa correta.



Alternativas
Alternativa 1:

Riscos internos.

Alternativa 2:

Ameaças externas.

Alternativa 3:

Fraquezas internas.

Alternativa 4:

Pontos fortes internos.

Alternativa 5:

Tendência de mercado.

Questão 5

O dono da empresa fictícia X Tech necessita de uma ferramenta que lhe ajude a entender como se expressa a competição no mercado e como a vantagem competitiva se estabelece. Qual ferramenta é a mais indicada?

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:

5W2H.

Alternativa 2:

Matriz SWOT.

Alternativa 3:

Matriz ANSOFF

Alternativa 4:

Matriz BCG e SWOT.

Alternativa 5:

Modelo das 5 forças de Porter.

Questão 6

Os stakeholders são pessoas e entidades que têm algum tipo de troca com a organização. Basicamente, podemos dizer que os stakeholders são partes interessadas tanto interna como externamente à organização. Assim, considere os seguintes itens:

I.    Consumidores e fornecedores.

II.   Credores, governos e sindicatos.

III.  Acionistas e funcionários.

IV.  Gestores e membros do conselho.

Representam stakeholders:

Alternativas
Alternativa 1:

I, II e III, apenas.

Alternativa 2:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 7

Considere a seguinte frase que está estampada na entrada da empresa fictícia Lucrativa SA: “Realizar o sonho dos consumidores, proporcionando menor custo em suas compras”.

Tal frase procura expressar o motivo central da existência da Lucrativa SA.  Além disso, a frase procura determinar “quem a empresa atende” com seus produtos e serviços. Assinale a alternativa que melhor representa o que é a frase estampada na entrada da empresa.

Alternativas
Alternativa 1:

Lucro.

Alternativa 2:

Visão.

Alternativa 3:

Valor.

Alternativa 4:

Missão.

Alternativa 5:

Marketing.

Questão 8

Um executivo pretende que a sua empresa chegue ao estado de líder no mercado. Ele quer que a empresa saia da situação de 50% de participação no mercado para 80%.

Assinale a alternativa que melhor representa o que o executivo possui.

Alternativas
Alternativa 1:

Ele possui objetivos, pois os mesmos não podem ser conceituados como o estado, situação ou resultado futuro que o executivo pretende alcançar. Na realidade, o termo objetivo relaciona-se a tudo que implica na obtenção de um fim ou resultado final.

Alternativa 2:

Ele possui objetivos, pois os mesmos podem ser conceituados como o estado, situação ou resultado futuro que o executivo pretende alcançar. Na realidade, o termo objetivo relaciona-se a tudo que implica na obtenção de um fim ou resultado final.

Alternativa 3:

Ele possui objetivos, pois os mesmos podem ser conceituados como o estado, situação ou resultado presente que o executivo pretende alcançar. Na realidade, o termo objetivo relaciona-se a tudo que implica na obtenção de um início.

Alternativa 4:

Ele possui visão, pois ela é conceituada como apenas a região que se pretende atuar em um novo mercado. Na realidade, o termo visão relaciona-se a tudo que implica na obtenção de um fim ou resultado final.

Alternativa 5:

Ele possui valores, pois os mesmos podem ser conceituados como um produto a ser lançado para um determinado período. Na realidade, o termo objetivo relaciona-se a tudo que implica na obtenção de um fim ou resultado final.

Questão 9
Se uma empresa quiser ser eficaz no mercado, ela deve ter significativa vantagem competitiva. A vantagem competitiva de uma empresa pode ser resultado do ambiente onde ela opera, da situação geral da empresa, bem como da postura de atuação de sua alta administração.
OLIVEIRA, D.P.R de. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologia e Práticas. 35ª ed. Barueri: Atlas, 2023.
Um dos indícios que uma empresa tem uma vantagem competitiva é que sua lucratividade é maior do que a média da lucratividade do setor.

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PARDO, P.; PAIÃO, L.S. Planejamento Estratégico. Maringá – PR: Unicesumar, Reimpresso em 2023.
De acordo com essa figura e com os conhecimentos sobre criação de valor, analise as afirmativas a seguir:

I. A diferença entre o preço cobrado e o custo de produção pode ser entendido como o conceito de margem de lucro.
II. A empresa só consegue obter lucro se ela tiver uma vantagem competitiva.
III. A empresa não deve cobrar um preço por um produto idêntico ao valor percebido pelo cliente.


É correto o que se afirma:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 10
Vantagem competitiva é a identificação estruturada dos produtos ou serviços e dos mercados para os quais a empresa tem diferencial de atuação. Corresponde àquele algo mais que faz os clientes comprarem os produtos e serviços de determinada empresa em detrimento de outras.
OLIVEIRA, D.P.R de. Planejamento Estratégico: Conceitos Metodologia Práticas, 34ª edição. São Paulo: Atlas, 2018.


Sobre forças competitivas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A lógica por detrás do modelo das Cinco Forças de Porter é: quanto maiores as forças, maior será a limitação dos lucros que as empresas podem ter.

PORQUE

II. Quanto maiores as forças, as empresas encontrarão maior desafio em exercer livremente sua autonomia na definição de seus preços.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

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