QUESTÃO 8
Atualmente, a Doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) afeta cerca 25 a 30% da população mundial, tem crescido de forma preocupante por estar associada hábitos alimentares e estilo de vida inadequados. Para o nutricionista, é fundamental compreender as recomendações e condutas adequadas aos diferentes cenários da doença, para evitar sua progressão e agravos.
Fonte: FRIDRICH, Tanise Fitarelli Pandolfi. Nutrição Hospitalar. Florianópolis, SC: Arqué, 2024. 252 p.
Com base nas informações apresentadas, analise as informações a seguir:
A ocorrência da DHGNA está associada à obesidade, resistência à insulina e síndrome metabólica, sendo inclusive considerada a manifestação hepática dessa síndrome.
A esteatose não alcoólica é uma doença hepática crônica, caracteriza-se por anormalidade hepática com aumento de mais de 5% do órgão, que pode evoluir para inflamação, necrose e regeneração celular, progredindo para a fibrose e insuficiência do órgão.
III. Em pacientes obesos com esteatose não alcoólica, deve-se priorizar a redução do peso corporal em 7 a 10%. A prescrição dietética deve estar baseada no consumo de gordura mono e poli-insaturadas, não havendo necessidade de controle glicêmico da dieta, uma vez que o consumo de carboidratos não tem relação com a evolução da doença.
A recomendação proteica da dieta para pacientes com DHGNA deve ser 1,2 a 1,5g/Kg de peso ideal/dia, para evitar ou corrigir a sarcopenia.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
