Fonte: adaptado de: MORAIS, S. G. de. Planejamento e Organização de Eventos. Maringá: UniCesumar, 2016. p. 100.
Sobre o evento apresentado, assinale a alternativa correta que apresenta a sua tipologia:
Workshop.
Congresso.
Evento Social.
Evento Cultural.
Convenção de Vendas.
Fonte: adaptado de: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/cerimonial-a-essencia-de-qualquer-evento,1f8fa30bd0f13810VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 8 jul. 2025.
Sobre o papel do cerimonial e do cerimonialista na organização de eventos, assinale a alternativa correta:
O protocolo e o cerimonial são ações distintas e independentes, sem impacto direto no sucesso do evento.
O cerimonialista é responsável apenas pela recepção dos convidados e não precisa dominar normas protocolares.
É suficiente que o organizador do evento tenha bom senso e criatividade, não sendo necessário conhecer regras de cerimonial.
O cerimonial e o protocolo são complementares e fundamentais para o sucesso do evento, sendo recomendável contar com um cerimonialista qualificado para sua execução.
O cerimonialista atua apenas em eventos formais do setor público, não sendo necessário em celebrações privadas como casamentos ou formaturas.
I. O pré-evento é a primeira etapa do planejamento e durante essa fase será realizada toda a coleta de informações necessárias para a realização do evento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Fonte: MORAIS, S. G. de. Planejamento e Organização de Eventos. Maringá: UniCesumar, 2016. p. 137.
Com base no texto sobre comunicação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A escolha adequada dos meios de comunicação é dispensável para o sucesso de um evento.
PORQUE
II. Cada público-alvo exige um tipo específico de mídia, e o uso correto dessas ferramentas potencializa a eficácia da mensagem, seja ela informativa ou motivacional.
A respeito das asserções, assinale a opção correta:
Ambas as asserções são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Ambas as asserções são verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa.
A asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira.
Ambas as asserções são falsas.
Fonte: https://egov.df.gov.br/wp-content/uploads/2023/02/Apostila-5.pdf. Acesso em: 8 jul. 2025.
O cerimonial é um elemento decorativo do evento, voltado apenas à ambientação estética do local.
O protocolo diz respeito exclusivamente ao comportamento pessoal dos convidados durante o evento.
A etiqueta organiza a hierarquia de autoridades e determina a ordem dos acontecimentos em eventos oficiais.
A organização geral do evento está totalmente desvinculada do cerimonial e segue apenas critérios logísticos.
O protocolo é um conjunto de normas que regula o cerimonial, determinando precedência, tratamento e posicionamento.
Um dos principais pontos quando falamos sobre utilizar eventos como estratégia de marketing, é a questão do aumento da credibilidade da sua empresa. Isso porque em momentos como estes, parceiros e clientes podem interagir com a marca e vê-la como mais confiável. 75% dos donos de negócio afirmam que as chances de fazer contatos valiosos é o motivo principal para participar de eventos. Os eventos também podem ser uma ótima maneira de oferecer uma experiência única aos participantes que conhecem a sua empresa (MindMiners, 2022).
Fonte: https://mindminers.com/blog/como-as-marcas-podem-utilizar-eventos-como-estrategia-de-marketing/. Acesso em: 20 abr. 2024.
Considerando os eventos como estratégia de marketing, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os profissionais de marketing procuram atrair os clientes através de eventos que informam sobre um determinado produto ou serviço.
PORQUE
II. Buscam aumentar o lucro das empresas, destacar-se da concorrência de mercado, valorizar as marcas e criar uma imagem positiva diante do público.
Assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A afirmação I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As afirmações I e II são proposições falsas.
I. Os recursos humanos devem ser alocados de acordo com o tipo e tamanho do evento a ser realizado, por exemplo: em um evento aberto, com grande público de pessoas, o organizador deve alocar recursos humanos para a segurança, em número capaz de atender às demandas do evento.
II. O serviço de recepção é um exemplo de alocação de recursos humanos, que atende ao evento de forma geral, atuando no atendimento aos convidados, personalidades presentes, imprensa, diretoria, credenciamento e distribuição de crachás.
III. Toda empresa contratada para prestar serviços deve ser verificada quanto à sua idoneidade antes da contratação, mesmo que seja uma empresa conhecida na cidade, para evitar danos e contratempos para a organização.
IV. Serviços de eletricista, encanador, entregador, pintor, marceneiro e manobristas são considerados recursos físicos.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Fonte: MORAIS, S. G. de. Planejamento e Organização de Eventos. Maringá: UniCesumar, 2016. p. 146-149.
Com relação à mensuração de resultados da comunicação em eventos, assinale a alternativa correta:
A mensuração de resultados em eventos deve focar apenas na quantidade de participantes presentes, pois esse número é suficiente para avaliar o sucesso da comunicação.
Resultados intangíveis, como percepção de marca, não devem ser considerados na avaliação da comunicação, pois não podem ser expressos em números.
A avaliação da comunicação em eventos deve ser feita apenas antes do evento, com base nas expectativas de público e alcance estimado.
A comunicação em eventos pode ser mensurada considerando apenas o número de postagens em redes sociais e o alcance das campanhas de divulgação.
A metodologia ROI (retorno sobre o investimento) ajuda a justificar orçamentos e demonstrar o valor, os aprendizados e o retorno financeiro dos eventos.
I. É durante o planejamento que se define o tema, local, data e nome do evento.
II. O público-alvo deverá ser definido durante a execução do evento. Essa não é uma informação relevante para o planejamento.
III. Um ponto muito importante a ser observado durante o planejamento é o orçamento que se tem para a execução e o levantamento de todas as despesas.
IV. É durante o planejamento que o organizador buscará fornecedores, prestadores de serviço e empresas parceiras para executar os serviços necessários para garantir um evento de sucesso.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I. O organizador de eventos precisa conhecer a estrutura física do local onde o evento irá acontecer e garantir que o espaço possui uma boa apresentação, conforto e segurança para os convidados. Garantir que o ambiente esteja limpo, com boa acessibilidade e sistema de som e iluminação agradáveis, fazem parte do planejamento de um evento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.