Avaliar não é fazer um “diagnóstico de capacidades”, mas acompanhar a variedade de ideias e manifestações das crianças para planejar ações educativas significativas (HOFFMANN, 2012). A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), complementa que […] as informações contidas em relatórios, portfólios ou outros registros que evidenciem os processos vivenciados pelas crianças ao longo de sua trajetória na Educação Infantil podem contribuir para a compreensão da história de vida escolar de cada aluno (BRASIL, 2017).
Fontes:
HOFFMANN, J. Avaliação e educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2017.
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 5 jan. 2024.
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Diante disso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Podemos inferir que, no excerto acima, há uma proposta de discussão sobre a avaliação na educação infantil, seus métodos e os registros que podem contribuir para que o professor avalie nesta etapa da Educação Básica.
PORQUE
II. A avaliação na Educação Infantil é definida a partir da concepção de desenvolvimento maturacional e, portanto, deve priorizar registros que ajudem o professor a classificar o aluno conforme sua faixa etária e desempenho.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
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