1. b) Explique o que são fatores intrínsecos e fatores extrínsecos dos alimentos.
  2. c) Cite e explique os fatores intrínsecos dos alimentos que interferem no crescimento microbiano que podem ser observados no exemplo.
  3. d) Explique porque a umidade atmosférica e a temperatura possibilitaram o crescimento de fungos nos alimentos.
  4. e) Apresente possíveis soluções para evitar a deterioração dos alimentos, para os fatores intrínsecos e extrínsecos observados na atividade.
  5. f) Como última etapa da elaboração da palestra, foi solicitado que você, Nutricionista da Unidade, realizasse um experimento para avaliação da contaminação de produtos armazenados, a fim de apresentar os resultados aos colaboradores para conscientiza-los sobre a necessidade em seguir as orientações adequadas para preparo e armazenamento dos alimentos.

 

Para realização deste experimento, você precisará dos seguintes materiais:

– 6 potes pequenos, 3 com tampa, de preferência transparentes;

– Aproximadamente 150 gramas de arroz cozido.

– Disponibilidade de um refrigerador (geladeira).

 

O experimento deve ser iniciado logo após o cozimento do arroz.

– Marque cada pote com número de 1 a 6.

– Separe cinco porções, aproximadamente, semelhantes, e distribua nos 6 potes.

– Pote 1 – deverá ser mantido fora da geladeira, sem tampa, em ambiente aberto, durante todo o experimento.

– Pote 2 – deverá ser mantido fora da geladeira, com tampa, em ambiente aberto, durante todo o experimento.

– Pote 3 – deverá ser mantido fora da geladeira, sem tampa, por 6 horas, sendo levado para refrigeração em seguida. Manter sem tampa.

– Pote 4 – deverá ser mantido fora da geladeira, com tampa, por 6 horas, sendo levado para refrigeração em seguida. Manter com tampa.

– Pote 5 – deverá ser levado para a refrigeração, imediatamente após o preparo, sem deixar esfriar. Manter sem tampa.

– Pote 6 – deverá ser levado para a refrigeração, imediatamente após o preparo, sem deixar esfriar. Manter com tampa.

 

O experimento terá duração de duas semanas. Nesse período, você deverá anotar as características de cada pote, nos dias 01, 04, 07, 10 e 14, além de registrar e anexar uma foto de cada pote nos respectivos dias mencionados.

 

O que você deve analisar para fazer as anotações: umidade do pote (descreva a aparência); temperatura ambiente (possível identificar pelo aplicativo Climatempo) e no interior da geladeira (varia entre 2-5ºC); e crescimento de microrganismos (observar o aparecimento de mofos e bolores; amolecimento do alimento com acúmulo de água no fundo do pote; odores incomuns.

 

Para que você possa entender e comparar, antes de começar o experimento, levante hipóteses do que acontecerá com cada pote no decorrer do experimento.

Não se esqueça de assistir ao Vídeo Explicativo da atividade mapa disponível na: Sala do Café da Disciplina

 

b) Explique o que são fatores intrínsecos e fatores extrínsecos dos alimentos.

Por Colaborar Educacional

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