ATIVIDADE 3 – SEG – ESTATÍSTICA – 53_2025
Fonte: adaptado de: ROSS, S. M. Introduction to probability and statistics for engineers and scientists. 6th ed. Massachusetts: Academic Press, 2019.
Uma urna contém bolas coloridas distribuídas com as seguintes cores e quantidades: 6 bolas vermelhas, 3 bolas verdes, 5 bolas brancas e 7 bolas amarelas. José fez a retirada de 2 bolas dessa urna e não as devolveu.
A probabilidade de José ter retirado, aleatoriamente, 1 bola vermelha e 1 bola amarela, é de:
9,50%.
9,75%.
10%.
10,25%.
10,50%.
R$ 420 mil.
R$ 450 mil.
R$ 480 mil.
R$ 500 mil.
R$ 520 mil.
Valor Mínimo | 20 |
Moda | 28 |
Mediana | 29 |
Média | 31 |
Valor Máximo | 40 |
I. Se A e B são as respectivas quantidades de observações da variável X que são iguais a 28 e 35, então é correto afirmar que B>A.
II. O terceiro quartil da variável X foi maior ou igual a 29.
III. A quantidade de observações da variável X maiores ou iguais a 29 é igual ou superior a 1250.
IV. As informações da tabela não fazem sentido, pois ao calcularmos o valor da média, temos: x=(20+40)/2 = 30
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I – De acordo com as informações obtidas e disponibilizadas na tabela, mais de 80% dos casos de morte devido à COVID-19 na Itália, até o momento da atualização, se deram em pessoas com idade iguais ou superiores a 70 anos.
PORQUE
II – Somando as porcentagens das classes:
idades maiores do que 70 anos e menores do que 79 anos = 27,8%;
idades maiores ou iguais a 80 anos e menores ou iguais do que 89 anos = 40,8%;
idades maiores ou iguais a 90 anos= 16,2%,
representam uma porcentagem maior do que 80% do total de vítimas.
Assinale a alternativa que contém a relação correta entre as afirmações.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
s/(x+10)
s/(x+0,01)
s/(x+9000)
10s/(x+10)
9000s(x+900)
No gráfico, tem-se uma distribuição de preços e o número de imóveis em cada intervalo de preços. Por exemplo, tem-se 5 imóveis com preço maior ou igual a 300 mil e menor que 400 mil reais, 10 imóveis com preço maior ou igual a 400 mil e menor que 500 mil reais, e assim sucessivamente, até 5 imóveis com valor maior ou igual a 1 200 000 e menor que 1 300 000 reais. Analisando as informações e o gráfico acima, observe as afirmativas a seguir.
I. Em intervalos individuais de valores, no intervalo maior ou igual a 700 000 e menor que 800 000 reais, existem a maioria de imóveis.
II. O imóvel com menor preço, tem o valor de 300 000 reais.
III. A probabilidade de selecionar um imóvel aleatoriamente, e tal imóvel ter um valor maior ou igual a 1000 000 e menor que 1 100 000 reais, é de 9,52%.
IV. O gráfico apresenta a quantidade de 20 imóveis no total.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Assinale a alternativa correta que contém a média refere ao valor pago pela matéria-prima:
15,75.
16,23.
17,22.
18,34.
19,35.
Em estudos de pesquisa, a correlação linear é usada para investigar se há uma relação entre duas variáveis. Por exemplo, em uma pesquisa sobre saúde, pode-se analisar a correlação entre a quantidade de exercício físico (variável X) e a pressão arterial (variável Y). No campo econômico e financeiro, a correlação linear é utilizada para entender como duas variáveis econômicas se comportam em relação uma a outra. Por exemplo, pode-se estudar a correlação entre as taxas de juros e o índice de inflação, para prever tendências econômicas.
MARTINS, E.; SILVA, J. Estatística aplicada: Conceitos e técnicas para análise de dados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2022.
Um estatístico fez uma pesquisa em uma organização referente ao custo da matéria-prima e ao seu preço de venda. Para realizar esse estudo, durante 30 dias, coletou 50 produtos e analisou o custo da matéria-prima e o preço de venda. Baseado nessas 50 amostras coletadas, ele fez uma análise estatística dessa correlação (custo e preço de venda) e chegou à conclusão que o Coeficiente de Pearson encontrado foi de 0,93.
Com base nesse resultado, podemos concluir que:
Para que exista uma relação forte entre o custo e o preço de vendas, o Coeficiente de Pearson encontrado deveria ser entre 0,1 e 0,25.
Existe uma fraca relação entre o custo com a matéria-prima e o preço de vendas, uma vez que o Coeficiente de Correlação de Pearson apresentou um valor muito próximo de 1.
Não existe uma relação forte entre o custo com a matéria-prima e o preço de vendas, uma vez que o Coeficiente de Correlação de Pearson apresentou um valor muito próximo de 1.
Existe uma relação forte e positiva entre o custo com a matéria-prima e o preço de vendas, uma vez que o Coeficiente de Correlação de Pearson apresentou um valor muito próximo de 1.
Não existe uma relação entre o custo e o preço de vendas, uma vez que o Coeficiente de Correlação de Pearson deveria apresentar valores mais próximos de zero para ser considerada uma relação forte.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta que interprete a segunda classe:
20 estabelecimentos têm preços maiores ou iguais a R$ 6,00 e menores do que R$ 10,00.
20 estabelecimentos têm preços maiores do que R$ 6,00 e menores do que R$ 10,00.
20 estabelecimentos têm preços maiores ou iguais a R$ 6,00 e menores ou iguais do que R$ 10,00.
20 estabelecimentos têm preços menores do que R$ 6,00 e menores do que R$ 10,00.
20 estabelecimentos têm preços menores ou iguais a R$ 6,00 e maiores do que R$ 10,00.
– Grau de Escolaridade.
– Salário.
– Altura.
A partir do exposto acima, assinale a alternativa que contém a classificação dessas variáveis na ordem correta.
Quantitativa Contínua, Qualitativa Ordinal, Qualitativa Nominal.
Qualitativa Ordinal, Quantitativa Contínua, Quantitativa Contínua.
Qualitativa Ordinal, Qualitativa Nominal, Quantitativa Contínua.
Qualitativa Nominal, Qualitativa Nominal, Quantitativa Discreta.
Quantitativa Discreta, Qualitativa Nominal, Qualitativa Ordinal.
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