ATIVIDADE 3 – PROJETO DE ENSINO – JOGOS E BRINCADEIRAS: RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM – 53_2025
I. Brincadeiras livres partem da ideia de que as crianças não precisam da interferência de adultos para brincarem; entretanto, em muitos casos, a autonomia a que este tipo de brincadeira está baseada não acompanha uma real compreensão desse sentido.
II. Brincadeira recreativa é pautada no desenvolvimento de brincadeiras livres e espontâneas para as crianças, “[…] normalmente, está relacionada a uma ideia funcional de ocupação do tempo ou “recuperação/desgaste de energias acumuladas”.
III. Brincadeira pedagógica são brincadeiras desenvolvidas com as crianças visando a ensinar algum conteúdo escolar. Está relacionada ao fato de que o conteúdo escolar que a criança tem que aprender não é interessante e que este, para ficar mais atraente, deve ser trabalhado no formato de brincadeira.
É correto o que se afirma em:
I apenas.
I e II apenas.
II e III apenas.
III apenas.
I, II e III.
I. Atualmente vivemos um distanciamento da compreensão da brincadeira e do jogo como produção de cultura.
II. Através das brincadeiras e dos jogos as crianças não só repetem o mundo dos adultos, mas também o transforma, o modifica, contesta,amplia e confirme.
III. Nas médias e grandes cidades a cultura lúdica aparece de forma desenvolvida e as crianças brincam independente de sua classe social.
IV. Os pesquisadores encontram de forma bem participativa nos lugares públicos um bom número de crianças usando-os tendo contato com outras crianças, com a natureza, tanto em grandes centros quanto nas periferias.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
V, V, F, F.
F, V, F, F.
V, F, V, F.
F, F, V, V.
F, V, F, V.
I. As crianças cyber são analisadas por Dornelles (2005) como uma categoria geracional das tecnologias, que são expostas à lógica do mercado.
PORQUE
II. Essa característica leva a uma conformação social regulada pelo consumo, desejo e sonhos governados por essas instâncias, tanto de adultos quanto de crianças e adolescentes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
Brincadeira pedagógica.
Brincadeira dirigida.
Brincadeira recreativa.
Brincadeira livre.
Brincadeira de aprender.
I. A reflexão pode indicar o caminho de conhecimento da cultura lúdica.
II. Os jogos produzidos pela cultura lúdica infanto-juvenil integram um vasto repertório.
III. A decisão por este ou aquele jogo envolve um processo de negociação entre as crianças que entram no jogo.
É correto o que se afirma em:
I apenas.
III apenas
I e II apenas.
II e III apenas.
I, II e III.
I. Jogos e Brincadeiras Interdisciplinares são vivências que promovam alguma forma de aprendizagem interdisciplinar, como conteúdos contemplados por áreas diferentes e desenvolvidos na escola ou em outro âmbito educativo no mesmo jogo ou brincadeira.
II. Jogos e Brincadeiras Cooperativas jogos que partem do princípio da coletividade, das regras decididas em grupo, problemas gerados na brincadeira e que podem ser resolvidos em grupo. Privilegiam não ter um grupo vencedor, mas sim todos se divertirem juntos.
III. Jogos e Brincadeiras Contemporâneas o autor atribui a essa categoria os jogos ligados à tecnologia, jogos eletrônicos, como videogames, computadores e tablets.
IV.Jogos e Brincadeiras Pré-Esportivas jogos que contém em seu desenvolvimento elementos ou habilidades de algum esporte.
É correto o que se afirma em:
I apenas.
I e II apenas.
II, III e IV apenas.
III e IV apenas.
I, II, III e IV.
I. O brincar e jogar nas aulas de Educação Física escolar, constituem um fenômeno complexo.
PORQUE
II. Se buscamos sua efetivação nos espaços escolares, a brincadeira e o jogo precisam ser fruto de investimentos materiais e do exercício relacional entre os pares que brincam juntos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.