QUESTÃO 6

Ativistas de movimentos populares assumiram o protagonismo e ocuparam o palco do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, para a leitura da carta final da Cúpula Social do Mercosul. O documento, que reúne demandas sociais e propostas de políticas públicas, será entregue aos presidentes dos países que fazem parte do bloco econômico. Na carta, ganham realce a defesa e fortalecimento da democracia, a integração regional, o respeito às minorias, o combate a discriminações, o desenvolvimento sustentável, a preservação do meio ambiente, a agricultura familiar e o combate à fome. A representante da União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro), Mariana Duarte, foi uma das mulheres que leram o texto no palco. Ela defende que não existe transformação em uma sociedade sem a participação de movimentos sociais. O secretário Nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Renato Simões, ressaltou a iniciativa de retorno da Cúpula Social durante a presidência pro tempore do Brasil no Mercosul. “É a participação social que consolida e expande direitos. Os direitos nascem da participação dos sem direito. Como é que se estabelece um direito? Ele se estabelece a partir do momento que a luta de quem não tem esse direito ganha um patamar universal de reconhecimento”, afirmou.

Adaptado de: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-12/ativistas-reivindicam-protagonismo-em-carta-lideres-do-mercosul. Acesso em: 21 set. 2024.

Sobre o protagonismo social, analise as asserções a seguir e depois marque a alternativa correta.

I – Quando abordamos questões coletivas, como a luta por direitos para as mulheres, negros e indígenas, estamos falando de protagonismo social a partir de um olhar ampliado, que é extremamente importante individual e coletivamente.

PORQUE

II – Uma luta coletiva gera ganhos para todos os indivíduos envolvidos, pois quando pensamos e agimos com valores e intenções maiores que nossa realidade individual, atingimos resultados extremamente positivos.

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são falsas.
Alternativa 2 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 – As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.